Arquitetura

Telhado embutido: entenda como funciona

Telhado embutido

Tanto a arquitetura quanto a construção de uma casa são dotadas de muito planejamento, a fim de que os resultados sejam destacáveis. Entretanto, em alguns casos, a situação acaba não sendo a esperada. Dessa forma, o telhado embutido é um item importantíssimo a ser planejado de forma minuciosa, considerando questões orçamentárias, critérios necessários e específicos da construção.

Telhado embutido e telhado aparente

De forma histórica, no Brasil, a utilização do telhado aparente sempre foi muito comum. Mas, de fato, hoje, tem-se utilizado muito o denominado telhado embutido que se destaca por ficar escondido através da platibanda.

Características do telhado embutido

Algumas pessoas dizem que as edificações com este modelo de telhado se parecem com clínicas. Essas construções se destacam por modelos de prédios mais comerciais, em que há a necessidade de fachadas, por exemplo. No entanto, essa característica está ganhando as residências. Este modelo de telhado é simples, sendo que não existe uma funcionalidade estética do telhado aparente, e por isso, muitos são produzidos em fibrocimento.

  • este modelo de telhado tem absorção maior do calor, e deixa os ambientes mais quentes; por isso, para tornar o ambiente tênue, muitos construtores preferem pela colocação da manta térmica entre as telhas e madeiras.
  • o telhado em questão – ou a chamada telha de fibrocimento – tem uma maior sensibilidade e pode ser quebrado de modo bem mais fácil; ela requer muito cuidado, não apenas ao ser colocada, mas também em seu manejo de instalação, que são produzidas no telhado; é preciso muita cautela das pessoas que instalarão o telhado, devendo ter muito cuidado ao caminhar sobre as telhas, a fim de que se evite quebrar as telhas;
  • tratando-se de uma telha de extensão grande, as goteiras que incidem são menores, de forma principal, em momento de muitas chuvas em conjunto de ventos fortes; em telhas de barro é muito natural que a água entre em alguns espaços das telhas, em casos de chuvas que dispõe de ventos de forças intensas;
  • ele é muito utilizado em edificações que são dotadas de simplicidade, áreas imensas como barracões ou nos denominados telhados embutidos, em que a platibanda se destaca por esconder o telhado;

Vantagens do telhado embutido

São, de fato, muito mais em conta que outros tipos de telhados, sendo necessária a utilização de pouquíssima madeira e telhas de modelos mais simples. Para tal procedimento é necessário um ótimo arquiteto para que fique aparentemente ao agrado.

Este modelo de telhado tende a disponibilizar maior segurança contra vendavais, visto que o vento não permite a penetração embaixo do telhado para que se erga. Outras vantagens a serem analisadas, destacadas pelo telhado embutido são:

  • menor tempo para a construção; esse tempo tende a ser bem menor, devido a utilização de pouca madeira e uma colocação de telhas de forma mais rápida, por serem maiores;
  • tem manejo com maior facilidade;
  • possível construção mais barata e simples de telhados;
  • utilização menor de madeira, se a opção for telhas de fibrocimento ou sanduíche;
  • alinha-se aos padrões vigentes da arquitetura moderna;
  • o custo final deste modelo de telhado é muito mais em conta que os tipos convencionais de telha de barro ou ainda de concreto; a telha, por si só, já é muito mais em conta, e o madeiramento, que é necessidade, também é bem mais simples.

Desvantagens do telhado embutido

Mesmo que haja uma economia do telhado, o modelo deste telhado requer um custo a maior com calhas, sendo que as platibandas necessitam de um acabamento com calha e até em próprio telhado também.

Há a necessidade da colocação da específica manta térmica, caso tenha usado a telha de fibrocimento. Esse modelo de telha esquenta demais, e o calor pode ser disposto para a laje e, em seguida, para a parte interna da residência, onde a função da manta térmica será evitar que isso aconteça.

O telhado de fibrocimento também torna inviável o acesso a parte interna do telhado, por ter estatura baixa, sendo difícil o manejo elétrico e outros processos.

Ainda com tanta modernidade, a residência pode ter uma aparência mais comercial, e em alguns casos, perdendo o tom elegante do formato convencional.

Quando utilizar o telhado embutido?

A intenção do telhado embutido é compor um visual escondido do mesmo. A ideia é um design em que o arquiteto, por diversas vezes, utiliza um destaque maior em outros detalhes da edificação.

É levado em consideração o custo, quando há a pretensão de construção de um telhado mais em conta. Entretanto, neste formato, também há custos maiores com calhas, como já mencionado. Por isso, é importante fazer uma análise do material e especificidades da obra pretendida.

O telhado, em questão, é aquele quando você não enxerga o telhado do imóvel. Há pessoas que, por não conseguirem enxergar o telhado, acham que nada existe ali. Entretanto, o telhado está ali, e é embutido. Essa definição é muito comum, atualmente, de forma principal, em projetos de edificações contemporâneas, que valorizam as linhas retas e imagens cleans.

Este tipo de telhado permanece na estrutura, na região superior da edificação. Essa novidade nas fachadas das residências é uma cobertura que esconde o telhado por um muro baixinho denominado platibanda.

Diferenciais entre telhado embutido e telhado aparente

Há alguns diferenciais básicos entre os telhados. O modelo com telhas embutido é inclinado de forma menor e não possui telhas de cerâmicas ou produzidas em barro. Neste caso, os embutidos são encontrados em aço galvanizado, em fibrocimento, em concreto e amianto.

As principais opções escolhidas para este projeto são as placas de concreto pré-moldadas e as telhas de fibrocimento, com telhado escondido e platibanda.

Já o telhado convencional, o aparente, modelo mais utilizado em todo o país, tem características pelas telhas que podem ser enxergadas inteiramente, ou ainda em partes. Dessa forma, as telhas mais convencionais são as coloniais, romanas, francesas, telhas de concreto, telhas de madeiras tratadas e planas.

Outras relações a serem ligadas ao momento de escolha do telhado é que, as telhas de fibrocimentos, que são denominadas como telhado embutido, necessitam das mantas térmicas, já mencionado, anteriormente.

Deixe seu comentário!