Decoração

Casas em L: confira dicas e fotos para te inspirar!

Casas em L

Casas em L podem ser casas de campo, com piscina, casas de praia, com muito quintal, ou casas na cidade. Os tamanhos variam, começando com uma aconchegante casinha até uma verdadeira mansão. Veja as possibilidades de casas em L.

As casas em L e a realidade brasileira

Antigamente, as cidades eram menores, os terrenos eram enormes e as casas tinham quintal, varanda, quintal dos fundos, espaço para circulação de ar, janelas para todos os lados. Hoje, especialmente nas cidades maiores, os terrenos encolheram e tudo o que as pessoas conseguem fazer é um vagão longo, uma casa retangular e com alguma sorte, um sobrado.

Mas quem tem pouco espaço precisa ter criatividade. E o formato de casas em L serve para ajudar quando o terreno é pequeno e até para quando as medidas não são retângulos simples.

A verdade é que casas em L são cheias de estilo e chamam a atenção positivamente. Por se destacarem da maioria, são objetos de desejo de muitos. E as possibilidades arquitetônicas são muitas.

Casas em L para dentro do terreno

O modelo mais cobiçado de casas em L é este, com toda a estrutura da casa voltada para dentro do terreno. Quando há essa possibilidade, a casa é beneficiada por um ambiente bem arejado, com janelas para todos os lados, luz entrando por toda a parte e uma área verde ou piscina de onde você pode olhar toda a parte interna da casa. O mais encantador deste formato de casa é colocar uma grande varanda ao redor da área verde ou da piscina.

O outro ponto de vista é também elegante e encantador. É comum que nas casas em L o morador tenha visão do quintal ou da piscina não importa em qual ambiente da casa esteja. O que é ótimo se você tiver filhos pequenos e um grande quintal.

Se tiver piscina, em um dia de sol, não trabalhe em casa. A vontade de pular na água será muito forte. Mas um home office na varanda, que vai cercar toda a piscina com piso de madeira será a sua maior alegria tanto nos dias de sol quanto nas noites quentes. Plantas altas completam o ambiente.

Casas em L para fora do terreno

Coisa bem comum em países como Estados Unidos e Austrália, especialmente fora dos grandes centros urbanos, as casas em L acabam sendo muito funcionais. Em alguns casos, a casa em L lembra muito um escritório, com muito vidro e metal. E a entrada fica mais para o fundo, garantindo privacidade.

Em outros casos, é comum ter uma garagem se destacando. O nosso puxadinho tem muito o que aprender com a casa em L que na maioria das vezes é uma garagem coberta, que também vira uma espécie de oficina e garante um bom espaço para guardar coisas e mais coisas. Por isso o termo “liquidação de garagem”, muito comum nos Estados Unidos.

Conforto e privacidade

Uma coisa que o brasileiro faz muito é aproveitar espaços. E as casas em L podem promover mais espaço e mais privacidade para quem tem a sorte de ter um bom espaço para construir. De um lado, o imóvel pode ser um grande paredão, com a porta da rua que dá para um hall de entrada e de lá, acesso aos demais ambientes da casa. Porém, para o lado de dentro, as casas em L escondem o tesouro da casa confortável e aconchegante, com o quintal que só os moradores sabem que tem.

Formas de construir casas em L

Se seu projeto tem espaço para uma casa em L, é importante pensar que você pode construir de várias formas, mas precisa estar atento a vários fatores para que sua casa aproveite o espaço ao máximo e o uso do terreno seja mais funcional. Veja alguns cuidados:

  • Deixe a luz do sol entrar – É importante pensar na entrada de luz nas casas em L. O ideal é deixar a face norte da casa com o espaço aberto. A luz do sol vai iluminar melhor a casa, sem áreas de mofo ou zonas frias e desconfortáveis.
  • Se fizer sobrado – Nunca construa a parte mais alta das casas em L voltadas para o leste ou o oeste. Especialmente se sua intenção é colocar uma piscina ao centro do espaço. Um andar extra ao térreo será suficiente para que o sol não aqueça o quintal ou piscina senão após 10h da manhã caso a parte alta esteja a leste, ou nascente. E se o andar de cima estiver a oeste, do lado do poente, a luz da tarde desaparecerá bem no meio do churrasco, após 16h. E olha que em ambos os casos, estamos falando apenas de 3 metros acima da altura média do telhado.
  • Espaços integrados – Tudo fica mais perto em casas em L. Se você é fã assumido de churrasco em casa, pode fazer uma área de serviço e uma ligação para a churrasqueira e a varanda ligada diretamente à cozinha.
  • Casas em L podem ser rústicas – Aliás, este formato de casa de campo é sensacional. Muita madeira, área verde de um lado e de outro, água corrente e uma casa com a área social para um lado e a área privativa para outro. Fachada em madeira, plantas, vasos grandes e muito bom gosto.
  • Casas modernas – O formato de casas em L se adapta bem às grandes cidades, combinando concreto e vidro. Tons claros como branco e off-white casam muito bem com a fachada de casas em L, mas cores vivas e brilhantes como o amarelo ouro fica lindo em casas em L com muitas janelas. Se não acredita, veja as casas de Mondrian e do Bauhaus.

Versatilidade e conforto com casas em L

Quem vive em cidades muito populosas nem sempre tem espaço para ser criativo, mas se você encontrar um terreno de esquina, pense rapidamente em aproveitar o espaço para fazer uma construção bem diferente. Casas em L são sinônimos de bom gosto, aproveitamento racional de espaços e sofisticação. Você vai adorar morar em uma casa tão diferente e bem pensada!

Deixe seu comentário!