Qual a função de um vaso decorativo? Em seus primórdios, e isso estamos nos referindo a séculos atrás, os gregos, da turma de túnica, discursos, política, filosofia, já utilizavam os vasos, mas inicialmente eles tinham uma função, ou foram idealizados para serem funcionais, ser um suporte , um formato de jarro utilizado para se colocar plantas para decorar os mais diversos tipos de ambientes. Com o tempo, pensou-se em se fazer uma decoração com vasos, isto é, não olhando o objeto apenas como mero suporte de quem deveria brilhar, as flores, mas como outra forma de expressão artística, de demonstração de talento, pujança, esmero etc.
Com esse pensamento, os vasos começaram a serem fabricados com mais e mais capricho, engenhosidade, em diferentes formatos, tamanhos, cores chegando ao ponto de muitas vezes se dispensar as flores, de tomarem o ambiente em que se instalam para si, serem os donos do pedaço.
A decoração com vasos pode ser feita em espaços diversos, elaborada tanto para se destacar no ambiente como para compor, se harmonizar a um espaço, pode também auxiliar na sensação de aumentar as dimensões do cômodo como também diminuí-lo, por isso é importante ter alguns cuidados ao fazer uma decoração com vasos, ter ciência sobre os principais tipos e vasos, materiais, formatos e em quais contextos são mais adequados.
Se gosta de decoração com vasos e quer saber de algumas dicas e colher algumas ideias para se inspirar, confira os tópicos abaixo.
Dicas de decoração com vasos
Segue as nossas dicas de decoração com vasos. O que primeiro deve se atentar ao querer utilizar os jarros como objetos de decoração é o seguinte:
Defina o estilo
Qual o estilo da decoração que pretende colocar no ambiente ou que já o tenha implementado? É clássico, sofisticado, remete a épocas imperiais, de realeza, ou é mais moderno, minimalista, clean, com linhas e formas enxutas, mas precisas, que evocam um clima arejado, funcional?
Cada estilo pede uma decoração com vasos adequada, pois existem vasos em diversos estilos. Um vaso que emule um balde prateado para champanhe pode não ficar legal em uma decoração vitoriana e um vaso com 2kg de adornos, curvas, flores etc pode ficar completamente desconectado em uma decoração japonesa contemporânea.
Esse é o primeiro ponto. Entender o estilo que quer adotar na decoração e procurar por vasos que dialogue com o conceito.
E quais os tipos de vasos para cada caso?
Ok, se não tem segurança, conhecimento para apontar qual tipo combina com esses ambientes que se antagonizam, se atente nesses aspectos.
Para decoração mais clássica, rebuscada, tradicional, os vasos devem conter adornos sofisticados, luxuosos, de preferência, enquanto o estilo mais contemporâneo, minimalista, pede vasos com linhas mais simples e modernas, com formatos diferenciados.
Com planta ou sem planta?
A decoração com vasos precisa ou não ter plantas?
Depende do seu objetivo, a sensação que quer transmitir no ambiente que decora. As flores têm a virtude de acrescentar beleza e leveza para a decoração. No entanto, há vasos que são tão formidáveis, que se destacam tanto, que as plantas se tornam desnecessárias, no sentido estético, e podem até gerar excesso de informação.
Do it Youself
Tendência na decoração, o Do it Yousel (DIY) é u conceito que dispensa o uso de profissionais para fazer alguma reparação, construção ou decoração, é o chamado “faça você mesmo” e que pode ser replicado na decoração com vasos.
Nesse caso, os vasos são substituídos por baldes, latas de alumínio, lâmpadas, caixotes, canecas. É ideal para quem quer desenvolver um ambiente de personalidade e descontraído.
Sala de estar
Se a decoração com vasos for para sala de estar não há problema de colocá-los no chão, desde que acabem fazendo papel de soma, se harmonizando ao ambiente.
Sala de jantar
Já a decoração com vasos para a sala de jantar pede adereços, móveis, objetos mais elegantes e nesse caso os modelos espelhados e de aço inox são os mais indicados.
Tamanho dos vasos
É importante observar na decoração com vasos o tamanho do cômodo, da área a se decorar. Recintos pequenos pedem vasos pequenos, pois do contrário, optando por peças grandes, que se destacam, suas formas terão o efeito de diminuir, ao menos causar tal sensação, o tamanho do lugar, fazê-lo parecer ainda menor do que já é, gerando impressão claustrofóbica. A dica nos espaços pequenos é espalhar as plantas em mesas de centro, prateleiras, estantes e bancadas, pois colaboram para trazer delicadeza ao ambiente.
Já nos espaços maiores, como deve deduzir, os vasos maiores são os mais adequados, com ou sem planta, no entanto, é recomendável inseri-los em corredores ou cantos de paredes.
Material
Na hora de procurar por peças para a decoração com vasos avalie o tipo de material de acordo com o ambiente em que pretende colocar o objeto. Ambientes externos pedem materiais mais resistentes e que não tenham muitos adornos que podem facilmente se desgastar. Nos espaços internos, onde estarão em tese mais protegidos, os adornos estão liberados, mas atente-se de verificar se estão de acordo com a proposta de decoração.
Cachepôs
Para quem não sabe, os cachepôs são recipientes que são usados para cobrir um vaso de planta. Existem de diversos tamanhos e materiais. Imagine que irá colocar uma capa sobre o vaso.
Mas qual a utilidade desse objeto?
É comum que os vasos com o tempo acabem se desgastando ou sejam vítimas de alguma avaria provocada por agentes externos, como o clima, animais, humanos etc. Seu aspecto visual fica a desejar e pode ser o caso de descartá-lo e substituir por outro. Mas o cachepô acaba dando uma sobrevida a esse vaso avariado, pois encobre e expõe para o público externo uma capa renovada, brilhante, mais apresentável.
Uma boa solução para quem deseja por uma decoração de decoração com vasos sem precisar investir grande soma ou se desfazer de materiais que, apesar do desgaste ainda apresentam boa qualidade, estrutura, para se manterem firmes.
Gostou deste conteúdo sobre decoração com vasos?
Então curta, compartilhe, avalie.
Seu apoio e sua opinião são muito importantes para nós.
Leia mais de nosso conteúdo.
Deixe seu comentário!