A princípio, decoração com suculentas pode parecer uma ideia exótica, pois se você estiver visualizando a planta correta (e se tem dúvida, pode conferir a nossa galeria de imagens logo após o texto) ou o tipo mais conhecido logo se lembrará daquela vegetação que desponta em ambientes desérticos, áridos, isolados, não é o tipo de planta que logo vem a cabeça ao pensar fazer uma decoração usando alguns tipos certo?
Mas é provável que a impressão estranha ocorra ao sempre associá-la aos locais que consegue prevalecer e que para muitos não é nada convidativo, mas desolador, melancólico, solitário. Contudo, se tirá-las desse contexto, analisá-las no seu aspecto natural verá que possuem atrativos estéticos, de que têm si formas interessantes e cores belas.
Uma decoração com suculentas tem como diferenciais apresentar um arranjo diferenciado, de personalidade, pois não é a escolha mais recorrente ou óbvia e também traz muita praticidade de manutenção, o que é um ponto muito importante principalmente para quem mora no agito da cidade e não tem muito tempo para ficar em casa.
É uma cena que se repete nos centros urbanos. A pessoa adora flores e gosta muito das opções mais clássicas, no entanto essas plantas necessitam de cuidados diários, frequentes, o que nem sempre é possível, na verdade quase nunca é possível, no dia corrido da vida moderna nas grandes metrópoles. O que acaba ocorrendo é a planta ser vítima de pragas, de desidratação e passar dessa para melhor – tomara. O que não parece ser produtivo para nenhuma das partes, né?
Mas com decoração com suculentas dificilmente esse tipo de situação ocorrerá, a não ser que seja uma total desleixada ou esteja com a cabeça nas nuvens. E vamos explicar porque na sequência.
Confira!
As vantagens da decoração com suculentas
O trabalho de manutenção das suculentas é bem menos exigente do que os tipos de plantas mais usuais, porque, ora, se conseguem nascer e se manter no deserto, é sinal de que não são de se abater por qualquer contratempo, não é mesmo?
Regar as suculentas, por exemplo, dependendo da estação, você precisa fazer isso apenas uma vez a cada 15 dias.
Para ficar bem explicadinho:
Inverno (ou épocas frias), regar apenas uma vez a cada 15 dias.
Verão (ou épocas quentes) regar apenas uma vez a cada 7 dias.
Detalhe que essa regada é bem modesta, duas colheres de sopa já está de bom tamanho. Suculentas não se dão muito com grande volume de água. Jamais deixe a planta do vaso encharcada, pois do contrário poderá apodrecer a raiz da planta.
Dependendo da espécie, são mais de duas mil já registradas, iluminação também não é uma necessidade inadiável, pode se adaptar em ambientes abertos ou fechados, sem a incidência direta da luz solar. No entanto, é recomendável que a deixe alguns dias no sol durante a semana para evitar pontos brancos nas folhas, sinal claro de praga.
Outra vantagem da decoração com suculentas é que também não se faz necessário podar esse tipo de planta, a não ser que seja desejo mantê-la em determinado tamanho.
Ou seja, parece que são plantas que foram criadas para facilitar a vida de quem tenta ganhar a vida nas grandes cidades e necessita ficar longos períodos fora de casa, não só por causa do trabalho e estudos, mas também por causa do trânsito infernal. Não precisa regar todos os dias, não precisam ficar no sol todos os dias e em mesmo podá-las. Quer mais moleza do que isso? Ah se o seu filho ou seu cachorro fossem tão autônomos e discretos assim, seria uma beleza não é verdade?
Dicas de decoração com suculentas
Agora não adianta toda essa praticidade com decoração com suculentas se não renderem um visual bacana. Como já dissermos, as suculentas têm o seu brilho, a sua beleza e podem ficar ótimas no seu ambiente seguindo essas dicas:
Cascata de plantas
Se o ambiente tiver jardim, uma boa ideia envolvendo decoração com suculentas é empilhar vasos de cerâmicas de modo a fazer uma pequena “cascata de plantas” dispondo, organizando, distribuindo as suculentas pelos vasos e assim gerar um visual mais concentrado de verde. Uma espécie de suculenta que contribui bastante para incrementar esse efeito é do tipo pendente, como a colar-de-pérolas.
Miniestantes improvisadas
Se procura por um local adequado para reunir, concentrar a decoração com suculentas, uma sugestão é aproveitar aquele caixote de frutas que já não está sendo mais usado, está a beira de ser descartado e montar uma miniestante para depositar os vasos.
Para caprichar no visual, passe verniz na madeira, para protegê-la de tempos úmidos, e pinte-a na cor que preferir contanto que seja a base de resina PVA.
Para forma a prateleira, basta colocar caixote na vertical e inserir dois suportes de madeira. Pronto! Terá uma prateleira de suculentas para arrasar no visual.
Usando xícara
Plantar mudinhas de suculentas em xícaras e canecas é uma forma diferente, criativa de decoração com suculentas e cai bem em prateleiras, estantes, mesas, criado-mudo, batentes de janelas. A combinação da xícara, geralmente de material fino, frágil, com o germinar, a primeira fase de crescimento da planta, compõem um visual, singelo, delicado.
Sobre a mureta do quintal
Caso o seu quintal tenha uma mureta com acabamento bem simples e que acaba por destoar um pouco do ambiente elaborado, do jardim, uma sugestão é fazer uma decoração com suculentas, reproduzir uma espécie de minijardim se utilizando dessa planta.
Para isso, distribua sobre o local vasos decorativos, louças, cachepôs etc.
Jardineira com paletes
Misturar várias espécies de cactos e suculentas sobre um paletes é uma ótima forma de se fazer uma jardineira e assim gerar um visual exuberante.
O único cuidado ao fazer uma decoração com suculentas sobre o objeto é o de não deixar as plantas maiores fazerem sombra as menores.
Gostou deste conteúdo sobre decoração com suculentas?
Então curta, compartilhe, avalie, opine.
Seu apoio e sua opinião são muito importantes para nós e fazem toda a diferença.
Fique por dentro das últimas novidades de decoração conferindo o nosso conteúdo na página principal.
Deixe seu comentário!