Decoração

Bonsai é uma arte de cultivo derivada da China que você precisa conhecer

Bonsai na decoração

Uma das formas mais agradáveis de se manter próximo da natureza é ter um bonsai. Essas arvores pequenininhas são um charme e muito diferente de todas as plantas que você já viu. Por falta de informação muitas pessoas acabam tendo medo de terem uma planta desse tipo. Surpreenda-se com a facilidade de cuidados e como é possível ter a natureza pertinho de você.

Quando pensamos em ter uma árvore em casa, logo imaginamos que precisamos de um espaço enorme para poder ser plantada, não é mesmo?

E se te disséssemos que você não precisa de um espaço tão grande assim.

Os bonsais são pequenas árvores que podem ser cultivados em lugares pequenos como apartamentos, por exemplo. Espante-se, mas existem dezenas de árvores que podem ser plantadas em pequenos vasos. Inclusive, árvores frutíferas.

Mas, como tudo na vida precisa de técnica e paciência, não basta largar a sua arvorezinha num canto da sala. Ela precisa de cuidados, não muitos, mas alguns com certeza, pois nenhuma planta sobrevive sem água.

O que é um bonsai?

Bonsai é traduzido de forma literal como sendo “algo plantado na bandeja”. Esse termo japonês é escrito de forma errada muitas vezes como banzai ou bonzai.

Essa arte de cultivo deriva-se da China, onde parte de sua cultura foi reconstruída graças ao zen-budismo japonês. Estamos falando de uma história que tem um tempo de pelo menos no mínimo 1000 anos.

O principal objetivo de se cultivar uma árvore de bonsai é fazer com que uma parte da natureza seja miniaturizada no formato de uma árvore. Ao contrário do que se pensa, as árvores desse estilo não são transformadas geneticamente para que sejam anãs. Os bonsais podem ser produzidos a partir de qualquer árvore.

Existem técnicas específicas que são utilizadas como a poda, o pinçamento dos brotos, a aramação de alguns galhos, uso cuidadoso de fertilizantes são usadas para estimular um crescimento saudável dessa pequena árvore. Existem algumas plantas que possuem as folhas menores, essas são mais fáceis de realizar um projeto desse tipo.

É preciso entender que qualquer planta que tenha um caule e um tronco mais lenhoso são excelentes para serem transformadas em bonsais.

Olhe ao seu redor, veja as árvores próximas de onde você está. Se forem coletadas durante a estação mais apropriada, esse material servirá como um excelente ponto de partida para o desenvolvimento de um lindo bonsai.

Plantas nativas podem e devem ser cultivadas ao ar livre, pois se adaptam melhor as mudanças do clima. As de clima mais tropical necessitam de uma certa proteção para se desenvolverem saudavelmente.

4 dicas de como cultivar o seu bonsai corretamente

1 – Faça a escolha correta do seu bonsai

Essa é a primeira etapa que você terá que passar. A escolha do seu bonsai é muito importante, pois cada espécie se adequa em um determinado clima.

Mesmo que diversas plantas tropicais possam ser utilizadas como bonsais, nem todas conseguem se desenvolver no clima da sua região.

Existem algumas árvores que acabam morrendo se forem colocadas em temperaturas congelantes, enquanto outras vivem normalmente.

Bonsai na decoração

2 – Defina o local que o seu bonsai vai ficar

Já pensou no local em que pretende colocar o seu bonsai? Ele poderá ser colocado dentro ou fora de casa, tudo vai depender de suas necessidades para sobreviver.

Os ambientes internos costumam ser mais escuros e secos, diferentes dos externos que são mais claros e com grande exposição de luz.

Se a sua escolha for cultiva-los dentro de casa, opte por plantas que não necessitam de tanta luz. Caso contrário, pode optar pelas mais solares, se desejar cultivar fora de casa.

Veja alguns exemplos de espécies excelentes para cultivo:

  • Para ambientes internos: serissa, figueira, gardênia, cheflera, buxo japonês e camélia;
  • Para ambientes externos: bordo, cipreste, zimbro, ginkgo, cedro, faia, betulo, olmo e lariço.

Algumas espécies são mais resistentes e podem ser cultivadas tanto dentro como fora de casa.

3 – Que tamanho é o seu bonsai?

Os bonsais variam muito de tamanho. Existem espécies que vão dos 15 até os 90 centímetros. Logicamente, se você pretender cultivar uma espécie a partir de outra, esse tamanho poderá ser um pouco diferente.

Plantas maiores acabam exigindo um pouco mais de água, luz e solo, fique atento a essas questões!

Existem alguns aspectos fundamentais que devem ser pensados quando se quer começar a cultivar um bonsai. São eles:

  • Preste atenção no tamanho do vaso ou recipiente que você vai cultivar esse bonsai;
  • Veja se o espaço para cultivo é adequado;
  • Verifique se a luz é o suficiente;
  • Verifique se a árvore que escolheu requer muitos cuidados e principalmente se você poderá cuidar.

Por exemplo, as árvores maiores precisam de podas periódicas, será que você conseguirá fazer isso? Se a resposta for não, será que vale a pena uma tão grande? Pense nisso!

4 – Chegou a hora de escolher o vaso

O bonsai é cultivado normalmente em um vaso que restringe o seu crescimento normal.

O ponto principal que deve ser observado é na hora de escolher esse vaso. Ele deve ter um bom espaço para que o solo possa se desenvolver de maneira saudável. As raízes devem estar cobertas pela terra para poderem absorver a água da rega e crescerem.

As raízes absorvem a umidade do solo quando a planta é regada, por isso da importância de não se deixar tão pouco solo para a árvore. Outra dica muito importante é você não deixar que essas raízes apodreçam. O vaso deve conter um local de escoamento dessa água, caso não tenha, você mesmo pode fazer furinhos nele.

A escolha do vaso pode influenciar no visual estético do bonsai. Os vasos muito grandes podem deixar a árvore com a aparência estranha, muito anã. Tente escolher vasos que combine com a árvore sem atrapalhar o seu visual.

Vasos muito pequenos podem atrapalhar o crescimento saudável da árvore e vasos exageradamente grandes interferem no visual estético da árvore.

Se você preferir, poderá deixar a compra do vaso para mais tarde. Algumas pessoas esperam o bonsai crescer e se desenvolver para só depois transferi-lo para um vaso maior e mais bonito. Esse processo de transferência é excelente, principalmente para as espécies mais frágeis.

Bonsai na decoração Bonsai na decoração Bonsai na decoração Bonsai na decoração Bonsai na decoração Bonsai na decoração Bonsai na decoração

Deixe seu comentário!