Artesanato

Kit higiene: saiba como escolher o ideal

Kit Higiene

Os kits higiene são os conhecidos kits que você tem para os primeiros meses e anos de vida do seu bebê, e podem ser de dois tipos:

  • O kit higiene preparado para trocar as fraldas do bebê
  • O kit higiene contendo alguns itens essenciais para a higiene do bebê, que vai além da troca de fraldas

Se o seu plano é fazer um kit higiene DIY para o seu bebê, para presentear ou para vender, os modelos mais comuns no Brasil são voltados para a troca de fraldas, mas um kit higiene completo podem conter tanto o primeiro kit quanto o segundo.

Kit higiene troca de fraldas

O kit higiene para troca de fraldas do bebê é composto por quatro itens essenciais que incluem uma garrafa térmica, um potinho com algodão, um potinho para colocar lenços umedecidos e um pote sem tampa para colocar a água para molhar o algodão e fazer a limpeza do bebê. Você pode ainda adicionar a esse kit fraldas de pano e pomada para assaduras.

Kit Higiene rosa

Foto: JMD Artesanato

Para fazer modelos bonitos desse tipo de kit higiene você poderá usar sua criatividade e alguns materiais como caixas de madeira que podem ser pintadas da cor desejada e podem ser adicionados detalhes de decoração, e capas para garrafa térmica combinando com o tema escolhido para o kit higiene. Abaixo você confere alguns modelos de kit higiene para se inspirar.

Como visto nos modelos acima, os kits higiene são basicamente feitos de caixas de madeira que podem ser encontradas em lojas de material para artesanato de todos os tamanhos e a partir daí é só escolher alguns enfeites, usar um pouco de tinta e o kit higiene está pronto. Simples e bem fácil de se fazer!

Kit higiene itens essenciais

O kit higiene com itens essenciais é mais voltado para os itens de primeira necessidade dos bebês, desde quando são recém-nascidos. Existem muitos kits higiene vendidos por aí com diversos itens que realmente não fazem tanta diferença na vida dos pais e no do bebê, por isso, separamos os quatro principais itens que você deve ter em seu kit higiene para poder cuidar bem do seu bebê em seus primeiros meses de vida.

Se você quer fazer esse kit em um projeto DIY, utilize também as inspirações acima e faça uma ou mais caixas contendo esses itens tão essenciais para a higiene e saúde do bebê. Aposte em uma linda decoração e faça um lindo kit higiene para o seu bebê ou para surpreender amigos e clientes com um kit higiene realmente completo!

Os quatro itens essenciais para um kit higiene do bebê são:

Escova e pente para bebê

Pode parecer que não, mas todos os bebês têm muito cabelo, e você provavelmente não quer seu lindo bebezinho sendo machucado por escovas e pentes antiquados ou com o cabelinho bagunçado, certo? Por isso, a escova ou pente para bebê é um item essencial na higiene do seu filho, que vai muito além da troca de fraldas.

A maioria das escovas de cabelo ou pentes para bebê encontradas no mercado são adequadas, e você pode até ganhar uma delas no hospital em que aconteceu seu parto, ou simplesmente comprar um pente ou escova bem baratos em uma farmácia. A maioria deles vai funcionar bem, mas sempre tenha certeza de que está comprando um produto de qualidade.

Os pentes e escovas para bebê são diferenciados porque tem cerdas redondas e flexíveis, tornando-os seguros e confortáveis de se usar, mesmo nos bebês mais novinhos e recém-nascidos. Utilizando um pouco de água e passando a escova ou pente levemente no couro cabeludo do bebê você consegue facilmente desembaraçar e pentear bem seus cabelos.

Cortador de unha para bebê

Pensar em cortar as unhas do seu bebê pode ser algo realmente assustador, afinal os dedinhos do seu bebê são tão pequenos e as suas unhas são ainda menores. Você provavelmente vai estar com um pouco de medo de cortar as unhas do seu pequeno e machucá-lo utilizando cortadores de unha comuns, e realmente, isso deve ser evitado a todo o custo.

A pele do bebê, suas unhas e mesmo seus dedinhos são ainda muito frágeis e você deve ter cuidado ao cortar suas unhas e por isso existem cortadores de unha e tesouras voltadas especialmente para os bebês.

As tesouras para bebê funcionam melhor do que os cortadores de unha para bebê, mas isso pode ser uma questão bem pessoal.

Normalmente as tesouras são muito mais seguras e também mais fáceis de usar, uma vez que os cortadores de unha não são tão fáceis de se manusear e você pode acidentalmente cortar a pele sensível do seu bebê com eles principalmente porque sua visão não é das melhores com esse tipo de aparelho.

Na hora de escolher tesouras para bebê fique de olho na idade indicada na embalagem, e escolha tesouras curvas, que são mais fáceis de usar, possuindo lâminas arredondadas, tornando quase impossível cortar acidentalmente a pele do seu bebê.

Se você está pensando que as tesouras são mais intimidadoras do que os cortadores de unha, não pense assim. Elas são realmente muito mais seguras do que os cortadores. Mais uma vez repetimos, o que os torna mais seguras é que, porque são tesouras, você pode ver o que está cortando e isso não é possível com cortadores.

Normalmente essas tesourinhas virão acompanhadas de uma pequena caixa de armazenamento que as impede de ficarem enferrujadas, mas você deve sempre limpar a tesoura depois de utilizá-la, impedindo que o material enferruje.

Aspirador Nasal

Quando seu bebê fica resfriado e fica com o nariz com catarro você pode se preocupar um pouco, afinal, ele ainda não consegue soar o nariz para se livrar de todo o muco, e é para isso que existem os aspiradores nasais.

Os aspiradores nasais são essenciais para a higiene e saúde do bebê, e por isso devem estar em um kit higiene.

Existem três tipos principais de aspiradores nasais, onde um deles é o que vem com uma bomba que suga o muco de maneira manual, o segundo é a bomba eletrônica que suga o muco, e o terceiro é um tubinho que é inserido no nariz do bebê e onde os pais sugam o muco com a boca.

Você provavelmente achou a terceira opção um pouco impraticável, mas vamos explicar melhor. Esse terceiro tipo de aspirador nasal é o mais seguro e eficiente, uma vez que machuca menos o nariz do bebê e a mamãe ou papai tem controle total da velocidade e força na hora de sugar, e é claro, não existe a possibilidade do muco ir para a boca dos pais, uma vez que ele fica bloqueado dentro da mangueirinha. Totalmente seguro.

Os outros dois tipos de aspiradores não são tão interessantes principalmente porque podem machucar mais o bebê e causar incomodo com a força e velocidade na hora de sugar, além de acumularem mais bactérias. O aspirador nasal é um dos itens mais importantes de higiene do bebê.

Termômetro

Os termômetros para bebê podem ser eletrônicos ou não, mas com qualquer um deles você estará bem. Apenas certifique-se de adquirir termômetros de marcas confiáveis para medir com mais precisão a temperatura do seu bebê.

Por fim, esses quatro itens são essenciais se você quer fazer um kit higiene do bebê completo. Inspire-se nos modelos exibidos para projetos DIY e adicione todos os itens necessários.

Deixe seu comentário!