Fazer velas artesanais com certeza não é a coisa mais simples do mundo, mas por outro lado, temos a certeza de que pode ser algo apaixonante. As velas artesanais caíram no gosto de muitas pessoas nos últimos tempos, e muitas delas estão interessadas em comprá-las de pessoas especializadas nesse negócio ou em fazê-las em casa.
Se você é uma entusiasta apaixonada por fazer velas ou se você quer fazê-las para vender e começar seu próprio negócio, aqui você confere duas ótimas receitas de velas artesanais para fazer em casa. A primeira mais simples, a segunda só um pouquinho mais complexa. Comece a testar e fazer suas velas artesanais hoje mesmo!
Receita de Vela de canela
Se você adora os aromas do outono, e se essa é uma maneira fácil de levantar seu humor, que tal investir em uma vela de canela? Fazer velas pode ser um processo super relaxante e emocionante, e você pode se apaixonar por ele. Não importa quais são seus motivos para fazer uma vela artesanal, faça a sua e aproveite para sentir os aromas e para curtir um momento de paz enquanto faz um lindo trabalho com essas velas.
Você vai precisar de:
- Jarra ou recipiente para colocar a vela
- Pavio de vela
- Cera de soja em flocos
- 1 colher de sopa de extrato de baunilha puro
- 1 colher de sopa de canela
- Meia colher de sopa de cravo molhado
Instruções:
Comece por derreter sua cera. Você precisará de cerca de 2 xícaras de cera derretida para uma jarra de vela. Comece com uma xícara de flocos de cera em pó e coloque no micro-ondas por dois minutos. Continue colocando no micro-ondas em intervalos de 1 minuto até derreter.
Adicione outra xícara de cera ao recipiente e novamente coloque no micro-ondas em intervalos de um minuto até que tudo esteja derretido. (Lembre-se de utilizar recipientes que agora serão voltados apenas para fazer velas e não mais para outros usos na cozinha relacionados a alimentação.)
Enquanto sua cera está derretendo, prepare seu pavio de vela. Enrole o fim do pavio em torno de um espeto ou lápis de madeira e coloque o espeto no topo do frasco – isso mantém o pavio no lugar enquanto você coloca a vela. Certifique-se de que a extremidade do metal do pavio recai todo no fundo da jarra.
Quando a cera estiver completamente derretida, adicione baunilha e especiarias, misturando bem com um espeto.
Coloque lentamente a mistura de cera no frasco, ajustando o pavio se ele se mover durante esse processo. Se houver alguma bolha de ar nos lados do frasco use seu espeto de madeira para esfregar o interior do frasco para liberá-las para o topo. Isso é estético – se você estiver usando um recipiente opaco, isso não é um problema.
Permita que a vela descanse por 4 a 5 horas até ficar firme.
Acenda e divirta-se! Você vai ver como é bom sentir o cheirinho de especiarias enquanto a sua vela derrete e vai ver como foi valeu a pena tirar algum tempinho do seu dia para relaxar e fazer uma vela super cheirosa e fácil de fazer!
Se você quiser fazer esse tipo de vela para vender, uma boa dica é escolher lindos frascos para vela e decorá-los com alguns detalhes como fitas delicadas, por exemplo.
Receita de Vela artesanal comum (escolha sua fragrância)
Você vai precisar de:
- Recipientes ou jarras de vidro transparente ou opaco (escolha pessoal)
- Pavio de vela
- Cera de soja ou parafina em flocos
- Termômetro
- Panela
- Óleo perfumado a sua escolha
Ao procurar o óleo perfumado perfeito para o seu caso, visite uma loja de óleos essenciais, ou lojas de artigos para artesanato, por exemplo. Escolha a fragrância que mais lhe agrada, ou escolha de acordo com a época do ano. Aromas florais são ótimos para a primavera, aromas frescos são bons para o verão e aromas de especiarias muito interessantes para o outono ou inverno.
Uma vez que você tenha todo o equipamento necessário, você pode começar a fazer sua vela seguindo as etapas abaixo.
Passo 1: Derreta a cera
Usando o método de dupla caldeira, derreta a cera em uma panela que pode ferver fervente. Escolha panelas com alças e de fácil manuseio para isso, e lembre-se que essas panelas não poderão mais ser utilizadas para o preparo de alimentos.
Para medir a quantidade de cera necessária, use esta fórmula.
Volume do recipiente (ml) x 0,85 = Quantidade necessária de cera de soja ou parafina (g)
Se você não tem uma calculadora à mão, então uma maneira rápida de calcular a cera necessária é simplesmente usar o recipiente para medir duas colheres completas de cera não fundida. Quando a cera derreter, ela será o suficiente para encher o recipiente.
Passo 2: Prepare o recipiente
Coloque o pavio no centro da vela usando o adesivo do pavio para mantê-lo no lugar ou então amarre o pavio a um lápis ou espeto para mantê-lo firme. Uma vez que o pavio está seguro no recipiente, você já está pronta para adicionar a mistura da sua vela.
Passo 3: Adicione o óleo de fragrância
Uma vez que a cera derretida atingiu 80 graus Celsius, retire a cera do calor e transfira-a para outra jarra, e então adicione o óleo da fragrância de sua escolha e mexa durante cerca de 2 minutos.
Adicione entre 6-10% de óleo de fragrância em relação a quantidade de gramas de cera derretida.
Para calcular isso, simplesmente siga a fórmula abaixo.
Cera de soja (g) x 0,10 (para 10%) = Quantidade necessária de óleo de fragrância (ml)
Passo 4: Despeje a vela
Quando a cera esfriar a cerca de 55 graus Celsius, despeje-a no recipiente.
Passo 5: Deixe a vela descansar
Deixe as velas descansarem por cerca de 24 horas e então você tem uma linda e perfumada vela para usar em casa, para presentear ou mesmo para vender!
Essas receitas de vela artesanal são super fáceis de fazer e você não gasta quase nada para isso! Comece hoje mesmo a fazer suas velas artesanais e relaxe com deliciosas fragrâncias.
Deixe seu comentário!