Decoração

Como decorar adega: confira as melhores dicas!

Tem surgido com mais frequência na cabeça do brasileiro a ideia de montar uma adega dentro de casa.

E isso se deve ao aumento do consumo dessa nobre bebida em solo nacional. Pesquisas apontam que o Brasil é o 17º maior consumidor de vinho no mundo e que em 2018 as vendas de vinho aumentaram 18,5%.

Ou seja, o brasileiro está cada vez meais encantado por essa bebida e começa a desenvolver o hábito de manter um estoque em casa por meio de uma adega.

Não é para menos. Além de ser uma bebida saborosa e que conta com uma variedade incrível de sabores, o vinho proporciona bons momentos a se compartilhar com amigos, com as pessoas amadas. E até mesmo para se apreciar sozinho se valendo de uma taça.

Ter uma adega tem se tornado tendência na decoração de ambientes. É cada vez mais comum ao planejar a construção de uma casa pensar em um local para se inserir uma adega. Mas por ser um local para se armazenar um produto consumível requer alguns cuidados, especificidades. E também observar detalhes para não ficar desarmônico na decoração.

Se está pensando em fazer uma adega em casa, confira as dicas que separamos para acertar de primeira na escolha.

Confira abaixo.

Dicas de decoração com adega

Primeira dica é sempre instalar a adega no ambiente interno, nunca externo. Isso protege do sol e evita superaquecimento.

O espaço a ser ocupado pela móvel de armazenagem deve ser pensado de acordo com a quantidade de vinho que o proprietário pensa guardar. Não faz sentido fazer uma adega muito grande para ser preenchida com poucos produtos. Nem muito pequena para ter que guardar algumas garrafas em local externo ou na geladeira.

Se está com dúvidas sobre um local adequado para fazer a instalação da armazenagem de vinhos, sugerimos que:

Aproveite os espaços “mortos”

Esses espaços mortos são aqueles locais que por algum motivo não são muito utilizados, algo inviabiliza a passagem de pessoas ou o colocar de algum móvel. Por isso ficando vazios, sem utilidade em termos decorativos.

Um desses locais é o vão debaixo da escada. (Nota Gio: colocar link, por favor, do texto sobre produzido anteriormente). Comum em escadas em forma de “U” ou em “L”, que por não seguirem em linha reta todo o traçado acabam criando na intersecção da curva uma área elevada. Área que gera um espaço vazio sobre o trecho que ocupa. Esse trecho é visto como uma área morta e pode ser um bom local para se colocar uma adega.

Fica no lado interno da casa, utiliza um espaço que não estava sendo aproveitado, sem necessitar ter que mudar outros móveis de lugar ou diminuir largura de corredores.

Outro local adequado para armazenar os vinhos é no porão. Normalmente não conta com grande trânsito de pessoas, fica em um canto discreto e protegido da luz solar.

Móveis planejados com adega

A vantagem de se fazer móveis planejados é que se pode otimizá-los de modo que exerçam função dupla. Por exemplo, uma cama que tenha gaveteiros. Serve tanto para repousar corpos cansados como ser criado-mudo que guarda objetos a serem usados.

Essa proposta pode incluir perfeitamente uma adega.

Mas um móvel que seria recomendado é um armário de cozinha. Desses que ficam no chão onde se deposita a cafeteira e temperos, mais pratos e talheres dentro de gavetas. No caso, uma mini adega pode ser planejada na parte inferior do móvel, com fileiras de quadrados a receber os vinhos como se estes fossem pinos.

Como decorar adega

Blocos e tijolos

Uma solução criativa para quem não está com a grana sobrando para adquirir ou montar uma adega é a utilização de blocos e tijolos.

A ideia consiste basicamente em aproveitar as aberturas em cada bloco para colocar as garrafas de vinhos. Empilha-se as unidades em um canto da casa, formam-se fileiras verticais e horizontais e coloca-se o vinho. Um bom lugar é o lado da porta. Porque pode aproveitar a pilha e colocar uma tábua de madeira para depositar outros objetos,

Os blocos costumam combinar com variados tipos de decoração por terem cor neutra ou fria.

Diferente dos tijolos, onde a mesma solução pode causar estranheza devido a cor vívida que normalmente apresentam.

Uma boa utilização desse material como adega é instalar algumas unidades sobre um carrinho ao lado do sofá. Tijolos empilháveis e que sirvam de suporte para as garrafas. O resultado visualmente falando fica divertido e prático.

Adega climatizada

Aquisição recorrente aos que se iniciaram nos prazeres do vinho há pouco tempo. Pois é um móvel pequeno, ideal para manter um estoque igualmente pequeno. E suas dimensões modestas é também uma boa opção aos que não são privilegiados de ter grandes espaços ou espaços sobrando em casa.

A dica quanto as adegas climatizadas é que se deve manter dez centímetros de distância de todos os lados no interior da peça. Essa distância serve para que a circulação do ar ocorra mais livremente.

Outro ponto importante é sempre cuidar para que a adega esteja bem vedada para impedir que ocorra nociva troca de calor internamente.

A adega climatizada é uma ótima companhia de frigobar, especialmente os retrô, por mesclar moderno com clássico e assim propiciar um clima moderno, de personalidade.

Composição de cores

Para que a adega não se torne um corpo estranho no ambiente, não basta apenas introduzi-la sem analisar se o seu formato e cores estão de acordo com o estilo da decoração.

Em decorações minimalistas, clean, o tipo de adega ideal é a pequena, que ocupe menos espaço.

Quando a adega for grande, colocá-la em local de destaque, como se fosse uma geladeira ou uma segunda geladeira é adequado. Uma boa combinação de cores, de paleta, são armários em madeira contrastando com o tom mais sóbrio, frio, metálico da adega, como cinza.

Tal mistura propicia uma atmosfera moderna e urbana.

Gostou deste conteúdo de dicas de decoração com adega?

Então curta, compartilhe, avalie, comente.

Seu apoio e sua opinião são muito importantes para nós. Fazem toda diferença.

Leia outras publicações do gênero conferindo mais do conteúdo do Amo Decorar.

Galeria de imagens

Como decorar adega Como decorar adega Como decorar adega Como decorar adega Como decorar adega Como decorar adega Como decorar adega

Deixe seu comentário!