Decoração

6 erros de decoração que todos precisam evitar

Erros de decoração

Muitas pessoas pensam que dificilmente vão cometer erros de decoração por considerarem que a arte de decorar depende essencialmente de “bom gosto”.

Como se consideram pessoas de bom gosto, logo, será difícil cometer erros crassos de decoração.

Bem, verdade que parte do trabalho de decoração está atrelada a gosto pessoal, questões subjetivas, mas se engana quem pensa que se trata de um trabalho meramente intuitivo.

Existe todo um campo de estudos que indica como aproveitar bem os espaços e quais são as melhores combinações de cores e texturas.

Ter noção dos conceitos básicos certamente é de grande ajuda para se evitar erros de decoração e elaborar um planejamento eficaz.

Mesmo uma pessoa conhecida por ter um dom natural para decorar espaços pode vir a lidar com situações novas que a induz a erros.

A ansiedade ou a pressa também pode gerar pressão que estimula escolhas duvidosas que poderiam ser evitadas caso houvesse conhecimento ao menos mínimo de regras, conceitos de decoração, o que é considerado adequado e o que é considerado um equívoco.

Neste post, vamos apresentar os principais erros de decoração cometidos por iniciantes ou por pessoas que não investem um pouco de seu tempo para aprender noções básicas de decoração antes de encarar esse trabalho.

Se tem ciência do impacto que uma decoração bem ou má sucedida pode ter na recepção de seus convidados, se o seu orçamento for curto e não dá margem para corrigir erros ou investir em uma nova decoração, se quer cuidar de se ver livre de gafes, recomendados muito a leitura dos tópicos abaixo.

Conheça os principais erros de decoração a seguir.

Confira!

Erros de decoração

Seja por excesso de confiança, por concepções equivocadas sobre o que é uma boa decoração, por falta de uma identidade definida ou por indecisão diante de tantos estilos, são várias as causas que levam a se cometer erros de decoração.

E todas têm um ponto em comum que é a falta de conhecimento sobre o assunto.

Abaixo fizemos um breve compêndio dos erros mais comuns para você adquirir uma noção do que deve ser evitado na hora de decorar um espaço no seu lar ou no seu trabalho.

Erros de decoração: falta de planejamento

Muitas pessoas acham que basta ir às lojas ou visitar sites, comprar os móveis que mais lhes agradam e sair distribuindo sem muito critério pela casa ou apartamento.

Isso é um tremendo erro.

Primeiro que o espaço e os móveis devem ser medidos para que a ocupação do ambiente ocorra de forma adequada, com os móveis se encaixando perfeitamente nos espaços que lhes são designados e de modo a não atrapalhar a circulação de pessoas pela casa.

Segundo que esses móveis devem seguir alguma identidade visual, um estilo que se harmonize entrem si e com as cores das paredes e do piso.

Se cada um seguir um estilo diferente e seguir paletas de cores distintas, a chance de um visual carregado de informações, poluído, caótico são enormes.

A primeira tarefa a se fazer ao pensar em uma decoração é elaborar um planejamento. Ter noção das medidas do espaço a se decorar, dos móveis a se adquirir e determinar uma identidade, um visual, um estilo a se seguir para uma decoração coesa.

Erros de decoração: não saber usar as cores

Outro dos erros de decoração comum é o não saber fazer combinações de cores. Geralmente os erros são motivados pelos extremos.

Excesso de cores neutras no ambiente que acabam o deixando monótono.

Ou o contrário, cores muitos quentes, berrantes que causam cansaço e confusão visual.

O segredo é saber fazer a harmonia, o equilíbrio entre as cores.

Por exemplo, paredes e mobília com cores neutras, pedem pequenos objetos e itens decorativos em cor mais vívida, pois dessa forma ajuda a injetar um pouco mais de “vida” no local ao gerar um contraste harmonioso, na medida certa.

Um exemplo desses objetos são almofadas, vasos, luminárias e até quadros com cores opostas as neutras.

A mesma lógica quando a cor predominante no cômodo for quente. Para equilibrar e suavizar o espaço, o mais indicado é investir em pequenos móveis e itens decorativos com cores mais sóbrias.

Excesso de decoração

Outro erro comum de decoração é se deixar levar pelo consumo desenfreado, pela compulsão, e encher a casa de móveis e acessórios.

O excesso pode causar poluição visual e tornar o ambiente carregado, pouco convidativo para permanência, mesmo se os móveis seguirem o mesmo estilo.

Se não seguir então, pior ainda. Sua casa fica parecendo um museu de quinquilharias. Muitas vezes menos é mais.

Iluminação precária

A iluminação tem o poder de valorizar ou anular a decoração de um ambiente. Cuide para que o espaço a ser decorado receba boa iluminação, tanto natural, como artificial.

O pior cenário é uma iluminação débil, fraca, que não ilumina direito deixa a casa com clima de mansão mal assombrada, cenário de Resident Evil, uma iluminação que revela algumas partes, mas deixa outras tantas serem preenchidas apenas com a nossa imaginação.

Tapetes

Os tapetes são uma casca de banana para muitos amadores, fonte de vários erros de decoração.

Primeiro ensinamento: tapetes servem para demarcar setores e não devem ser distribuídos a torto e a direito.

Portanto, investir em tapetes pequenos para substituir os maiores, mas que são muito caros, não é uma boa solução. Fica estranho e carrega nas informações.

É mais válido comprar um tapete longo, mais barato e colocar um menor e de mais qualidade sobre ele. A sobreposição cria um bom efeito decorativo e está em alta.

Outro dos erros de decoração envolvendo tapetes é comprar uma peça para ficar sob um móvel, como o sofá, mas esta ser menor do que o móvel.

É recomendável que os tapetes tenham avanço de 15 a 20 cm por baixo dos objetos.

Não aproveitar espaço vertical

Esse é um erro comum em apartamentos pequenos: não aproveitar os espaços verticais. O que seria isso? As paredes, não aproveitar os espaços vazios nas paredes para instalar prateleiras e cabides. Deixar de armazenar objetos nos espaços verticais.

Esses espaços ajudam a distribuir melhor os objetos e deixar os ambientes menos carregados.

Gostou deste conteúdo sobre erros de decoração? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio e sua opinião são muito importantes para nós.

Deixe seu comentário!