Balancinho gostoso de rede ou de cadeira de varanda, entenda as delícias de sair do padrão usando modelos de camas suspensas ao invés de ficar presa ao chão. Use a criatividade para embalar o seu sono.
Uma das coisas mais certas da vida é que todo mundo dorme numa cama. Ok, bebês e crianças pequenas dormem em um berço cercadinho. Mas isso é uma cama pequena e bem segura. Agora, que tal dormir em uma cama suspensa, por cordas, por correntes, por barras de aço ou outros elementos que a criatividade mandar? Analisamos alguns modelos de camas suspensas para entender melhor o mecanismo e sugerir mudanças criativas na sua forma de dormir.
Calma que estes modelos de camas suspensas não precisam necessariamente balançar. Você não vai sonhar todas as noites que está no Titanic afundando. Muitas dessas camas são apenas um jeito de sair do comum na hora de decorar a casa.
Gostou da ideia de ter uma cama suspensa no teto para dar todo um ar mais inovador em sua casa? Vamos ver o que você precisa para colocar em seu quarto de dormir alguns modelos de camas suspensas. E veja outras possibilidades de usar a cama para aproveitar o espaço todo do quarto.
Para aproveitar espaços
Um de meus antigos projetos, que nunca saiu do universo das ideias, era justamente o de uma cama suspensa. Ou, melhor dizendo, o de uma cama levadiça. Presa à parede por dobradiças grandes, a cama de casal iria ser fixada com correntes nas postas de fora, em um ângulo de 45 graus. Algo como uma cama de cela de prisão. De manhã, eu levantaria a cama e usaria o espaço debaixo dela.
A ideia não foi adiante porque a intenção era colocar mesas, computador e outros equipamentos e móveis grandes no espaço da cama. Isso significa que a cama deveria ficar no alto, quase colada no teto, para caber tanta coisa debaixo dela. E a ideia de suspender a cama durante o dia perdia totalmente o sentido.
Já com modelos de camas suspensas, o objetivo é decoração. Estilo. Um jeito novo de pensar e fazer as coisas. Se todo mundo faz igual, por que a gente não pode mudar um pouquinho e ver no que dá?
Atenção aos detalhes
Usar modelos de camas suspensas significa ter alguns cuidados. Em alguns casos, há um truque de mágica. A cama apenas parece suspensa. Em outros. O teto precisa ser resistente, de concreto, para suportar o peso da cama com uma ou duas pessoas adultas sobre ela. Para este fim, nada de drywall ou teto de gesso.
Outro ponto importante é pensar que os modelos de camas suspensas não devem nunca ser confundidos com beliches. As camas suspensas estão presas por cordas, cabos de aço, correntes, barras metálicas, o que for, dependendo da decoração, mas são independentes. Podem até estar fixadas uma sobre a outra, em simetria, em cruz, ou fora da simetria, mas o importante é saber que cada uma terá sua própria sustentação e por medida de segurança, nunca usar os mesmos apoios para duas camas, como acontece com a beliche.
Use escadas seguras
Escadas são essenciais para os modelos de camas suspensas que ficam mais alto. Nada de colocar os pés em uma, pegar apoio e saltar para a cama de cima. Vamos respeitar o espaço do outro, está bem?
Crianças em camas suspensas?
Bem, alguns modelos de camas suspensas são bem seguros, com gradinha para evitar que a criança caia. Mas o ideal é que este recurso de decoração seja usado por adultos.
Se for para usar com crianças, o melhor é que os modelos de camas suspensas fiquem na altura padrão de uma cama comum, com pés, fixa no chão, para evitar acidentes. As crianças vão adorar. Seja na altura que for, e claro, vão pedir para a cama ficar mais no alto, mas papais e mamães espertos não vão ceder aos pedidos de uma criança. A gente sabe dos perigos.
Atenção à altura
Para colocar os modelos de camas suspensas, o ambiente precisa ter pelo menos 2,70m de altura. Para dar a sensação de altura a quem deita, e ainda proporcionar um efeito positivo na decoração. A ideia é que a cama suspensa fique um pouco mais alta que uma cama normal e que, ao deitar nela, você tenha um espaço confortável até o teto. Sem aquela impressão de claustrofobia de teto baixo.
O espaço debaixo da cama pode ser bem aproveitado
Com espaços de 70 centímetros entre o chão e a cama, os modelos de camas suspensas proporcionam espaço para baús de brinquedos, roupas, cobertores e aparelhos de ginástica dobráveis, que a gente compra, paga caro, dobra e coloca debaixo da cama e nunca mais vê de novo.
Opções de decoração nos modelos de camas suspensas
O mais legal em usar modelos de camas suspensas é soltar a imaginação.
Quartos de crianças, podem receber cores fortes. E a decoração pode lembrar um barco pirata. Ainda mais se você usar cordas grossas para prender a cama suspensa.
E se você tiver uma criança que ama contos de fadas, há modelos de camas suspensas que podem ser feitos com aspecto de nuvens, presas por lindas cordas douradas.
- Casas rústicas podem usar cordas.
- Casas modernas podem usar fios de aço.
- Casas modernas podem usar barras de aço e combinar a decoração com um ambiente aconchegante.
- Casas funcionais podem ter um home office embaixo dos modelos de camas suspensas. Você só terá que se acostumar com o teto mais baixo, mas a altura pode ser pensada para caber um computador permanentemente debaixo da cama.
- Madeira vai bem em modelos de camas suspensas.
Mais vantagens em modelos de camas suspensas
Uma das maiores vantagens em modelos de camas suspensas é que o seu dedinho do pé nunca vai encontrar os pés da cama.
Só esta liberdade de poder andar sem medo no escuro já é motivo mais do que suficiente para pensar em trocar o modelo tradicional por modelos de camas suspensas.
Vai ser mais fácil limpar embaixo de uma cama suspensa.
E para encerrar, quem gosta de madeira na decoração, vai adorar os modelos de camas suspensas que casam cordas e madeira para criar um ambiente confortável, inovador e criativo. Tente. Aposto que você vai gostar da novidade!
Deixe seu comentário!