Neste post vamos dar dicas de decoração com instrumentos musicais.
Decorar um ambiente não é apenas distribuir móveis e cores pelo espaço de maneira desordenada e sem critérios, a decoração é o reflexo da personalidade de quem decora, dos gostos pessoais, do estilo de vida. É por meio da decoração que se causa no outro uma impressão forte sobre as raízes, a essência que o define, afinal, logicamente no lugar em que se passa boa parte do tempo, onde se reserva o dito “lugar seguro”, “zona de conforto” é natural que se queira estar próximo dos elementos que são mais de agrado.
E se partindo desse princípio você descobre que o que mais lhe satisfaz nessa vida, o que melhor lhe define, é a música, como refletir isso no ambiente que pretende decorar? Pois lotar o espaço com instrumentos ou outros objetos relacionados a música parece legal em um ambiente próprio para armazenar material do gênero, mas não para preencher os espaços de todo um espaço destinado para se passar o tempo e receber visitas, certo? Isso soaria caótico, desorganizado exótico demais, não é mesmo?
Errado.
É perfeitamente possível fazer uma boa decoração com instrumentos musicais sem soar uma excentricidade imatura ou uma ideia bizarra. Instrumentos musicais são bem estilosos e elegantes até, basta tomar alguns cuidados, encontrar o equilíbrio, usar com cautela, moderação, que é possível montar uma decoração com instrumentos musicais de forma que os objetos se encaixem no ambiente de maneira harmônica, natural, sem transparecer desconexão gritante com um todo.
Se é o seu caso da música ser o principal traço de sua personalidade, ou apenas ficou curioso para conferir alguns exemplos do estilo, mas alimenta algumas dúvidas, alguns receios quanto a investir em uma decoração do gênero, confira abaixo as nossas dicas de decoração com instrumentos musicais.
E o preço?
Talvez a primeira dúvida que surja quanto a decoração com instrumentos musicais é o fator preço. Se é minimamente antenado com esse universo sabe que os objetos mais icônicos da arte e indústria da música não são baratos, muitas vezes custam mais do que um móvel sofisticado. Investir em decoração de tal espécie provavelmente é gastar um absurdo.
Não é bem assim. Claro, instrumentos musicais são caros, sim, e se puder investir em objetos novos, ótimo, mas não é necessário.
Colocar os próprios instrumentos na decoração? Pode ser uma boa, mas se você for músico pode soar ridículo usar seus instrumentos mais para decorar paredes do que para tocar. E como vai ficar a casa, os cômodos quando for usá-los?
A melhor solução é comprar instrumentos usados, além de saírem mais em conta que os novos poderão sofrer todo e qualquer tipo de manutenção para ficarem apresentáveis mesmo a custa de bom desempenho na melodia, já que a principal finalidade será decorativa mesmo.
Relacionando estilo e instrumentos
É importante na decoração com instrumentos musicais relacionar bem os instrumentos que pretende usar com o estilo de sua preferência, que predomina no ambiente. Por exemplo, se o seu estilo é mais clássico, refinado, rebuscado, Bossa Nova e o espaço que decora claramente transparece essas qualidades na escolha das cores, dos móveis, ficará estranho optar por instrumentos, mesmo que seja do seu gosto, que remeta a características, a universos completamente diferentes.
Ambientes clássicos
O tom que aprecia é das orquestras, das grandes óperas, da música clássica, da Bossa Nova, do Blues, então o que costuma cair bem nesses segmentos é um piano, violino, flauta, saxofone, porque, assim como os estilos citados, são instrumentos glamourosos, sofisticados e combinam com essa atmosfera.
Ambiente despojado
Agora se a sua decoração com instrumentos musicais pender mais para o rock, punk, samba, pop os objetos que melhor se enquadram nessas categorias são a guitarra, pandeiros, violões, baterias.
Dica para decoração com instrumentos musicais
A principal dica para começar uma decoração com instrumentos musicais é deixar os instrumentos por último. Decore o ambiente de forma tradicional, mas respeitando os seus gostos, suas preferências, as suas características. Gosta de um ambiente mais arejado, descontraído, alegre? Invista em cores e mobília que transmitam essa ideia.
Encare os móveis como as peças que vão acrescentar o diferencial, o algo a mais, que vão coroar o trabalho iniciado. Use-as de modo a reforçar um estilo.
Uma bateria montada na sala, por exemplo, passa uma sensação de puro despojamento, de audácia, irreverência, atitude, enquanto um piano evoca uma atmosfera refinada, delicada, sensível, elegante.
Essa é a regra de ouro: decoração com instrumentos musicais reforçam uma ideia, uma tendência, coroam um estilo.
Na parede
Um dos locais interessantes para colocar os instrumentos, como violão, guitarra, contrabaixo é sobre uma das paredes da sala, como se fossem quadros, marcam presença e ficam em uma posição de destaque.
Quadros e adesivos
E a decoração com instrumentos musicais não precisa se ater, restringir aos aparelhos, é interessante compor o visual, fazer uma tabelinha entre instrumentos e quadros e pôsteres de bandas do seu gosto, por exemplo, assim como se valer de adesivos de notas musicais, para citar outro exemplo. A junção desses elementos pode ser muito útil para a composição de uma decoração inspirada no universo da música bem organizada, produzida.
Outras ideias
Como dito, a decoração com instrumentos musicais não precisa se resumir a uso dos objetos musicais, quadros e adesivos são bem vindos, mas outros elementos são possíveis de utilizar, como as partituras das músicas. Os papéis em que se registra a harmonia, a letra, a composição de uma canção. Com esses papéis é possível desenvolver uma luminária de abajur.
O violão pode ser usado como prateleira ao se retirar a face frontal, adaptar alguns suportes em seu interior e pendurá-lo na parede.
Este instrumento também serve como abajur se colocar a luminária no cabo das cordas e deixá-lo em pé em canto estratégico e que garanta a sua estabilidade.
Gostou deste conteúdo sobre decoração com instrumentos musicais?
Então curta, compartilhe, avalie.
Seu apoio e sua opinião são muito importantes para nós e fazem toda a diferença.
Leia mais assuntos do gênero conferindo o nosso conteúdo.
Deixe seu comentário!