Decoração

Mantas para sofá: charme, elegância e conforto para sua decoração

Mantas para sofá

Com a infinidade de mantas para sofá que encontramos no mercado, às vezes pode se tornar um pouco difícil escolher a melhor opção para sua casa. Afinal, é preciso considerar o charme e a elegância de uma bela manta, sem deixar de lado o conforto da mesma.

Para isso, algumas considerações devem ser levadas a fim de garantir o resultado satisfatório em sua decoração. Desse modo, montamos o nosso guia de hoje exatamente para isso: vamos te ensinar como usar as mantas para sofá de uma forma que complemente a sua decoração como ela merece.

Mantas para sofá: como escolher?

Abaixo listamos dicas para você aprender a escolher a melhor manta para o seu estofado:

Acerte na cor ideal

Primeiramente, pense na cor do seu ambiente. Na cor do seu estofado, das suas almofadas, do tapete de sua sala… Enfim. É necessário montar uma harmonia que combine com todo o ambiente.

Além disso, a cor tem que ser de acordo com o contexto. Para ambientes que queiram dar mais uma sensação de descanso, opte por cores que transpareçam a tranquilidade e revigore quem está ali.

Desse modo, busque sempre trazer esta combinação do ambiente para com a manta.

Escolha o tipo da manta

Existem diversos tecidos que podem transformar o seu ambiente com lindas mantas para sofá. No entanto, você deverá escolher aquela que melhor lhe agrada. Aqui não há muita regra a ser seguida, afinal, o toque do tecido dependerá do seu gosto pessoal.

Desse modo, pesquise as mais diversas mantas, como por exemplo, as mais peludinhas, as mais lisas, as artesanais de crochê, etc. O que vale é montar um ambiente aconchegante que agrade tanto os olhos quanto o nosso tato, ao tocar na manta nova.

Mantas para sofá

A combinação é essencial

Como mencionamos anteriormente, a combinação é essencial para o efeito não ficar feio e, até mesmo, “pesado”. Sendo assim, mesmo que você esteja procurando formar um ambiente mais descontraído e colorido, tente combinar a manta com pelo menos alguma outra peça no ambiente.

Podendo, dessa forma, combiná-la com outra manta, ou com uma almofada… Enfim! O que vale nesta situação é sempre a criatividade, sem deixar de lado a ideia de que as mantas para sofá não podem brigar com as demais cores do ambiente.

Além disso, o discreto também entra aqui como um ingrediente a ser pensado! Ou seja, não adianta ter um ambiente todo colorido e utilizar uma manta branca, ainda mais se o estofado for branco. Não haverá contraste e o que era pra ser discreto acaba desaparecendo completamente.

O contraste que fica bonito

Seguindo a ideia acima, portanto, ter em mente que o contraste deixará o ambiente mais bonito é muito importante. E isso vale para qualquer tipo de manta, com qualquer cor e tamanho.

Por exemplo, se o seu estofado é preto, use cores claras para destacar. Se o seu estofado for claro, use cores escuras e assim por diante. Lembre também de estabelecer o contraste da manta para com o ambiente ao redor.

Mas, aqui vale mais um adendo importante: contraste é diferente de cor que “grita” entre as demais, ok? Não dá para pesar colocando um contraste amarelo em um sofá bordô, por exemplo. Lembre-se sempre do equilíbrio que os seus olhos precisam notar no ambiente como um todo.

Modernidade e discrição

Porém, se você é do tipo de pessoa que não curte algo muito chamativo e com cores vivas, dá sim para ter uma decoração moderna e discreta ao mesmo tempo. Para isso, basta utilizar cores mais frias, ou então, em tonalidades “bebê”.

Assim você não deixa de contrastá-la com as demais peças no ambiente, mas também não a deixa muito chamativa a ponto de abandonar a descrição que você deseja. Portanto, capriche nos tons frios e coloque uma manta bonita no seu sofá!

Prefere organização? Vá de mantas retas

Sabemos também, que muita gente prefere aqueles ambientes decorados de maneira expressivamente organizados. No sentido de gostarem de peças e itens que tragam um corte mais reto e, até mesmo, mais sério para o cômodo.

Assim, se você for esse tipo de pessoa, dá para decorar a sala com mantas para sofá do mesmo modo. Basta você encaixá-las mais retas sobre o estofado, quem sabe até dobrando-as e formando quadrados e retângulos perfeitos em cima do móvel.

Dessa maneira, a decoração se mantém em dia e você ainda não precisará se desfazer do seu gosto por uma organização mais séria.

Mantas para sofá

Design despojado com mantas “jogadas”

Já se o seu caso é daquelas pessoas que preferem uma bagunça organizada, é possível utilizar as mantas de uma maneira mais despojada e descontraída. Para isso, basta deixá-las mais “amassadinhas” em algumas pontas, além de colocá-las de um modo que não mostrem tanto os seus cortes retos.

Assim, o ambiente pode se tornar ainda mais aconchegante, pois quem estiver nele se sentirá mais a vontade com as peças um pouco desconectadas da ideia de que tudo precisa estar “certinho” o tempo todo.

A manta para cada estação

Você sabia que ainda existem os tipos de mantas adequados para cada estação? Pois é. Elas estão classificadas como mais levinhas para o calor e as mais “peludinhas” para o inverno.

Afinal, um dos objetivos do uso das mantas para sofá é proporcionar conforto para quem está no ambiente. Dessa forma, não dá para sentir o toque geladinho de uma manta no frio e nem dá para se aconchegar em uma manta peluciada no verão, não é?

Portanto, acerte na decoração escolhendo a opção que seja a cara da estação que estamos no momento. O resultado é lindo e o seu ambiente ficará elegante e aconchegante!

Mantas para sofá

Mantas para sofá

Mantas para sofá

Mantas para sofá

Mantas para sofá

Deixe seu comentário!