Artesanato

Cabeceira Capitoné: saiba como fazer passo a passo

Cabeceira capitoné

Cabeceiras Capitoné são deslumbrantes, mas costumam ser tão caras que muita gente acha que não pode ter uma em casa, mas sabia que você pode fazer a sua cabeceira capitoné em casa?

Se você é o tipo de pessoa que gosta de trabalhos manuais e DIY e sempre quis ter uma cabeceira dessa, esse projeto é para você!

Você vai precisar de:

  • Moldura de cabeceira antiga ou painel ou placa de madeira
  • Espuma
  • Tecido de sua escolha
  • Uma média de 40 botões (que combinem com seu tecido, é claro)
  • Linha e agulha
  • Cola de tecido
  • Grampeador

Preparando a madeira

Você já tem uma cabeceira ou tem uma placa de madeira? Perfeito! O primeiro passo aqui é preparar sua placa de madeira.

Veja também – Puxa saco de coruja: passo a passo descomplicado!

Se você já tem uma cabeceira de madeira, você não precisava fazer nada, mas se você tem uma placa de madeira, ou duas placas de madeira e faça o corte do tamanho que você necessita para a sua cama, ou leve a um marceneiro para que o corte seja feito, é nessa estrutura de madeira que você vai colocar a espuma e grampear o tecido mais tarde.

Aqui não precisamos de perfeição, você apenas precisa de uma placa de madeira do tamanho que você quer sua cabeceira capitoné.

Faça a marcação de furos na madeira

Essa é normalmente a parte mais chata do nosso projeto. É hora de pegar sua régua ou fita métrica e fazer a marcação dos furos na madeira. Esses furos são onde você irá pregar cada botão da sua cabeceira capitoné.

Aqui está o que você deve fazer:

  1. Meça e marque o centro da cabeceira. 2. Faça as primeiras marcações no centro da cabeceira. 3. Comece a partir do centro marcado e vá fazendo os quatro furos necessários, fazendo uma forma de diamante. Faça isso em toda a parte da cabeceira que irá aparecer (não precisa fazer na parte de baixo).

DICA: Não crie marcações diretamente nas bordas da cabeceira, pare vários centímetros antes para evitar ter que costurar os botões nos cantos, uma vez que será impossível.

Agora que ar marcações estão feitas no formato de vários diamantes onde cada botão vai entrar, é hora de fazer os furos. Utilize uma furadeira.

Os buracos não precisam ser muito grandes, apenas grandes o suficiente para uma agulha penetra-los. Após fazer os furos, limpe toda a serragem.

Adicione a espuma e o tecido

Pegue duas peças gêmeas de espuma (pode ser uma espuma ais barata e de uma densidade menor, você pode fazer essa escolha, decidindo se quer uma cabeceira muito confortável, ou apenas um pouco macia).

Veja também – Dicas de como fazer artesanato em tecido

Coloque as peças de espuma em cima da cabeceira e alinhe-as com a parte superior e os lados da cabeceira da cama e corte todo o excesso. Em seguida, grampeie os lados e a parte inferior apenas, não grampeie a parte de cima.

Agora é hora de adicionar o tecido. Corte o tecido do tamanho necessário para cobrir toda a cabeceira, mas lembre-se de deixar excesso de tecido o suficiente para “embrulhar” a cabeceira e grampear o tecido. Mantendo o tecido drapejado, levante a cabeceira e apoie-a contra uma parede.

Colocando os botões

Agora é a hora de começar a costurar os botões, e essa é com certeza a hora mais complicada do nosso projeto.

Você deverá costurar os botões em cada buraco que furou no início do projeto, e ao final, eles irão formar o desenho de vários diamantes, característicos das cabeceiras capitoné.

Costurar todos esses botões é complicado não por causa da costura em si, uma vez que é uma costura simples, mas o fato de costurar em uma superfície tão grande quanto uma cabeceira complica bastante o trabalho.

Veja também – Móveis de paletes: como fazer e usar na decoração

Tenha paciência e vá até o fim.

Uma boa dica aqui é após costurar cada botão, colocar um pinguinho e cola para tecido para fixar cada um deles, afinal, você não quer que nenhum deles caia e que você tenha que costurar novamente.

Faça o drapeado e grampeie o tecido

Depois que terminar de colocar todos os botões é hora de fazer o drapeado na parte de cima da sua cabeceira capitoné e grampear o seu tecido.

Para fazer o drapeado, simplesmente puxe o tecido da parte de cima de modo a dobrá-lo e fazer uma pequena linha, feita essa linha, grampeie o tecido dobrado, grampeie quantas vezes achar necessário para que o tecido fique firme e para que a parte dobrada não se desfaça.

Veja também – Almofadas de crochê: como fazer + fotos inspiradoras

Faça o drapeado a partir de todos os botões da primeira fileira da sua cabeceira capitoné, grampeie todos e a parte de cima está pronta.

Agora é hora de drapear e grampear o tecido nas laterais e na parte de baixo. Para a parte de baixo será preciso virar a cabeceira de cabeça para baixo.

Grampeie seu tecido quantas vezes for necessário para que ele fique realmente firme, afinal, não será nada legal se alguma parte do tecido se soltar e deixar todo o seu design de cabeceira de capitoné desmanchar porque está frouxo.

Após drapear e grampear todos os lados da sua cabeceira, aproveite a sua maravilhosa obra de arte!

Deixe seu comentário!