Decoração

Escada sem beiral deixa qualquer casa moderna

Escada sem beiral

Como tudo o que nos cerca, a modernidade chegou também para as residências e demais estabelecimentos que possuem um certo fluxo de pessoas. Inclusive, as pessoas geralmente procuram a todo momento deixar a casa com um ar moderno e aconchegante, fazendo com que os moradores e visitantes se sintam bem em estarem ali.

Afinal, uma das melhores coisas que existem é a sensação de se estar em um lugar que amamos. A escada sem beiral é um exemplo de como a modernidade e novos conceitos podem mudar o ar de um ambiente e a visão que as pessoas têm do mesmo. Confira!

Escada sem beiral

A escada sem beiral fornece muita liberdade criativa na hora de colocá-la em um ambiente. Ao longo dos anos, os arquitetos acompanham as novas tendências e estão sempre muito empenhados em criar escadas funcionais, ergonômicas e outros modelos que realmente agregam muito mais beleza e praticidade, e isso inclui a escada sem beiral.

Lógico que além da estética e função que ela promove, é preciso também analisar se o ambiente possui crianças pequenas. Nesses casos, é preciso um cuidado muito maior com ela.

De qualquer forma, a escada sem beiral é uma modernização das casas na Grécia de antigamente. Naquela época, as escadas eram construídas somente com pedras vulcânicas e eram pintadas de branco ou azul, cores muito tradicionais e populares naquela época. Desde àquela época, as paredes e demais aberturas eram criadas com o mesmo material utilizado na escada, já que a intenção era harmonizar o ambiente e deixá-lo uniforme e agradável. Pode-se dizer que os Gregos já estavam bem adiantados nessa questão.

As cidades gregas até hoje se mostram muito inclinadas e de difícil subida e até hoje o uso das escadas é indispensável. Logo, elas são muito utilizadas para fazer a ligação de um lugar para outro, de uma maneira fácil, barata, clean e muito bonita.

Modelos de escada sem beiral

Para aplicar o modelo da escada sem beiral, os modelos mais comuns são:

Escada flutuante

A escada flutuante é a mais indicada para quem gosta de uma aparência minimalista. Consiste em degraus que são instalados separadamente, contando somente com um ponto de apoio chumbado na parede. Para que ela passe realmente a impressão de que está flutuando, não coloque espelhos, corrimão ou guarda-corpo.

Com degraus largos

Em alguns designs projetados para a escada sem beiral, é comum que a pessoa se sinta insegura e desconfortável, já que a maioria das pessoas tem medo de altura e a escada remete a essa insegurança. Porém, as escadas feitas com degraus largos, passam uma sensação de maior conforto e segurança na hora de subir e descer, a impressão que dá é que caso você escorregue, o degrau dará conta de segurar.

Apoio em somente um dos lados

Para as pessoas mais ousadas e originais, é válido deixar somente um lado da escada sem beiral e o outro encostado na parede. Isso também aumenta a sensação de segurança e traz mais conforto.

Ponto focal do ambiente

O ponto focal do ambiente visa em criar contraste não somente com o formate, mas também com o espaço em si. A escada pode ser pintada de uma cor vibrante ou ser revestida com um material diferente, como madeira ou cimento bruto, para trazer rusticidade.

Espaço para armazenamento

Como a estada não possui beiral, é interessante ampliar a criatividade e analisar as possibilidades de organizar e utilizar nichos e prateleiras em baixo da escada. Essa ideia é muito utilizada em apartamentos menores.

Porém, se você é uma pessoa que gosta de inovação e diferencial, é liberado usar e abusar da criatividade na hora passar a sua ideia para o designer de interiores. É sempre indicado debater, apresentar novas ideias, questionamentos e sugestões pois, assim, o ambiente é trabalhado para ficar exatamente compatível com a personalidade e impressão que quer ser passada.

Escadas de mármore, coloridas, com formatos diferenciados, desenhos e demais modelos, existem e ficam muito bonitos quando bem colocados e feitos de forma profissional e bem pensada.

Escada sem beiral

O que levar em consideração na escada sem beiral

Na hora de optar pelo modelo da escada sem beiral, leve em consideração se a casa tem criança pequena ou não. Além disso, pense nas pessoas com deficiência, animais domésticos que podem se acidentar, etc. Afinal, mesmo que ela seja esteticamente maravilhosa e muito funcional, a escada pode complicar um pouco para indivíduos que não possuem a destreza de utilizá-la.

Portanto, pense em todas as possibilidades existentes, seja a criação de uma rampa, a colocação de um pequeno elevador dentro de casa, etc.

Além disso, não hesite em consultar um profissional para saber qual a melhor forma de colocar em prática todas as ideias e se a mesma vai ficar harmoniosa com o restante do ambiente. Para um ambiente ser agradável, aconchegante e um lugar em que temos prazer em estar, é interessante que ele tenha harmonia na decoração e nos objetos escolhidos.

Considerações finais

É incrível como a arquitetura e o design de interiores é uma profissão muito mais antiga do que imaginamos. Desde os primórdios, o ser humano busca formas de harmonizar o ambiente em que se encontram. Para assim promover uma beleza maior e mais agradável aos olhos.

Muito do que utilizamos hoje em dia, nada mais é do que uma modernização de algo que já existia anteriormente. O mesmo vale para as escadas e móveis em geral presentes em residências e demais estabelecimentos. Portanto, é importante acompanhar a modernização desses detalhes, a fim de caminhar junto às tecnologias que foram criadas para maior bem-estar humano.

A escada sem beiral é um ótimo exemplo de como algo tão simples do cotidiano e que, por algumas épocas, foi vista como algo inacabado, agora pode ser visto como um artefato indicador de modernidade e atualidade. Basta escolher o material certo com a ajuda de um profissional experiente na função. E assim colocar em prática essa ideia que é tão utilizada de forma estética nos dias de hoje.

Deixe seu comentário!