Decoração

Piscinas pequenas: confira modelos e ideias

Piscinas pequenas

Ter uma casa com piscina. Quem nunca teve esse sonho? Desde piscinas pequenas até piscinas maiores, seria simplesmente uma realização incrível para grande parte da população.

Os motivos para as pessoas terem este desejo são diversos. Pode ser que você pense na agitação de uma festa à beira da piscina, que goste de reunir os amigos e os familiares aos finais de semana para fazer aquele churrasco ao redor de sua piscina ou pode ser que você simplesmente queira descansar aproveitando a água límpida e cristalina.

Não importa a motivação, o que importa é ter seu desejo realizado.

E você se engana se pensa que precisa ter uma casa imensa ou até mesmo uma mansão para ter uma piscina no seu pátio.

Hoje em dia, são muitas as opções de piscinas pequenas que se encaixam perfeitamente no ambiente que você tem disponível e até mesmo no seu bolso.

Confira neste artigo alguns modelos e ideias de piscinas pequenas para você começar a implantar hoje mesmo em sua casa.

Planejamento

Agora que você já sabe que é possível colocar uma piscina pequena em seu quintal, será se é só escolher o modelo e já ir instalando? Calma.

Antes de tudo é preciso planejamento, afinal de contas, existe toda uma estrutura que precisa ser montada.

Já imaginou quebrar o piso, fazer um buraco no chão, gastar dinheiro com a construção da piscina e compra de material e se dar conta que ela está em um local em que você não a aproveitará da forma que desejou?

Portanto, vamos planejar e o primeiro passo para isso é a definição do local onde ela será instalada.

Para definir este local, você precisará analisar a posição do sol. Se você escolher um local onde não bata sol, poderá sofrer com uma água gelada.

Por outro lado, ninguém gosta de ficar “torrando” ao sol, por isso, sua precisa deve estar em um local que também pegue sombra.

Como você pode ver, a questão sol e sombra precisa ser harmônica. Você precisará pensar nisso, antes de começar a implantação de sua piscina pequena.

Ideias para piscinas pequenas

1. Piscina de canto

Para quem tem pouco espaço, as piscinas de canto são uma excelente opção. Deixar uma piscina bem centralizada no seu quintal, vai fazer com que você perca o espaço para as pessoas transitarem ao seu redor.

Neste sentido, as piscinas de canto ajudam a solucionar este problema.

Você pode amenizar o espaço da borda que será perdido em um dos lados, fazendo um jardim suspenso naquela parede.

2. Não use piscinas muito profundas

Um erro que muitas pessoas cometem ao instalar piscinas pequenas é o de querer substituírem o espaço que será mais curto por uma piscina mais profunda.

Isso aumentará os custos de instalação e diminuirá o aproveitamento das pessoas, principalmente das crianças.

Ao instalar uma piscina, é preciso também priorizar a segurança.

3. Piscinas com deck de madeira

O deck de madeira consiste em uma estrutura que ficará sobre o solo, ao redor da piscina. Existem diversos modelos.

Este tipo de piso é excelente para a circulação das pessoas ao seu redor e até mesmo para quem deseja relaxar ao sol.

A sua grande vantagem é que ele protege contra a umidade, evitando que o piso estrague, já que nele, as pessoas circularão molhadas.

4. Piscinas pequenas com piso antiderrapante e atérmico

Piscinas com deck podem não ser a opção que mais lhe agrade. Se você já descartou isso, precisará pensar no piso que ficará ao redor da piscina.

É importante lembrar que pessoas irão circular molhadas e principalmente as crianças vão correr em volta da sua piscina. E aqui voltamos a falar da questão segurança.

Ao escolher o piso, ele precisa ser antiderrapante. Outra dica interessante é escolher os pisos atérmico, ou seja, aqueles que não esquentam demais com a absorção do sol.

5. Mini piscinas

Se você ficou impressionado quando falamos das piscinas pequenas, vai se impressionar mais ao descobrir que é possível instalar piscinas menores ainda. São as mini piscinas.

As mini piscinas já são prontas, bastando apenas largar no ambiente desejado. É necessário apenas a instalação de uma base, que geralmente é de madeira.

6. Piscinas infláveis e de armar

Essa é a opção que menos agrada as pessoas, mas não pode deixar de fazer parte da nossa lista.

Se você não pensa em investir e em montar toda uma estrutura, que inclui quebrar o piso, as piscinas infláveis são uma opção barata e que podem ajudar a aproveitar o auge do verão.

Além das piscinas infláveis, outra opção são as piscinas de armar. Elas dão um ar mais sofisticados e existem modelos com até 20 mil litros de capacidade.

Quanto custa a instalação de uma piscina pequena?

Ter uma piscina em casa já foi mais caro. É só pensar no seu tempo de infância. Eram raras as pessoas que tinham o privilégio de ter uma piscina na sua casa.

Hoje em dia, o preço dos materiais, da mão de obra e até mesmo de sua manutenção estão muito mais acessíveis.

Mas então, quanto irei gastar para instalar uma piscina pequena em minha casa?

O preço vai variar de acordo com o modelo escolhido, mas com valores a partir de 13 mil reais já é possível fazer a instalação de sua piscina. Neste valor já está incluída a mão de obra e todo o material necessário para a sua construção.

É claro que se você optar por modificar o piso, instalar um deck ou até mesmo uma fonte, esse valor irá se elevar.

Outra coisa que você precisa ter em mente são os custos de manutenção. O primeiro custo que você terá é com a água. Depois é necessário fazer com que ela se mantenha limpa. Para isso é necessário a aplicação constante de cloro na água e a instalação de filtros. São eles que vão fazer com que você não tenha que realizar constantes trocas de água.

Portanto você terá um gasto mensal de cerca de 50 reais em manutenção. Este valor é utilizado na compra do cloro, dos estojos de teste de pH e em produtos para limpar as bordas das piscinas.

Deixe seu comentário!