Decoração

Plantas para ambiente interno: quais as melhores?

Plantas para ambiente interno

As plantas para ambiente interno, sem dúvida alguma, proporcionam alegria e um toque de sofisticação na decoração.

Nesse artigo você conhecerá as melhores plantas para locais internos, bem como todos os cuidados necessários para que fiquem sempre lindas e saudáveis!

Plantas para ambiente interno: folhagens e flores

Apartamentos ou casas, pequenos ou espaçosos, seja de qualquer tamanho sempre é possível encontrar um cantinho especial para colocar uma planta.

Porém, não são todas elas que se adaptam a ambientes internos. Mas, a natureza nos presenteou com vários tipos de plantas para ambiente interno que contribuem para embelezar, bem como perfumar ainda mais nossas casas.

De plantas com belíssimas folhagens, àquelas floridas com exuberantes cores, todas contribuem ainda mais para enriquecer a decoração.

Se o espaço for grande, pode abusar das folhagens. Agora, para um cantinho todo especial ou mesmo para um espaço menor, vasos são os mais apropriados.

Entretanto, assim como todas as outras, as plantas para ambiente interno, de acordo com a espécie, devem ser cuidadas apropriadamente.

Umas requerem menos ou mais rega. Já outras, maior ou menor luminosidade, assim como ocasionalmente banhos de sol.

As folhagens, por exemplo, devem ser limpas constantemente para evitar o acúmulo de poeira. Com tal cuidado é possível evitar o amarelamento das folhas de determinadas espécies.

Plantas para ambiente interno: quais as espécies ideais?

Podemos encontrar vários tipos de plantas que se adaptam perfeitamente em áreas internas. Conheça, a seguir, algumas plantas para ambiente interno, bem como os cuidados que deverão receber para permanecerem lindas e saudáveis!

Azaleia

A azaleia (Rhododentron sinsii) é um arbusto de floração abundante, além de folhagem verde-escura. Suas flores, que podem ser dobradas ou simples, florescem durante o outono-inverno.

Sua floração é exuberante trazendo alegria a qualquer ambiente. Seu cultivo deve ser realizado em locais com bastante luminosidade. Além disso, o importante é que receba luz solar indireta diariamente. O solo ideal para seu cultivo deve ser ácido, porém, rico em material orgânico.

As regas devem ser regulares, mas o solo jamais deve ficar encharcado para não causar o apodrecimento de suas raízes. A poda deve ser realizada logo após a floração.

Antúrio

Há anos o antúrio está entre as plantas para ambiente interno mais utilizada pelos decoradores, bem como pelos paisagistas.

Seu nome científico é Anthurium andraeanum, flor de extrema beleza, podendo ser encontrado nas cores rosa, vermelho e branca. Além disso, com o melhoramento genético é possível encontra-lo nas cores chocolate, verde e salmão.

O antúrio deve ser cultivado a meia-sombra, em solo rico em material orgânico como, por exemplo, fibra de coco. Detalhe importante: não tolera o frio tanto quanto ambientes escuros.

Além disso, o antúrio pode ser utilizado na elaboração de belos arranjos, principalmente em vasos transparentes.

Plantas para ambiente interno

Begônia

Lindas e delicadas, com floração o ano inteiro, as begônias (Begonia elatior) emprestam sua suavidade a qualquer ambiente.

Parecidas com pequenas rosas, com flores simples ou dobradas, podem ser encontradas em variadas cores entre o amarelo, vermelho, branco, além de rosa e salmão.

A princípio, podem ser plantadas em vasos, assim como em jardineiras e sob luz difusa. O solo dever ser rico em material orgânico. Já as regas devem ser regulares.

Bromélia

Podemos encontram uma imensa variedade de bromélias. Algumas se adaptam bem a locais ensolarados, assim como outras em locais internos.

As bromélias (Bromeliaceae) devem ser cultivas em locais que recebam farta luz indireta, preferencialmente em vasos de barro. Quanto ao solo, não são muito exigentes. Dessa forma, mistura de terra vegetal, areia e fibra de coco é o ideal. O solo deve ter uma excelente drenagem.

Ao mesmo tempo, gostam de água dentro de suas folhas que formam um círculo entre si, as chamadas rosetas. Dessa forma, para prevenir a proliferação de mosquitos é importante que essa água possua resíduos como, por exemplo, borra de café.

A Bromélia-coral (Aechmea fulgens) é a principal espécie utilizada como plantas para ambiente interno preferida dos paisagistas.

Sua inflorescência ocorre na primavera, assim como também no verão. Logo após, surgem frutos vermelhos e inúmeros. Além disso, são bastante duráveis.

Samambaia

Entre as plantas para ambiente interno, a samambaia (Nephrolepis), com suas folhas alongadas, que caem em metros, adapta-se perfeitamente em vasos pendurados distribuídos em locais internos uma vez que não tolera exposição direta ao sol.

Cuide, também, para que não fiquem expostas às correntes de ar para não queimar seus brotos.

Os vasos devem ficar expostos sob luminosidade indireta. O ideal é rega-la a cada sete dias, porém sem encharcar o solo para que não ocorra o apodrecimento de suas raízes.

Mini cacto

É bem verdade que a maior parte das espécies de cactos necessitam de pleno sol para se desenvolverem saudáveis.

Porém, os mini cactos (Mammillaria sp) se adaptam muito bem a ambientes internos e podem ser cultivados em locais com boa luminosidade.

Por se tratar de uma planta rústica, não requer regas frequentes. O ideal é que sejam realizadas mensalmente.

Jade

A jade, nome científico (Crassula ovata) é uma espécie de suculenta que se adapta bem as variações de luminosidade. Dessa forma, quando sua cultura ocorre em vasos, torna-se um lindo e natural bonsai.

O solo deve ser arenoso enriquecido com insumo orgânico, além de bem drenado. Deve ser aguada esporadicamente, pois não tolera solo encharcado.

Sua inflorescência ocorre durante o inverno, bem como na primavera. Suas flores são rosas ou brancas, além de bastante perfumadas.

Clorofito

De cultivo extremamente fácil, o clorofito (Chlorophytum comosum) se adapta bem em locais internos uma vez que suporta até ar condicionado.

Uma das variedades mais comum utilizada na decoração de interiores são as variegadas. Suas folhas apresentam listras longitudinais na cor amarela ou branca.

O solo deve ser fértil, bem como suavemente enriquecido com matéria-prima. As regas devem ser esporádicas uma vez que suas raízes grossas retêm água. Dessa forma, suporta pequenos períodos de estiagem.

As plantas para ambiente interno não só auxiliam em sua decoração como também trazem vida e frescor para qualquer cômodo da casa. Então, abuse dessas ideias que sugerimos.

Deixe seu comentário!