Decoração

Decoração com luminária de mesa

Decoração com luminária de mesa

Engana-se quem pensa que decoração com luminária de mesa não tem grande utilidade, é apenas uma preciosidade de quem está com grana sobrando. Esse pensamento vem associado ao tamanho do objeto, que é pequeno, modesto e não é tão rotineiro no planejamento de decoração de ambientes.

Saiba que a decoração com luminária de mesa é útil em dois aspectos essenciais para qualquer recinto: é funcional, auxilia para o exercício de trabalhos, e cumpre função estética, pois, a menos que esteja planejando fazer uma decoração ao estilo fábrica do século XIX, a estética precisa ser levada em conta para o desenvolvimento de um ambiente, de um clima, agradável não só para si, mas para quem o visita, pois é importante causar sempre uma boa impressão inicial, não é mesmo?

Neste post, do AmoDecorar vamos fornecer as melhores dicas de decoração com luminária de mesa, listar os modelos mais famosos e usuais, os que são mais práticos e eficientes para cada um dos polos listados, a funcionalidade e estética. Também vamos explicar a diferença entre luminária de mesa e abajur. Sim, são coisas diferentes, não sabia?

Para saber desses detalhes envolvendo decoração com luminária de mesa basta prosseguir com a leitura dos tópicos abaixo.

E não se esqueça de conferir a nossa galeria de imagens após a postagem, ok?

Confira!

Decoração com luminária de mesa: luz difusa e luz direta

O primeiro detalhe que precisa saber sobre decoração com luminária de mesa é que existem dois tipos de luminárias, a de luz direta e de luz difusa.

O que são e qual a diferença entre as duas?

Uma é mais indicada do que outra para atender determinados objetivos, necessidades.

Se a sua preocupação é obter uma luminária que seja eficiente para auxiliar o seu trabalho, a leitura de um texto, de um livro, de um relatório na escrivaninha ou no laptop o ideal é um objeto de luz direta.

Agora se o que pretende é uma iluminação que preencha todo o local, que não dependa apenas do foco de luz de uma lâmpada solitária no teto, o mais indicado é a luz difusa.

Mas vamos entender melhor o conceito de cada uma.

Luz direta

A decoração com luminária de mesa de luz direta é aquela, como o próprio nome deixa sugerido, em que a luz incide diretamente sobre o local que a fonte de irradiação está mirada, concentrada, focada. É perfeita para auxiliar no trabalho que exija concentração, como estudos, trabalhos, desenho, costurar etc.

É o tipo de luminária que você vê com frequência em filmes, filmes que tenha algum personagem exercendo um trabalho burocrático altas horas da madrugada e acende ou apaga a luminária na sua mesa home office ou de estudo.

Luz difusa

O termo vem do francês abat-jour. Significa em português “quebra-luz”.

E é isso mesmo o que faz. É o modelo que a luminária suaviza a intensidade da luz irradiada e propaga-a pelo ambiente.

Ao instalar algumas peças desse modelo pelo espaço que pretende decorar a iluminação fria e solitária da lâmpada do teto é substituída, praticamente, pela iluminação desses objetos. Isso tem o efeito de deixar o ambiente, óbvio, mais iluminado e mais aconchegante.

E você reparou no termo “abat-jour”? É bem parecido com “abajur”, certo? Pois é isso mesmo que está pensando.

Quando o difusor de luz se trata de uma cúpula o gabarita para ser chamado de abajur, o quebra-luz, pois é exatamente isso que o abajur faz, se você puxar na memória. É uma luz menos intensa. Experimente tirar a cúpula do objeto para notar de imediato a mudança de intensidade. É significativa,

Tipos de luminária

Existem vários modelos para fazer uma decoração com luminária de mesa, sejam de luz direta ou difusa, por isso é natural que se tenha dúvida sobre qual a melhor opção para o projeto que idealiza.

Segue uma lista dos modelos principais e suas principais características.

Luminárias estilo clássico

É o modelo mais icônico, que vem de imediato a nossa cabeça ao ouvirmos “abajur”. O material desses modelos é de cerâmica na forma de candelabro ou de vaso.

O estilo mais clássico de todos é o que tem a cúpula enxadrezada. Outros tipos que fazem sucesso são o de tecido ou de pergaminho.

Coloridos

Os modelos coloridos são aqueles que uma cor específica se destaca, geralmente cores quentes, bem chamativas, na base da luminária.

Esse estilo é empregado em decoração com luminária de mesa quando se planeja trabalhar com pontos de cor.

Mas o que seria isso?

É simples. Manter ou se deparar com um ambiente onde predomina tons neutros, como branco, bege, cinza etc, e introduzir pontos de cor focando em pequenos objetos, onde a luminária se encaixa perfeitamente.

O segredo é se concentrar em ao menos três objetos, que podem ser:

“Diferentões”

Certo, como a própria classificação sugere, não são os tipos de luminárias mais frequentes em decoração com luminária de mesa, mas é por isso mesmo que a procura desses modelos estão em alta, porque as pessoas buscam personalidade, algo diferente, sair da mesmice.

Os tipos diferentes são aqueles que acabam trilhando o caminho do humor ou até de esquisitice como uma luminária em forma de cacto, de porquinho da índia,  de cone de trânsito, caixa de neon, enfim, tipos ideais para quem gosta de pensar fora da caixa e planejar uma decoração com estilo.

Luminárias rústicas

Você é do tipo Game of Thrones, homem ou mulher do campo, medieval, gosta de uma decoração mais rústica, ligada a natureza, a elementos básicos, mas funcionais, que carregam charme nos seus materiais e formas primitivas?

Há alguns modelos que cairão bem nesse tipo de decoração com luminária de mesa. Os que são constituídos com texturas naturais, rattan, juta, sisal etc. Os tipos de madeira crua e de ferro fundido também são de agrado do público.

Gostou do conteúdo?

Então curta, compartilhe, avalie.

Seu apoio e sua opinião são muito importantes para nós.

Você pode conferir mais conteúdos como esse, ou outros assuntos relacionados a decoração, na nossa página principal. Não deixe de conferir o nosso conteúdo!

Galeria de imagens

Deixe seu comentário!