Decoração

Como fazer um terrário? As melhores dicas estão aqui

Como fazer um terrário

Nos últimos tempos, saber como fazer um terrário – uma espécie de jardim em miniatura – conquistou a preferência dos amantes de plantas e da vida natural, tornando-se a solução ideal para quem não dispõe de muito espaço.

Além de serem lindos, os terrários não exigem grandes cuidados, sendo recomendáveis para quem não tem tempo para tratar de um jardim convencional ou está se iniciando nas técnicas da jardinagem.

Se aplicar um pouco de imaginação, você poderá criar belos terrários facilmente, utilizando suas próprias mãos. Este post mostrará como fazer um terrário. Boa leitura!

Tipos de terrário

A elaboração da base de um terrário sempre começa com cascalhos, pedriscos ou pedras, seguido de camadas de areia ou de terra. As diferentes espécies de plantas podem variar segundo a finalidade e a iluminação (difusa ou natural direta) que o seu terrário receberá.

Terrários abertos

Nos terrários abertos os recipientes não são tampados e, assim, a evaporação de água se dá normalmente, como em quaisquer outros tipos de vasos.

Terrários fechados

O recipiente dos terrários fechados podem abrigar um ecossistema próprio, no qual a evaporação da água volta sob a forma de umidade. Desse modo, são pequenas gotículas que cumprem a função de regar as plantas, perfazendo uma analogia, em escala diminuta, ao ciclo natural existente no planeta.

Terrário para animais

É possível, produzir, também, terrários que sirvam como viveiros de répteis, montando no processo um habitat bastante divertido. Se você possui lagartos, cobras e, inclusive, tartarugas pequenas, elaborar um terrário diferenciado fará com que o espaço no qual o seu pet vive torne-se parte integrante da decoração.

Tanto a manutenção quanto a montagem dos terrários não é algo complicado, sendo simples o bastante para que não existam dificuldades ou problemas. Se a planta utilizada não se adaptar, você pode trocá-la por outra que pertença a uma espécie semelhante. Se mudanças forem necessárias, basta refazer o seu processo de montagem.

Aposte em seu bem-estar e libere toda a sua criatividade ao cultivar pequenos terrários para animas. Afinal, o seu ambiente ficará mais divertido e colorido e você se sentirá revigorado com essas pequenas doses de vida natural distribuídas em seu escritório ou residência.

Como fazer um terrário

Utilize recipientes de vidro

O recipiente usado para o seu terrário deve ser profundo o suficiente para que as raízes de plantas se desenvolvam. Você pode reaproveitar algum recipiente de vidro antigo ou adquirir um novo. Lembre-se, porém, de que ele deve ser previamente limpo.

Na criação do terrário, você pode usar diversos tipos de recipientes feitos de vidro, tais como:

  • Frascos de laboratório;
  • Garrafa;
  • Taças;
  • Luminária;
  • Sopeira;
  • Chaleira;
  • Vasos de flores;
  • Aquário.

Selecione as plantas mais adequadas

Quase todos os tipos de plantas resistentes podem ser usados no seu terrário. Selecione, portanto, aquelas que apresentem características similares, a fim de que cresçam juntas. Entre as mais utilizadas em minijardins, destacam-se os cactos, as suculentas, os musgos, as samambaias etc.

Providencie os materiais necessários

Para iniciar a produção do seu terrário, providencie o recipiente de vidro e os seguintes materiais (que podem ser comprados em lojas de plantas ornamentais ou floriculturas):

  • Solo: priorize solos leves, com boa drenagem e com musgo (se possível, use o musgo esfagno);
  • Pedrinhas e cascalho: tratam-se de elementos facilitadores da drenagem. Quando posicionados junto à superfície, contribuem para melhorar a composição visual;
  • Musgo: coloque, pelo menos, uma camada no fundo de seu terrário. Afinal, ele atua como uma esponja, absorvendo a umidade;
  • Carvão ativado: caso o seu recipiente não tenha um orifício para drenagem, é imprescindível incluir alguns pedaços de carvão;
  • Instrumentos para plantar: regador e luvas;
  • Enfeite: coloque decorações de aquário, pequenos bonecos, conchas, anões de jardim etc.

Quando, finalmente, chegar o momento de plantar, você deverá lavar o recipiente. Caso ele seja reutilizado, lave com sabão e água em abundância. No final, enxágue bem. Os próximos passos são:

  • Coloque a drenagem: você deve misturar o carvão ativado, as pedrinhas e o cascalho. Depois, espalhe esses elementos no fundo do recipiente. Deixe uma camada de 2,5 centímetros;
  • Coloque o musgo: além de evitar que a terra fique grudada embaixo do cascalho, o musgo contribui para absorver a umidade em excesso;
  • Coloque a terra: a depender das dimensões de seu terrário e o tamanho das raízes das plantas, será necessária uma camada com terra de, pelo menos, 5 centímetros. Para dispersar o ar, aperte a terra levemente e, depois, faça buracos na terra nos locais em que suas plantas ficarão posicionadas;
  • Comece o plantio: retire as plantas dos vasos anteriores, agite as raízes para que saia qualquer excesso de terra e, cautelosamente, coloque-as nos buracos previamente preparados. Aplane a terra ao redor das plantas. Repita esse processo com todas as plantas que você quiser inserir em seu terrário;
  • Inclua adornos: para tanto, você pode utilizar bonecos, conchas, pedras, musgo e, assim, criar composições exclusivas;
  • Regue levemente o seu terrário: pequenas quantidades de água será o bastante.

Como fazer um terrário

Cuidados com o seu terrário

Devido à sua importância, o ato de regar as plantas do seu terrário merece uma atenção toda especial. Se ele for aberto, você deverá regá-lo periodicamente (duas ou três vezes por semana).

Cactos e suculentas, por exemplo, devem receber água apenas uma vez a cada mês. Caso o seu terrário seja totalmente fechado, porém, ele não necessitará de água. É preciso observar, ainda, outros cuidados:

  • Preserve a saúde das plantas: se você notar o surgimento de algumas ervas daninhas, retire-as. Se perceber plantas doentes ou mofo, retire-os o quanto antes do seu terrário. As partes murchas presentes nas plantas devem, também, ser retiradas;
  • Ventile o seu terrário: caso tenha selecionado um terrário fechado, ventile-o de vez em quando. Mesmo que essa recomendação não seja tecnicamente obrigatória, a ventilação é altamente recomendável para plantas que ficaram secas ou quando há gotas de condensação no vidro.

Principais benefícios de possuir um terrário

Manter plantas perto de você pode ser mais vantajoso do que imaginamos. Há pesquisas que comprovam que esse cultivo em um ambiente de trabalho reduz o estresse, agindo sobre a pressão arterial e a frequência cardíaca.

Os terrários são excelentes para decorar locais fechados. Como os terrários fechados não devem ser diretamente expostos à luz do sol, são ideais para ambientes com luzes artificiais.

Há quem faça, até mesmo, colares com pequenos terrários que, ao serem usados como pingentes, para que você fique sempre perto das plantinhas e incremente o seu visual.

Saber como fazer um terrário, portanto, significa entrar em contato com a natureza e buscar equilíbrio em meio às verdadeiras selvas de pedra em que se transformaram as cidades contemporâneas.

Deixe seu comentário!