Decoração

Mesa com cavalete: por que não inserir no seu espaço?

Mesa com cavalete

A mesa com cavalete tem se tornado uma nova tendência entre os estilos de mesas adotados por escritórios, seja de empresas, seja home Office. Acontece que ela é muito mais barata que uma mesa comum e pode ser feita em casa com materiais de preços acessíveis. Sendo assim, por que não inserir uma em seu espaço?

Todos sabem que uma mesa por si só é sem dúvida o tem mais importante dos muitos tipos de cômodo, a base central de armazenamento dos objetos de trabalho e o centro das atenções de um visitante que frequenta o local. No entanto, sabemos o quão caro pode ser o custo de uma boa mesa. Para resolver essa questão uma mesa com cavalete pode ser o item ideal para incrementar seu escritório.

Com apenas um tampo de madeira, de vidro, de granito e etc. e dois cavaletes você pode montar a sua própria mesa com cavalete. Se praticidade é o que você procura, assim como um estilo de mesa único, exclusivo e adaptado ao seu tipo de decoração a mesa com cavalete com certeza é pra você.

Usando cavaletes na decoração

Tem muita gente que desconhece as vantagens de usar cavaletes na decoração e talvez por isso mesmo eles não sejam a primeira opção quando o assunto envolve decoração o que pode representar muita falta de conhecimento!

Entende-se que alguns anos atrás o número de cavaletes em demanda de oferta era muito pouco e consequentemente faltavam opções. As poucas que existiam acabam se tornando caras devido a seus modelos únicos e falta de profissionais bons para a fabricação o que acabava reduzindo o número de cavaletes no mercado.

No entanto, o número de modelos de cavaletes cresceu nas últimas duas décadas trazendo novidades aos designers que se tornaram modernos e funcionais.

Não demorou muito para que estava combinação elevasse a procura de cavaletes da parte de muitos clientes que passaram a querer utilizá-lo como decoração e até mesmo em locais de trabalho especializados como empresas, afinal ele atende a necessidade de tudo e de todos.

Mesa com cavalete

Sendo assim, não há porque inserir uma mesa com cavalete a sua decoração. Seu espaço pode ganhar ainda mais exclusividade se você decidir por montar seu próprio cavalete com mesa. Não é uma tarefa difícil. Em lojas de construção, você pode mandar cortar a madeira do tamanho que quiser, ou ainda usar uma folha de porta como apoio, em todos os casos, você vai conquistar uma mesa de escritório gigante por uma fração do preço cheio. Então, que tal começar a colocar a mão na massa?

Faça você mesmo!

Fazer você mesmo sua própria mesa com cavalete não será uma tarefa difícil como já dito, no entanto empreenderá dedicação. Veja os materiais que você precisará parta começar a sua fabricação:

  • Dois cavaletes de madeira ou MDF; Cavaletes metálicos também podem ser usados como opção;
  • Uma porta lisa de madeira;
  • Tinta, comum ou em spray;
  • Papel ou tecido adesivo colorido ou estampado; Este último é uma opção a parte.

Importante: Antes de comprar o cavalete, confirme com o vendedor o peso que eles suportam e veja se atendem às suas necessidades.

No mais, siga este passo a passo:

1. Vá até uma madeireira de sua preferência. Escolha uma porta com um tipo de madeira maciço, ou seja, mais pesado, ou semi oco. Importa que este pedaço de madeira esteja liso e meça cerca de 60 cm de largura. Você pode pedi-los para cortar se preciso para adaptá-la melhor ao seu espaço. Algumas madeireiras vendem portas sem acabamento, atente-se a isso. Se este for o caso lixe a madeira até que fique lisa. Isso evitará farpas expostas e melhorará o visual da sua mesa com cavalete.

2. O acabamento da peça acima poderá ser feito com verniz em spray; Siga as orientações na embalagem. Caso queria outra opção de cor utilize spray de tinta no lugar do verniz. No caso do uso de tinta comum, espalhe-a com um rolo a fim de melhor acabamento. Jornais, revistas velhas ou uma lona devem ser usados para cobrir o chão com intuito de aparar respingos e mais sujeira proveniente da tinta.

Mesa com cavalete

3. Dê cor aos cavaletes usando o mesmo método anterior. Procure usar uma cor diferente da usada acima para que o resultado final não fique a mesma coisa por fim. Lembrando que para a madeira (e em alguns casos também os cavaletes) algumas peças são vendidas em cores. Você pode comprar já na cor que desejar e evitar todo esse trabalho com tinta e conseguir um visual exclusivo para a sua mesa com cavalete.

Dicas extras:

  • Para melhor fixação e amortecimento do tampão da mesa com o cavalete recomenda-se colocar borrachas de silicone no suporte antes de colocar a mesa em cima. As borrachas de silicone ajudam a manter a mesa estática.
  • Uma opção viável caso não queira pintar a estrutura da mesa é comprar papel adesivo, tipo esses usados em paredes. As opções de estampas são muitas: Quadriculadas, listradas, redondas, duotone e etc. Esse tipo de papel é facilmente encontrado em papelarias e além de evitar riscos esconde quaisquer imperfeições da madeira.

Mostramos alguns passos usados para a fabricação própria de uma mesa de cavalete feita de madeira, há outras opções caso queira inovar. Dentre as muitas destacam-se as que usam tampo de vidro temperado ou acrílico, cavaletes metálicos encomendados em serralheiros especializados, entre outros.

Considerações finais

Mesas com cavaletes são versáteis, leves e a última moda em decoração de casas e escritórios. Sua utilização é muito variada podendo ir desde mesas de trabalho, muito utilizada em salas de aula, oficinas, escritórios home Office ou mesmo do lado de fora da casa para jardinagem até a utilização como mesa de refeição em uma sala de jantar.

Em ambos os casos é importante lembrar sempre do cuidado no ato da compra do cavalete. O material seja qual for (vidro, mdf, inox, granito e etc.) deve ser avaliado com certificação de que aguentarão o peso proposto a sua necessidade. No mais, como última informação relevante, certifique-se de que a altura do tampo da mesa acima do cavalete seja de 75 cm.

Mesa com cavalete

Mesa com cavalete

Mesa com cavalete

Mesa com cavalete

Deixe seu comentário!