A decoração industrial não nasceu da mente de um gênio criativo que inaugura tendências a serem seguidas. Nasceu espontaneamente, como reflexo da necessidade habitacional dos grandes centros industriais que precisavam de mão de obra para se manterem operantes.
Com a crescente demanda e falta de espaço, a Nova York dos anos 1950 a 1970 passou a ofertar prédios e galpões comerciais como moradias, que vieram posteriormente a ficar conhecidos como lofts residenciais.
Esses galpões se tornaram populares não só por fornecerem mais uma opção de moradia, mas por serem amplos e mais baratos do que os imóveis tradicionais.
O estilo da decoração industrial é de uma aparência “crua”, rústica, sóbria, com paredes sem acabamento, com tijolos à mostra, pisos de cimento, móveis em madeira natural, entre outros detalhes no mesmo tom.
Em um primeiro instante, tal aparência pode parecer uma péssima ideia, mas o fato é que muitas pessoas gostam do estilo por passar um ambiente despojado, sem o formalismo, o tradicionalismo das decorações da maioria das casas, o que confere personalidade, uma atmosfera vintage.
Também remete a elementos do passado, primitivos, e cria um clima moderno, já que pode misturar junto aos materiais rústicos itens decorativos da atualidade, propiciando um visual único.
Vamos apresentar algumas ideias, sugestões e dicas de decoração industrial para que cada um possa conferir com mais detalhes esse estilo e até se inspirar para aplicar algo parecido na sua casa ou escritório.
Saiba mais sobre decoração industrial a seguir!
Dicas de decoração industrial
Para quem curte o estilo ou se identificou com o conceito, vale tentar essas dicas para ambientar o espaço que pretende decorar com as características que o definem.
Prefira materiais naturais
A decoração industrial se baseia muito no uso de materiais naturais, na forma mais primitiva dos elementos. Seria como uma alusão à matéria-prima usada nas fábricas para se produzir artefatos, construções mais engenhosas.
Por isso, é uma constante, um requisito básico para reproduzir o estilo, deixar à mostra paredes sem acabamento, com tijolos, concreto, cimento.
É também usual optar por móveis de madeira natural e tecidos como algodão e lã.
Aparência crua
Se o que mais lhe atrai na decoração industrial é o aspecto urbano que ela passa, por remeter a um universo de fábrica, maquinário, instalações complexas, o que ajuda bastante a imprimir esse clima em um ambiente é propiciar uma aparência mais “crua” ao deixar, por exemplos, vigas e encanamentos expostos, aparentes, sem se preocupar em encobri-los sob paredes. Encanamentos metalizados, principalmente, são ótimos para transmitir a sensação de urbanidade e modernidade.
Mas para o clima não fica excessivamente carregado, com aspecto de fábrica real, recomenda-se contrabalançar, equilibrar o ambiente com cores vibrantes, materiais e objetos descontraídos.
Ambientes amplos e integrados
Os galpões industriais eram concebidos para integrar diversos setores e espaços, compartilhados por todos que os frequentavam para facilitar o trânsito e a comunicação, por isso precisam ser amplos, para comportar diversos setores, e integrados para agilizar processos.
Tal ideia é reproduzida na decoração industrial e deve ser reproduzida para se manter fiel ao estilo. Os espaços são vastos e não são separados por divisórias ou paredes, o que deixa o ambiente integrado, com sala, quarto e cozinha compartilhando a mesma área.
O estilo confere muito charme e apresenta um visual diferenciado e de impacto, especialmente para as visitas.
Investindo em acessórios
Se você não deseja ou não tem condições de fazer grande reformulação no ambiente, promover alterações drásticas, a dica é optar por móveis que ajudem a evocar, a incutir a decoração industrial.
Móveis perfeitos para alcançar esse objetivo são os de metal, como bancos, de preferência com cores neutras, e móveis antigos que estejam na condição de exibir acabamentos rústicos, primitivos, elementares, como madeira natural.
Uma solução para quem não quer ter o trabalho ou o gasto de tirar o acabamento da parede é optar por papeis de paredes que emulem tijolos ou concreto a mostra.
Cimento queimado
Uma alternativa para quem não quer uma parede de tijolos expostos é apostar no cimento queimado.
A cor escura ajuda a compor o aspecto cru e simples das fábricas antigas, o que reforça o aspecto industrial da decoração. O estilo pode ser aplicado tanto nas paredes como no piso.
Uma cor muito apreciável na decoração industrial é o preto, que pode predominar nas paredes ou se fazer presentes nos móveis grandes ou pequenos. O mesmo vale para o cinza mais escurecido, que remete o ambiente ao concreto.
Valorizando a arte de rua
Uma expressão artística muito comum de se ver nas grandes cidades, em bairros industriais, ao ponto de ser logo associada aos grandes centros urbanos industriais, é a arte de rua, o chamado grafiti.
Símbolo de um espaço dominado pelo concreto, pelas grandes construções cinzentas e que não fornecem grandes espaços de lazer, o grafiti se apresenta nesses centros como uma válvula de escape do clima opressor e um contraponto à frieza, à rusticidade das formas e dos elementos, apresentando visual mais colorido e pulsante.
Por isso, se encaixam muito bem na decoração industrial elementos decorativos com esse tom. Os melhores espaços para fazer uso desse tipo de arte são as paredes grandes.
Iluminação artificial
Sabe o que lembra o clima de fábrica, de grande cidade? Elementos que evoquem traços de modernidade. E nas fábricas das antigas o verdadeiro sinônimo de modernidade, de tecnologia engenhosa impossível de ser vista ou alcançada no campo, era a iluminação. A iluminação artificial.
Mais do que um símbolo de tempos modernos, a iluminação artificial também era uma necessidade, pois muitas das fábricas precisavam operar em locais fechados, sem acesso à luz do sol.
Rechear o ambiente com lâmpadas artificiais pode, sim, ajudar a compor o clima nostálgico e moderno característico da decoração industrial.
Para introduzir esse aspecto na sua casa, basta investir em acabamento rústico no teto e nas paredes.
Deixe seu comentário!