Você que sempre teve vontade de aprender a fazer artesanato em tecido, mas nunca soube por onde começar, veio ao lugar certo.
Hoje vamos mostrar alguns tipos de artesanato em tecido, quais os materiais necessários para fazê-los e também dar algumas dicas para você que está começando agora.
O artesanato em tecido é um ótimo passatempo e também uma boa forma de se conseguir uma renda extra para dar aquela ajuda no mês para pagar as contas.
Se você mora em um lugar mais afastado, onde montar uma lojinha de artesanatos ou vender de porta em porta não daria certo devido a pouco procura que esse produto teria, isso não é mais problema.
Com o avanço da internet você pode vender os seus trabalhos online, enviando eles por correios ou transportadoras.
Tudo o que você precisa é de um site ou blog, bem como páginas e perfis nas redes sociais para mostrar o seu artesanato em tecido para o mundo e quem sabe até tornar-se uma profissão, se tornando sua própria patroa.
Mas o que é artesanato?
Por definição, artesanato é todo o tipo de produção manual sem ser em nível industrializado e sem ser produção em série.
Ou seja, é todo aquele trabalho que você se faz de forma manual e que seja de cunho artístico.
Tipos de artesanato em tecido
Existem muitos tipos de artesanato em tecido, após alguma pesquisa temos a certeza que você encontrará algum que você se identifique e que goste.
Aqui nós vamos dar exemplos dos 3 tipos de artesanato em tecido que são mais comuns e mais utilizados pelas artesãs que trabalham com esse tipo de material.
1. Artesanato em tecido – Pintura de tecidos
Se você tem talento para desenhos e pinturas, uma boa dica é fazer pinturas em tecidos.
O mais comum desse tipo de pintura é ser feita em panos de pratos e geralmente esse tipo de artesanato está presente em quase todas as cozinhas brasileiras.
Mas você pode ter todo esse talento para esse tipo de artesanato, mas não saber o material que precisa para começar. Então vamos a lista de materiais.
- Tabua de pintura – você vai precisar de uma tábua em MDF, mas o ideal é uma tábua de Eucatex, para colocar o tecido que você vai pintar em cima.
- Pano – Se sua ideia é ganhar dinheiro com o seu artesanato o ideal é adquirir tecidos de qualidade para dar uma melhor apresentação ao seu trabalho. A dica é utilizar panos de algodão.
- Cola – para evitar que o pano se mexa na hora da pintura, o ideal é que você cole ele, com cola permanente em cima da tábua de pintura. Afinal, você não quer o seu trabalho estragado por causa de um borrão na pintura.
- Tipos de pinceis – para iniciar o ideal são 4 pinceis. 1 Pincel tamanho 0; 1 Pincel tamanho 4; 1 Pincel tamanho 6; 1 Pincel tamanho 8.
- Tinta para tecido – utilize tintas de boa qualidade.
- Potinhos com água – como você vai trabalhar com várias cores de tintas, precisara de potinhos com água para limpar seus pinceis.
- Papel – você também precisará secar bem os seus pinceis depois de lavá-los, para só depois colocar o pincel em outra tinta.
- Potinhos para as tintas – não pegue a tinta com o pincel direto do recipiente que elas veem na compra. Separe um pouco de cada tinta em um recipiente. Assim você evita que a tinta possa ressecar por ficar muito tempo aberta.
- Tintas para tecido – para iniciar um kit básicos de cores é o suficiente, porém, após isso é recomendado ter, pelo menos, dois tons de tinta de cada cor. Isso facilitará o degrade e sombreado das pinturas.
2. Artesanato em tecido – Patchwork
Se você já trabalha com costura, um excelente tipo de artesanato em tecido para você fazer é o Patchwork, que é um artesanato utilizando retalhos de tecidos de cores e texturas diferentes.
O Patchwork normalmente é utilizado em colchas para camas, em almofadas para poltronas e sofás, e também em puffs. Mas nada impede que você dê um novo significado para esse trabalho.
Patchwork significa retalhos (patch) e trabalho (work), ou seja, é o trabalho de juntar vários retalhos de tecido formando padrões geométricos.
O kit básico para Patchwork (caso você já seja costureira ou saiba usar uma máquina de costura) é:
- Uma base para corte – ela é numerada, assim você não erra o tamanho dos recortes que você fizer, fazendo todos do mesmo tamanho;
- Régua para Patchwork – essa régua possui a marcação de vários ângulos, que vai lhe auxiliar a dar formatos exatos para os seus retalhos.
- Cortador circular para artesanato em tecido – esse não tem mistério, serve para cortar o tecido em formatos redondos, podendo cortar até mesmo, várias camadas de tecido por vez.
Para esse trabalho escolha diferentes tipos de estampas para os tecidos que você deseja retalhar, mas sempre preze pela qualidade, preferencialmente utilizando tecidos 100% algodão.
3. Artesanato em tecido – Feltro
Assim como a pintura e Patchwork o artesanato em feltro muito em alta no Brasil.
A vantagem do artesanato em tecido feltro é que você trabalha em 3 dimensões, fazendo bonecas, ursos e o que mais vier a sua mente.
Natal, Pascoa, Aniversário, Dia das Mãe, Pais e Namorados. Para qualquer data o feltro é indicado.
Alguns exemplos do que você pode fazer com feltro:
- Guirlandas natalinas;
- Coelhos para cestas de páscoa;
- Animais e personagens para decoração de aniversários;
- Chaveiros;
- Bonecas;
- Para dar de presente em qualquer ocasião.
Para iniciar os trabalhos com feltro você vai precisar de:
- Tecido feltro – as cores desse tipo de tecido e bem variada e inclusive estampada;
- Linhas- linha invisível ou linha nas cores dos feltros que você for utilizar;
- Tesoura – para cortar o feltro. Compre uma tesoura de qualidade, pois o feltro tira o fio de corte delas com muita facilidade;
- Cola – o indicado é utilizar cola para artesanatos mesmo, mas também pode ser utilizado cola quente;
- Termolina – a termolina serve para impermeabilizar o feltro. Para você que está iniciando não é necessário adquiri-la em um primeiro momento;
- Enchimento – para o enchimento é utilizado fibra siliconada, que é vendida normalmente em sacos de 1kg;
O feltro normalmente é costurado a mão, mas se você tiver uma máquina de costura com pontos especiais é possível adaptar a costura para fazer na máquina, aumentando assim a velocidade de produção.
Considerações finais
Trabalhar com artesanato em tecido é algo que além de lucrativo, ajuda a aliviar o stress e preencher o tempo livre.
Seja qual for o artesanato em tecido que você pretenda fazer, pintura, Patchwork, feltro ou outro tipo, tenha a certeza que serão momentos de alegria e relaxamento.
Gostou? Não esqueça de compartilhar em suas redes sociais.
Deixe seu comentário!