Mesa de cabeceira, mesinha de descanso, mesinha de canto-de-cama, entre outros, são todos nomes dados ao móvel que conhecemos como criado mudo. Um pequeno móvel instalado próximo a cama semelhante a uma mesa de baixa estatura que exerce a simples função de guardar objetos. Muitos modelos de criado mudo surgiram de uns anos para cá, um mais excêntrico do que o outro, afinal o item tem se tornado objeto obrigatório na casa – mais precisamente no quarto – de todas as pessoas.
Não se sabe exatamente porque o móvel recebeu esse nome. Acredita-se que tenha relação com a função que mordomos exerciam há décadas nas mansões de nobres guardando os objetos de seus patrões após sua chegada. Geralmente possuidores de muitas riquezas esses nobres tinham o hábito de colecionar vários tipos de mobílias. Logo, não demorou muito para o criado mudo substituir os mordomos na função de guardar objetos pequenos e preciosos para os nobres.
Também era muito comum ver o pequeno móvel sendo usado como suporte para outros objetos como luminárias, por exemplo (função praticada até hoje). E, com o passar dos anos novos modelos de criado mudo foram surgindo. Hoje, mais do que cumprir suas funções básicas o móvel tornou-se parte de decoração da casa. Muitas pessoas hoje ao planejarem um quarto de casal, um quarto de criança ou mesmo um escritório escolhem um criado mudo conforme seus gostos pessoais e preferências.
Os modelos de criado mudo podem ser compostos dos mais diversificados materiais que em conjunto com a decoração trazem o resultado desejado. E, engana-se aquele que pensa que o criado mudo é só mais um item para o quarto. Muitas vezes, dependendo da ocasião o modelo de criado mudo pode ser a fundação de toda a decoração que envolverá os demais componentes do cômodo.
Mostraremos através de 10 modelos de criado mudo simples e acessíveis a todos, como é possível com um mínimo de trabalho deixar seu quarto muito mais bonito. Decorar sua casa nunca foi tão fácil.
10 modelos de criado mudo
1. Dentre os modelos de criado mudo que vamos apresentar, este aparentemente é o mais fácil e prático de se fazer. O criado mudo feito com caixote de feira. Após lixá-lo, basta pintá-lo com a cor referente à decoração. Além de aderir à questão do reaproveitamento, é uma ótima opção para quem deseja economizar. Você ainda pode acrescentar rodas para tornar este modelo de criado mudo ainda mais prático.
2. Outra opção fácil e barata é o criado mudo de prateleira. Sim, uma chapa pequena de MDF fixada à parede ao lado da cama com o auxílio de uma mão francesa. Este modelo de criado mudo fica suspenso e além de lhe fazer ganhar espaço abaixo ele servirá como suporte para luminárias e livros. Você pode adaptá-lo a decoração encapando-o com um papel de parede de sua preferência.
3. O criado mudo de tambor não te dá nenhum trabalho com construção, reforma ou adaptação, justamente por já comprá-lo pronto. Músicos, especialmente bateristas, adorarão esse modelo de criado mudo. Com este criado mudo você poderá externar sua paixão por música e deixará seu quarto muito mais adaptado ao seu estilo.
4. O barril industrial pintado de preto tem sido uma nova tendência de decoração muito utilizada em barbearias com o logo da mesma em grafite. Essa opção de modelo de criado mudo dará muito mais estilo ao seu quarto. Porém, na maioria dos casos ficará maior do que a cama.
5. Os cinéfilos que buscam um estilo retro para a decoração de seu quarto podem optar por um modelo de criado mudo feito à partir de fitas VHS. Encontrar as fitas não é muito difícil, sebos ainda as vendem por um valor bem barato. Para montar este criado mudo você precisará colar as fitas em chapas de MDF pintadas com tinta preta. Mas, caso já tenha um criado mudo velho reformá-lo dessa maneira é também uma opção.
6. Falando sobre reformas temos o outro modelo de criado mudo, o espelhado. Outra opção para quem busca um ambiente mais elegante e fino. Basta colar recortes de espelho adaptados ao tamanho das gavetas e de seu tampo. Independente da cor a ser utilizada para a decoração este criado mudo deixará seu quarto muito mais chique!
7. O modelo de criado mudo flutuante, ou suspenso como também é conhecido, é uma opção fácil de ser executada e que também trará beleza ao ambiente. Você pode utilizar uma placa de MDF como base e através de fios de aço prendê-la ao teto. Cordas mais grossas também podem ser utilizadas e tudo pode estar ligado a um gancho central instalado no teto do cômodo. Você pode procurar um profissional em marcenaria para cortar o MDF na forma que desejar utilizar como, por exemplo, naves espaciais para um quarto de menino ou corações para um quarto de casal.
8. Pensando em jogar fora seu cesto de lixo? Que tal reformá-lo? Basta pintá-lo com uma tinta spray e utilizá-lo como criado mudo virando-o para baixo. Você pode optar por abrir a parte da frente e inserir uma prateleira conforme seu contorno ao meio. A tampa será a última prateleira. Esta sem dúvida é uma exótica opção de modelo de criado mudo.
9. Canos de PVC também podem gerar um ótimo criado mudo. Com o auxílio de conectores em T, primeiro monte a estrutura do móvel. Depois, utilize tinta em spray para dar cor desejada. Para o tampo, uma pedra de granito pode cumprir esse papel só lembre de usar a cola certa para esse material.
10. Essa última ideia serve tanto para criado mudo como para uma mesinha de canto. Para quem gosta de decorações ao estilo vintage e também ama música esse modelo de criado mudo de disco de vinil é perfeito! Ele pode ser feito de forma fácil utilizando um suporte para plantas, basta acoplar o vinil ao suporte colando-o com cola quente.
Com essas dicas rápidas não há mais desculpas para deixar sua casa muito mais bonita, use sua criatividade para inventar ainda muitos mais modelos de criado mudo. Adapte um ou outro a sua preferência, o importante é fazer. Esperamos tê-los ajudado a escolher o seu próximo criado mudo, até a próxima!
Deixe seu comentário!