O que fazer quando a lâmpada queima? Trocar por uma nova, evidentemente, mas o que você faz com a antiga, a que queimou? Joga fora? Isso é um desperdício! Você pode reaproveitar lâmpadas queimadas para decorar a sua casa.
Achou a ideia bizarra? Calma. Quando você vir nossas sugestões e nossas imagens de ilustração, notará como esse tipo de objeto rende boas ideias, soluções práticas que se revelam muito úteis para o ambiente de seu lar.
Isso, fora a questão de apresentar ideias novas de decoração e soluções originais atrativas, reaproveitar lâmpadas queimadas mata três baratinhas em uma cajadada só – por que matar os coelhinhos tão fofinhos, né?
Primeiro, a já mencionada ideia de decoração personalizada.
Segundo, a questão econômica, afinal, estará reaproveitando um material antigo que já lhe rendeu bastante, em tese, na sua função original, e agora poderá render em outra sem necessitar abrir a mão para a aquisição de outro objeto.
Por fim, terceiro, a questão ecológica, pois o descarte de tal tipo de material gera transtornos ambientais em razão de acúmulo de resíduos, má distribuição e coleta e a decomposição demorada que afeta solos e rios na natureza.
Ou seja, reaproveitar lâmpadas queimadas faz bem para a sua casa, para o seu bolso e para o planeta que vive. Então por que não se ligar nessas dicas para reaproveitar lâmpadas queimadas e verificar se encontra algo que lhe inspira e assim ser beneficiada triplamente?
Veja mais sobre reaproveitar lâmpadas queimadas a seguir. Confira!
Vasos de lâmpada
O que é muito comum para as pessoas que fazem o trabalho de reaproveitar lâmpadas queimadas, especialmente que gostam do contato com o verde, com a natureza, é utilizar as lâmpadas desgastadas para a sua função primária como pequenos, delicados e graciosos vasos, vasinhos de flores, de plantas.
Com um pouquinho de água e um encaixe na extremidade de saída que sustente as plantas, é possível fazer uma decoração diferente e interessante. Pode, por exemplo, colocá-las em uma área externa e montar um inusitado jardim ou pendurá-las nos ambientes para injetar cores e vida no espaço.
Além de água, pode colocar pedras junto com outras plantas de modo que pareça um pequeno aquário.
Casinhas de sonhos
Sabe aqueles momentos da ficção que buscam representar os sonhos das pessoas em pequenas bolhas flutuantes, cada uma, com um sonho, um desejo diferente? É essa impressão que as miniaturas encerradas em invólucros de vidro passam também, né?
Ao reaproveitar lâmpadas queimadas é possível reproduzir essa sensação, fornecer uma nova proteção vítrea a esses pequenos objetos ao introduzi-los dentro dessas lâmpadas desgastadas.
É possível fazer verdadeiras obras de arte, montando cenários idílicos usando miniaturas de animais, plantas, casas, ou mais aventureiros como o clássico navio de pirata. A imaginação costuma voar longe e não ter limite.
Uma ótima solução para decorar quartos de crianças, por exemplo.
Enfeites natalinos
E se lâmpada vive pendurada no teto, por que não mantê-la pendurada, só que dessa vez em uma árvore de Natal?
Claro que não bastaria simplesmente colocá-la na árvore, mas trabalhar o seu visual de modo que se torne um novo adorno, um acréscimo, um incremento à decoração natalina no pinheiro artificial.
As possibilidades são infinitas principalmente se tiver habilidades manuais, de desenho, pois poderá desenhar olhos e bocas nas lâmpadas, seja no próprio vidro ou em um papel que revista a superfície do objeto, de modo a combinar com outros elementos ao personagem que idealiza.
Por exemplo, a ideia é fazer um boneco de neve? Aliás, o formato de uma lâmpada é perfeito para reproduzir o boneco. Você poderá colar um pano para simular um nariz de cenoura, além de cachecóis, gorros, botões, entre outros.
Globo de neve
E falando em enfeites natalinos, nada mais propício, adequado e harmônico com a proposta do que bolas de neve, não? Ok, no Brasil não neva, ao menos na maior parte do território, mas é inegável que esse elemento da natureza está fortemente ligado a essa época do ano em razão da forte influência cultural das potências do Hemisfério Norte no nosso país, onde o inverno transcorre exatamente nessa data marcante.
Para reaproveitar lâmpadas queimadas com o intuito de formar pequenos globos de neve, não precisará de muito. Necessitará de isopor para simular a neve dentro da lâmpada queimada, bolinhas de isopor e um bonequinho de brinquedo que esteja, de preferência, associado ao natal, como o Papai Noel ou um boneco de neve.
Deixe a imaginação solta!
Usando como terrários
E para reaproveitar lâmpadas queimadas como terrários (pequenos recipientes onde se tenta reproduzir as características do ambiente onde se habitam determinados seres vivos), você precisará de uma pinça, pedras, bonecos, a depender do tipo de ambiente que queira reproduzir, e paciência.
A graça de se fazer terrários é o de conseguir misturar elementos naturais com objetos artificiais. Normalmente esses objetos são minibrinquedos, joias, pequenas lembrancinhas ou plantas suculentas, que têm como vantagem serem fáceis de cuidar.
As possibilidades são praticamente inesgotáveis. Desde o fundo do mar até a reprodução de reinos encantados usando miniaturas de personagens e construções icônicas.
Suporte para temperos
Ou também conhecida como “tábua de especiarias”. A ideia é a seguinte: pegar uma tábua, pequena, de preferência, que sirva como base para reaproveitar lâmpadas queimadas.
Mas como isso ocorre?
As lâmpadas queimadas seriam colocadas nesse suporte. Naturalmente, com a extremidade que apresenta uma abertura virada para cima, pois nessas aberturas poderão ser colocados, em cada uma das lâmpadas, temperos e especiarias como sal, pimenta, orégano, enfim, o que costuma utilizar no preparo de comidas.
É uma excelente forma de reaproveitar objetos para se criar um novo, diferente e funcional sem precisar arcar com custeios financeiros.
Deixe seu comentário!