Decoração

Decoração com arandelas: tudo o que você sempre quis saber

Decoração com arandelas

Boa iluminação ou no caso, um espaço bem iluminado, é o mínimo que se espera de uma moradia comum. E, em meio aos mais diversos tipos objetos usados para iluminação como lâmpadas, luminárias, abajures e afins. Apresentaremos a você, caro leitor, as arandelas. Sim, aquela pequena luminária presa à parede pode dar o upgrade que seu cômodo precisa. Conheça hoje a decoração com arandelas e como ela pode tornar seu ambiente mais leve e funcional.

O que é uma arandela?

Com o objetivo único de trazer um diferencial ao seu ambiente através da sofisticação, do designer e porque não falar do “luxo”, a arandela é sim aquela luminária que se acopla a parede. Seu uso encaixa perfeitamente com qualquer ambiente não só pelo suporte voltado a iluminação, mas em nível de aperfeiçoamento de decoração a arandela é simplesmente perfeita.

No entanto, arandelas não trabalham sozinhas, portanto não são requisitadas para substituir lâmpadas. Elas não apresentam capacidade para iluminar um cômodo inteiro, até mesmo porque sua luz fica “escondida”. Pense na arandela como um abajur centralizado no meio da parede. Ele iluminará uma pequena área somente naquele local, mas nada, além disso. Somente seu uso único torna o ambiente mal iluminado. Mas, podem ser ótimas se aliadas a outros recursos luminotécnicos de uma residência, a presença de arandelas com certeza tornará o ambiente especial.

Uma infinidade de modelos de arandelas podem ser encontrados em mercados grandes, casas de material de construção ou mesmo em lojas especializadas de luminárias e geralmente variam para áreas externas ou internas. As formas também variam indo desde as mais comuns (quadradas) até aquelas mais redondas. Variações incluem arandelas com cúpula (peça semelhante à de um abajur), arandelas com desenhos infantis, arandelas com cristais como um lustre e etc. Arandelas são comumente usadas em lugares fechados indicando saídas de emergência.

Ao comprar uma arandela para sua decoração certifique-se de que está adquirindo um modelo que atenda a sua necessidade. Por exemplo, arandelas externas e internas são diferentes e podem ser identificadas pelo material que cobre a lâmpada. Automaticamente, arandelas externas duram mais e resistem a maiores variações de temperatura, assim como resistem à chuva e ao calor emitido pelos raios de sol. Enquanto, arandelas de interiores são comumente usadas para decoração e estragam rapidamente se colocadas do lado de fora da residência.

Decoração com arandelas

Onde e como utilizar a arandela?

A decoração com arandelas garante uma iluminação luz indireta no ambiente em que ela se faz presente. Automaticamente, sua instalação deve ser realizada em superfícies retas e paralelas. Neste caso, a arandela é perfeita junto a um revestimento, por exemplo. Sua iluminação tende a valorizar demais esse ambiente.

Como já dito arandelas não substituem lâmpadas, portanto sua utilização precisa ser avaliada antes da instalação. O tempo de permanência no ambiente, assim como as atividades que serão realizadas naquele cômodo específico deve ser levado em consideração antes de se cogitar a opção do uso de arandelas. Se o cômodo depender só da iluminação da arandela é preferível a substituição por uma lâmpada.

Por fim, decoração com arandelas necessitam ser utilizadas em ambientes onde a luz não é o grande destaque. Independente do modelo e forma da arandela ela sempre oferecerá uma iluminação concentrada e em pequena área. Uma iluminação que não agride a visão e cria um designer atenuante, ao mesmo tempo em que confortante, ao clima da residência.

Vejamos alguns cômodos e ambientes onde a decoração com arandelas se encaixam melhor.

  • Na parte exterior da residência, arandelas ficam perfeitas para “iluminar” varandas, mesas de refeições externas ou churrasqueiras.
  • Ainda na parte externa. Em fachadas, a decoração com arandelas devem prestar-se a iluminar passagens e caminhos, guiando os passos das pessoas por aquele determinado trajeto. Com o mesmo objetivo, arandelas internas podem ser usadas em corredores interiores com o objetivo de guia entre um cômodo e outro. No primeiro caso, atente-se ao modelo de arandela externa para que esta resista aos efeitos do clima e tempo.
  • Para o interior de um banheiro ou de um lavabo a decoração com arandela deve ser usada somente para iluminar a pequena área onde se concentra a pia. Geralmente é posta acima do espelho.
  • Algumas pessoas optam por usar arandelas próximas a painéis onde ficam televisores. Essa decoração com arandelas, claro, da um charme no ambiente tornando-o ainda mais aconchegante. É perfeito para amantes de filmes e famílias que adoram fazer uma sessão pipoca. Entretanto, deve-se ter atenção quanto a proximidade da arandela com a tela da TV. O reflexo pode prejudicar a visão.
  • Por fim, dentre outros locais, arandelas ficam perfeitas iluminando portas, janelas, escadas e corredores.

Decoração com arandelas

Considerações importantes

Arandelas não devem ser utilizadas para iluminar salas de jantar, cozinhas ou escritórios.

Decoração com arandela exige uma altura mínima ideal para que ela funcione. Considerando casas que possuem um pé-direito comum, ou seja, entre 2,50m e 2,70 m a altura da arandela deve ficar entre 2m e 2,20m. Essa altura envolve arandelas em qualquer cômodo da residência, o que inclui lavabos e banheiros. Em dormitórios, há uma exceção. Neste caso, arandelas são acopladas a parede na altura de 1m até 1,10m e costumam ficar acima de cabeceiras ou criados-mudos. Ainda assim, mesmo com essa proximidade da cama, arandelas não servem como luz de leitura. A iluminação com arandela é ambiente e voltada somente para fins de decoração. Para leitura, ideal é usar uma iluminação mais forte e concentrada.

O que é preciso entender é que a iluminação da decoração com arandelas sempre será complementar e necessita ser integrada junto a outras peças de iluminação. Ideal é realizar junto ao projeto da decoração da casa um projeto de luminotécnica. Um projeto de iluminação bem realizado pode resolver essa questão e oferecerá ao contratante as muitas possibilidades de luminárias específicas para cada cômodo e ocasião.

Um hábito errado que têm se propagado entre decorações com arandelas é o uso de pares da mesma ao lado de mesas de canto ou aparadores. Esses itens não precisam de iluminação, além de ficaram feios e estragar todo o resto da decoração. Se for para gastar seu dinheiro invista em luminárias ou arandelas que terão real destaque em algum ambiente.

Decoração com arandelas

Decoração com arandelas

Decoração com arandelas

Decoração com arandelas

Deixe seu comentário!