Decoração

Decoração de quarto montessoriano

Decoração de quarto montessoriano

Considerando a abordagem de um quarto montessoriano para o seu filho? Você não precisa esperar pela pré-escola para começar a incentivar seu bebê a pensar e a agir de forma independente e o quarto montessoriano garante isso! Transforme o espaço de sua criança em um ambiente de aprendizado seguro e independente com essas dicas para criar um quarto montessoriano divertido e educacional.

Um quarto montessoriano tem como regra número um a simplicidade e interação com a criança, mas é claro, de maneira segura. Na figura abaixo você tem uma ideia completa do que um quarto montessoriano precisa e como ele pode ser realmente simples de se decorar.

Um quarto montessoriano é composto de alguns elementos principais, sendo eles um colchão deixado no chão para que a criança possa deitar e levantar de sua cama quando quiser, alguns brinquedos no chão e um tapete seguro, uma pequena prateleira ao alcance da criança com mais alguns brinquedos e uma mesinha e cadeira onde ela possa se sentar e interagir com seus brinquedos, ou com papel, giz de cera, tintas, entre outros materiais.

Quando a criança cresce e começa a poder escolher suas próprias roupas, é interessante adicionar um pequeno armário acessível à criança e sem portas para que ela possa interagir e escolher suas próprias roupas, deixando-a mais independente e responsável logo na infância.

Por esses motivos o quarto montessoriano é muito interessante para o aprendizado das crianças e abaixo você confere mais algumas dicas sobre como decorar esse tipo de ambiente.

Mantenha a decoração simples:

Lindos papéis de parede e muitos detalhes em um quarto super decorado e colorido. Esqueça tudo isso. As cores primárias podem até ser boas para o desenvolvimento, mas quando se trata de uma decoração em um quarto montessoriano, esses elementos ficam melhor se não fizerem parte do pacote.

Você deve pensar em primeiro lugar que o quarto do seu bebê deve ser um lugar relaxante para ele –e até mesmo para você – por isso pense em tons neutros e suaves como ver água ou azul bem clarinho e tenha cuidado ao introduzir elementos padronizados. Fuja de listras na parede ou várias bolinhas na parede de todo o quarto, faça de tudo para não confundir a cabeça e o aprendizado do seu bebê com isso.

Quarto montessoriano

Mas talvez você esteja se perguntando, “então como faço uma decoração bonita no quarto do meu bebê? ”. Na imagem abaixo podemos ver um ótimo exemplo de quarto montessoriano muito estiloso onde uma estrutura de madeira em formato de casinha vem com o colchão do seu filho (a), e existem estantes e brinquedos acessíveis para a idade dele (esse modelo de quarto é para crianças maiores de 3 anos) e você pode perceber muito estilo e detalhes que sugerem a interação da criança, como a lâmpada e interruptor anexados a cama, entre outras coisas.

Com cores leves, estruturas pouco complexas e detalhes como algumas bandeirinhas penduradas no teto são ótimas ideias de uma linda decoração de quarto montessoriano, por exemplo.

Já em relação aos brinquedos, escolha os brinquedos mais simples como chocalhos, tambores para bebê, rodaris, bolas e brinquedos sensoriais, livros de pano, entre outros que podem ser muito coloridos, fazendo parte da decoração do quarto.

Esqueça o berço:

Como dissemos anteriormente, os berços restringem o movimento e deixam as crianças dependentes de seus pais para ter acesso à sua própria cama. Os pais devem decidir quando seu filho deve dormir e quando eles devem acordar – uma decisão que, de acordo com os princípios de Montessori, deve ser deixada para a criança. Embora as práticas de sono seguras sejam essenciais durante o primeiro ano do bebê, um colchão no chão e de fácil acesso é uma maneira segura e fácil de dar a sua criança autonomia sobre o instinto corporal básico para dormir. Basta colocar o colchão do seu filho no chão e instalar um portão de bebê na porta para restringir o acesso ao quarto, simples assim!

Ajuste a escala do quarto:

O mundo pode ser um lugar bastante intimidador quando você tem apenas uns 60 centímetros de altura. Escalar as coisas um pouco não só reduz a ansiedade, mas também dá ao seu pequeno a capacidade de explorar e interagir com seu ambiente, aprendendo com ele.

Quarto montessoriano decoração

Ao decorar o espaço do seu bebê, opte por móveis para crianças, sempre que possível. Apostar em uma pequena mesa, por exemplo, e em cadeiras em miniatura irão dar ao seu filho um ótimo local para sentar e interagir com um livro de tecido ou com brinquedos.

Se você planeja deixar um pouco de arte acessível a criança, coloque quadros e outros itens que elas possam olhar e interagir, mas sempre bem fixos na parede para evitar acidentes, e nunca pendurados.

Aposte em menos brinquedos, mas em mais qualidade:

Crianças devem sempre ter acesso a brinquedos interessantes e educacionais, mas tenha cuidado para não dominar seu pequeno. Muitos brinquedos podem ser excessivamente estimulantes, e uma criança que não tem certeza do que brincar, com frequência acaba não brincando com nada.

Em vez de preencher prateleiras e cestas com brinquedos e livros, tente organizar um punhado dos brinquedos favoritos de seu filho em várias estações temáticas. Invista em prateleiras baixas e resistentes que possam até mesmo ser utilizadas como superfícies de jogo. Certifique-se de mudar sua seleção de brinquedos e livros regularmente, de modo que sempre haja algo novo e emocionante para capturar a imaginação do seu bebê.

Espelhos e outras experiências sensoriais também são uma ótima maneira de manter seu filho entretido, por isso, você pode também optar por um espelho montessoriano fixo na parede e seguro para o seu bebê.

Torne as coisas acessíveis:

Se você quiser que seu filho aprenda a se desenvolver de forma independente no seu próprio espaço, você precisa tornar esse espaço acessível para ele. Considere a substituição de gavetas grandes e pesadas por pequenos compartimentos para crianças e instale um trilho inferior no armário, para que seu filho possa ajudar a escolher suas próprias roupas. Os ganchos de parede facilmente acessíveis também são uma ótima escolha. Mesmo algo tão simples quanto um extensor de interruptor de luz pode fazer uma grande diferença para o nível de independência de sua criança, como dito anteriormente.

Coloque a segurança em primeiro lugar:

A proteção para crianças é absolutamente essencial em qualquer espaço, por isso, leve em consideração todos os aspectos de segurança na hora de fazer a decoração do quarto do seu filho. O quarto montessoriano é simples e oferece poucos perigos, mas sempre que for adicionar algo novo no quarto, certifique-se que não há a possibilidade de que nenhum acidente ocorra.

Deixe seu comentário!