A internet tem tornado nossa vida muito mais fácil em diversos aspectos, e principalmente quando estamos falando em comprar e vender produtos. Vender seu artesanato na internet é muito mais simples e barato do que montar uma loja física, mas é claro, você irá precisar de dedicação para conseguir obter sucesso.
- Leia também – Lembrancinhas de aniversário infantil
A primeira regra para conseguir chegar ao sucesso ao vender artesanato na internet é oferecer bons produtos que realmente interesse clientes em potencial. A segunda regra para isso é investir em canais de comunicação com os clientes como Facebook, seu próprio site de artesanato, ou sites especializados como Elo7, AtelieWeb, Mercado Livre, entre outros. Você pode escolher apenas uma dessas plataformas para vender seu artesanato na internet, todas elas, ou apenas algumas delas, sempre de acordo com o seu perfil e disponibilidade para gerenciar cada uma delas, mas uma coisa é certa: será preciso um pouco de dedicação e algumas das nossas dicas para que você consiga chegar lá.
Vender através do Facebook
Você não pode ter uma loja no Facebook, mas sim uma página de negócios que é uma maneira incrível de chegar ao público e mostrar o seu trabalho. A plataforma do Facebook para negócios é amigável, fácil de manusear e qualquer um pode aprender a configurá-la, sendo ela tão simples quanto ter o seu perfil nessa rede social.
O primeiro passa para conseguir sucesso no Facebook é ter imagens bonitas do seu produto, investir em uma boa logo para que seus clientes consigam identificar sua marca e manter sua página sempre atualizada com novos produtos e preços. Peça a todos os seus amigos para “curtir” a sua página e fazer bons comentários sobre os seus produtos. Comece a juntar fãs dos seus produtos e possíveis novos compradores que agora podem te encontrar mais facilmente.
A venda em si pode ser feita através do chat do Facebook ou através de um link que irá direcionar seus clientes a sua loja em um site especializado ou a sua loja virtual.
Use brindes para atrair adeptos
Utilizar brindes ou sorteios é uma ótima maneira de atrair mais curtidas para a sua página do Facebook, e assim aumentar suas chances de vender fazendo com que mais pessoas conheçam seus produtos (leia as regras do Facebook para fazer sorteios ou dar brindes).
Além disso, siga outras páginas que lhe interessem ou sejam relevantes, publique conteúdo envolvente, coloque links que direcionem o cliente a sua página de vendas, compartilhe, comente e outras pessoas farão o mesmo por você.
Existem páginas voltadas para artesanato que fazem um excelente trabalho ao compartilhar as marcas de outras pessoas, e por isso vale a pena se envolver com essas páginas e sempre apostar em ótimos conteúdos que podem ser interessantes e facilmente compartilhados.
Sua página deve refletir você, sua marca e seus gostos. Seus clientes devem ter a oportunidade de conhecer melhor sua marca e assim você irá construir confiança e uma boa reputação para o seu negócio.
Coloque alguma personalidade em sua página
Embora seja ótimo colocar alguma personalidade em sua página, o resto do mundo não precisa saber que toda a família tem um problema de estômago ou que você está realmente irritada (o) com seu parceiro (a). Mantenha sua página com a personalidade da sua marca, mas sempre positiva e profissional.
Houve recentemente muitas queixas em relação as alterações que o Facebook fez em seus algoritmos para que as mensagens não sejam vistas por tantas pessoas. Isso ocorre porque o Facebook gostaria que você pagasse para que as suas postagens fossem vistas por mais pessoas. Mesmo sem pagar nada, é preciso saber que quanto mais você interage, mais você será visto.
Caso queria pagar por um anúncio, saiba que eles são muito baratos, seu anúncio vai para um público-alvo selecionado e você normalmente ganha novas curtidas e muitas visualizações. Se elas irão se traduzir em vendas ou não, não é certeza, mas se você confia em seu produto e faz boas publicações para o público certo, é bem possível que sim.
Ter apenas um Facebook pode ajudar você a fazer vendas em sua própria cidade e fazer entregas em mãos, mas se você quer vender para qualquer pessoa em qualquer lugar, você precisa necessariamente ao menos ter sua marca ou seus produtos em sua própria loja virtual ou em uma loja virtual em um site como Elo7, AtelieWeb ou Mercado Livre. Uma vez que você tem sua própria loja ou lojas linkadas a esses sites, coloque o link na sua página do Facebook e boas vendas!
Vender através do seu próprio site
Você pode configurar seu próprio site em pouco tempo e isso tem se tornado cada vez mais fácil. Plataformas como Wix, Weebly e WordPress, por exemplo oferecem esse serviço gratuitamente ou através de valores que você paga anualmente. Mesmo sem muitos conhecimentos você consegue configurar seu próprio site, exibir seus produtos e vender de forma bastante intuitiva.
Você pode apostar em um site bastante básico, mas com tudo o que você precisa. No começo você não precisa necessariamente ter uma loja virtual, mas apenas uma página diretamente ligada à sua loja no Elo7, AtelieWeb, Mercado Livre ou outra plataforma, e isso irá funcionar bem, mas parece muito mais profissional ter uma página de loja própria.
Leia sobre SEO
Demora um tempo para se estabelecer como marca conhecida e aumentar sua classificação ou mesmo aparecer nas pesquisas, mas vale a pena fazer isso – basta pensar no dinheiro que você economizará sem taxas de comissão em suas vendas!
Leia sobre o SEO (Otimização para Mecanismos de Buscas), considere seu conteúdo com cuidado e lembre-se de usar suas palavras-chave no seu texto. Suas fotos também devem ser marcadas, pois você também vai querer aparecer nas pesquisas de imagens. Um blog (atualizado com frequência, é claro!) e links de compartilhamento também ajudarão em seus rankings de pesquisa.
Muitos clientes preferem comprar diretamente do vendedor em vez de comprar pela internet, mas mesmo assim, com um site futuros clientes também poderão ter acesso ao seu produto pela internet e depois virão até você.
Configure o Google Analytics
Vincule seu site ao Google Analytics e você poderá ver quantas visualizações você está recebendo, de quem, o que estas pessoas estão procurando, como eles o encontraram e muito mais – todas as informações muito úteis.
É um pouco difícil se acostumar ao Google Analytics no começo, e você pode começar prestando atenção apenas em informações básicas, mas pode ser estranhamente viciante ver em tempo real, quantas pessoas estão olhando um produto que você acabou de colocar em seu site e com o tempo você vai aprendendo mais e mais com o Google Analytics.
Invista em excelentes fotos
Certifique-se de ter excelentes fotos de seus produtos, e se você não sabe como fazer isso, contrate um fotografo e o resultado valerá a pena. O pensamento é simples: você compra o que acha bonito, certo? E uma boa foto ajuda a mostrar isso, onde existem padrões de foto para produtos que devem ser seguidos se você realmente quer ver seu negócio decolar.
Vender através de sites especializados
Os sites ELO7, Mercado livre, e Ateliweb são os sites mais famosos voltados para vendas de produtos e artesanato no Brasil. Fazer uma loja nesses sites é bem fácil, onde de maneira simples você irá preencher formulários com todos os seus dados e dados a sua marca, irá colocar seus produtos, descrições e fotos no ar e sua loja em cada um desses sites estará pronta.
Divulgue suas lojas no Facebook ou em outras redes sociais, ganhe clientes e comece a vender artesanato com sucesso!
Deixe seu comentário!