Decoração

Telhado colonial: veja o que é e quais suas vantagens

Telhado colonial

O telhado colonial é facilmente encontrado em diferentes tipos de casas. As telhas desse tipo de telhado são chamadas de colonial.

Você pode até não conhecer muito esse nome, mas sem dúvidas já viu esse tipo de telhado em alguma casa. Principalmente nas casas mais antigas, mas não pense que é um telhado considerado fora de moda. Existem casas lindas e modernas que possuem esse tipo de telhado.

Para que você tenha esse tipo de telhado, é muito importante cuidar dele da melhor maneira possível.

O telhado chamado de colonial é o tipo de cobertura mais comum encontrada no país. Mesmo que esse nome colonial soe estranho, aposto que se você fechar os olhos e pensar em um telhado, é a imagem dele que vai aparecer na sua mente.

Apesar de combinar muito mais com as casas mais rústicas, por causa da aparência evidente do telhado, ele combina também com as casas mais sofisticadas.

As telhas que compõe o telhado colonial possuem uma estrutura mais pesada e também porosa. Isso significa que existe a necessidade de se ter alguns cuidados primordiais para que problemas sejam evitados.

Destelhamento, vazamento e goteira são os problemas mais comuns. Por isso, invista em uma manutenção periódica desse telhado.

A seguir você vai conferir algumas dicas importantes para cuidar do seu telhado e mantê-lo novo sem problemas.

Principais cuidados ao se utilizar o telhado colonial

Na hora de reformar e construir um telhado, as telhas do estilo colonial costumam ser as favoritas, principalmente por causa do seu preço.

Mas, quem está pensando em construir ou reformar o telhado, não deve se atentar apenas ao preço das telhas, mas também a algumas questões importantes.

Esse telhado colonial como dissemos, exige uma manutenção e ela nem sempre é barata. Portanto, avalie se economicamente, esse tipo de telhado serve para você.

Fizemos uma lista com os principais cuidados que você deve tomar ao optar pelo telhado do tipo colonial.

Telhado colonial

1 – Escolha bem as telhas

Antes de qualquer coisa, a escolha das telhas precisa ser feita de maneira consciente e assertiva. Caso contrário, você terá diversos problemas no seu telhado.

Geralmente, o material utilizado para fazer essas telhas é a cerâmica, mas é totalmente possível encontra-las de outros materiais como o PVC e o concreto.

Antes de você fazer a compra da sua telha é muito importante que você pesquise muito bem o material que ela é feita. As telhas feitas de cerâmica costumam ter um preço mais acessível e sempre são as mais escolhidas.

Apesar desse preço ser mais atraente, essas telhas são mais pesadas e requerem uma estrutura muito mais forte.

Uma dica excelente é comprar as telhas de cerâmica impermeabilizadas. Elas são um pouco mais caras, mas valem a pena, pois podem diminuir os seus gastos com manutenção.

Os modelos de telha com o material em PVC são ótimos, pois são leves e mais baratos ainda. Isso significa que essas telhas não precisam de uma estrutura muito grande para serem sustentadas. O ponto negativo deste material é que infelizmente, elas estão sujeitas às intempéries do tempo.

Ou seja, se ocorrerem rajadas de vento muito grandes, elas vão voar. Isso significa que quem for usar esse tipo de material nas telhas, precisa fazer cálculos precisos para que o destelhamento não aconteça de maneira muito fácil.

O melhor material para a sua telha do telhado colonial é sem dúvidas, o concreto. Além de resistente, é menos permeável. O custo financeiro é mais elevado, mas com certeza vale mais a pena.

É muito importante se manter atento aos custos da sua obra e principalmente na qualidade dos materiais. Existem algumas opções mais econômicas e práticas para a montagem e estética do seu projeto. É preciso pesquisar antes de comprar!

2 – Certifique-se que foi feita uma boa estrutura

O telhado colonial possui uma estrutura considerada mais pesada, ou seja, o peso varia entre 2,5 a 3,6 quilos, logicamente, devido ao modelo e fabricante esse peso pode variar.

Por ser pesado, a estrutura para a montagem desse telhado deve ser bem forte e robusta. E principalmente, o projeto deve ser feito de maneira consciente e responsável. O principal objetivo de se investir em uma estrutura sólida e forte é evitar problemas e acidentes futuros.

Contratar um engenheiro para fazer o projeto é excelente, pois evita que as telhas não se encaixem ou que aconteça algum imprevisto durante a obra.

Durante a execução do projeto, a estrutura deve ser feita para que a umidade e o calor excessivo sejam evitados.

3 – Cuidado com os ventos

Esse detalhe é muito importante para a obra, dependendo da leveza do material que a telha foi feita, ela poderá voar se não estiver bem encaixada.

Então, quando o seu telhado for feito, certifique-se que o profissional tenha experiência e que as telhas estão bem encaixadas.

Existe uma amarração que é feita no telhado, onde essas telhas ficam completamente seguras e assim não voam, caso tenha um vento muito forte.

4 – Manutenção e limpeza periódica

A cerâmica é um dos materiais mais usados quando o assunto são as telhas coloniais. Esse material é muito poroso e quando a água penetra nela, geralmente ocorre a proliferação de fungos.

A limpeza nesse tipo de telhado é bem simples, com apenas água sanitária e escova é possível acabar com os fungos.

Uma dica para acabar com esses fungos por causa da umidade que penetra na telha é comprar as que já vem impermeabilizadas. Isso significa que a água não entra na telha quando ela cai nela.

Como funciona esse telhado colonial?

O telhado colonial necessita de uma estrutura para que as telhas fiquem apoiadas, chamados de caibros, são feitos de madeira.

A inclinação da telha depende do seu projeto de telhado, as telhas são unidas pela cumeeira, rincão e espigão.

Telhado colonial

Partes do telhado

O telhado possui algumas estruturas importantes, veja a seguir:

  • Espigão: Encontro dessas telhas de lados diferentes;
  • Cumeeira: É a parte considerada mais alta do telhado;
  • Rincão: Essa parte é a mais baixa do telhado, é onde ocorre o encontro dessas águas que escorreram. Para você entender, é o local onde a água da chuva escorre mais forte.

Principais vantagens desse telhado

Existem algumas vantagens ao escolher esse tipo de telhado e elas são decisivas para a escolha desse tipo de estrutura.

São elas:

  • Durabilidade maior;
  • Fácil manutenção;
  • Materiais de alta sustentabilidade.

Com todas essas informações importantes, ficou mais fácil de você escolher e projetar o seu telhado colonial.

Deixe seu comentário!