Decoração

Como trabalhar com a paleta de cores na decoração?

Paleta de cores na decoração

Um dos maiores erros de quem decide decorar a casa sem o auxílio de um profissional, é negligenciar o uso da paleta de cores na decoração. Feita com o intuito de justamente harmonizar o local, pode servir como uma ótima forma de não pesar o ambiente e nem deixá-lo vazio demais.

Para que serve a paleta de cores?

A paleta de cores serve como uma forma de exibir diversas cores pré-selecionadas, de uma forma harmônica. A ideia da sua utilização, é justamente criar uma identidade visual, sensação ou sentimento dentro daquele ambiente.

Logo, se for usada da forma correta, a paleta de cores se torna uma grande aliada na hora de escolher quais as cores farão parte da reforma da casa. Afinal, ela tem o poder de mudar toda a percepção de um ambiente.

Justamente por isso, todo profissional de arquitetura e decoração tem grande apego, valoriza e estuda tanto a panela de cores. Além disso, a paleta de cores na decoração também serve para definir um estilo e personalidade para o ambiente.

Portanto, se a intenção do local é ser minimalista, então os tons predominantes devem ser todos neutros, como o branco, cinza, preto, nude, marrom, etc. Porém, se a ideia é criar algo um pouco mais sofisticado e aconchegante, a paleta azul geralmente faz muito sucesso.

Em contra partida, para ambientes informais, divertidos e que querem passar uma certa energia de maior agitação para o ambiente, os tons quentes são uma boa escolha, como o laranja, amarelo, vermelho, etc.

Como utilizar a paleta de cores

Tenha em mente que as cores têm vida e elas podem passar determinadas energias para as pessoas que ficam uma boa parte no local. Portanto, se for a sua casa, redobre a atenção. Algumas cores podem deixar os moradores um pouco mais agitados, nervosos, preguiçosos, sonolentos, etc.

Portanto, esteja sempre atento em qual será a cor escolhida e sempre se pergunte qual a impressão que deseja passar às outras pessoas.

Se é um local em que precisa de maior energia, aposte em cores vivas. Porém, caso as pessoas presentes na casa ou escritório estão mostrando estar com os nervos à flor da pele, aposte em cores tranquilizantes.

O branco, por exemplo, é uma cor extremamente clássica, básica e que pode ser utilizada para criar qualquer tipo de ambiente em cima dele.

Escolha qual o clima deseja transmitir na casa

Se a intenção é criar um local alegre, leve e que seja agradável para receber visitantes com bastante harmonia e descontração, mas sem agitação, a melhor opção é sempre combinar o ambiente branco com acessórios de cores vibrantes.

Sempre que cores intensas forem colocadas sobre uma base clarinha, acabam criando um equilíbrio perfeito entre a alegria, sociabilidade e calma. Porém, se a intenção é decorar o ambiente a fim de relaxar e limpar o estresse do dia a dia, opte sempre por cores frias e neutras.

Porém, se a intenção é trazer intensidade, sociabilidade, estimulação e demais características que impulsionam as pessoas, opte sempre por cores quentes. Como dito anteriormente, essas cores, são:

  • Amarelo;
  • Laranja;
  • Vermelho.

Essas cores são ótimas, também, para quem quer estimular a criatividade e dom da oratória. É uma ótima cor para obter em comércios e demais locais onde demanda uma grande quantidade de venda, por exemplo.

Agora, se a intenção é passar formalidade e seriedade, os tons de marrom são perfeitos para isso. Portanto, são muito utilizados em escritórios de Direito, por exemplo.

Paleta de cores na decoração

Análise as demais cores predominantes

Após descobrir qual a sensação que deseja transmitir com as cores, é preciso analisar com a cor predominante dos móveis, pisos e paredes. Afinal, esses detalhes também precisam estar em dia e em harmonia entre si.

Por exemplo, se o ambiente e todos os seus elementos atuam dentro de uma mesma tonalidade de cor ou família de cor, tudo se torna muito mais formal, clássico e sofisticado. Em contra partida, uma decoração que possui contraste, é informal, alegre e divertido.

Na dúvida, utilize truques

É muito comum que as pessoas se sintam em dúvida e não saibam exatamente qual cor escolher. Mesmo contando com o auxílio da paleta, as coisas podem ficar um pouco duvidosas a partir do momento que todas as cores são lindas e parecem combinar com o ambiente.

Porém, não se empolgue muito. Afinal, sempre há uma cor mais específica quando o assunto é gosto. Portanto, é perigoso se deixar levar pela emoção e escolher uma cor da qual se arrependerá mais parte.

Para isso, abra seu guarda-roupa e perceba qual a cor que mais se sobressai. Se for o perto, já sabe que as outras cores devem ser compatíveis com a mesma e, mais do que isso, que o preto deve estar presente em algum detalhe da casa, seja nos móveis, chão, decoração, etc.

Paleta de cores na decoração

Após identificar qual a cor que mais sente afinidade e como ela pode ser incrementada na decoração do ambiente, utilize a paleta de cores para saber quais as tonalidades devem ser seguidas. Por exemplo, é sabido que um ambiente de uma cor só, pode se tornar monótono e vazio. Logo, faça o seguinte planejamento:

Cor preferida (que será a cor principal) + Cor secundária + Cor de destaque.

Com essas três cores, é possível decorar todo o ambiente sem grandes esforços. Porém, caso julgar complicado, lembre-se que é sempre válido contar com o auxílio de um profissional ou a opinião de uma pessoa próxima.

O importante é nunca deixar as cores desarmônicas entre si. Afinal, isso pode surtir o efeito contrário de tudo aquilo que se deseja passar para alguém.

Considerações finais

Como é possível observar, as cores possuem um importante papel na hora de decorar um ambiente. São elas quem definirão qual a impressão as pessoas terão do local. Portanto, sempre procure passar algo agradável aos demais.

Afinal, a paleta de cores na decoração é a melhor opção para projetar uma imagem positiva, harmônica e de bem-estar para as outras pessoas. Por isso não se deve perder a oportunidade de fazer com que as pessoas se sintam extremamente bem no local.

Deixe seu comentário!