A cor salmão representa um equilíbrio de cores perfeito, uma mistura de tons de rosa, laranja e amarelo que gera uma tonalidade muito suave, delicada, por isso aplicada com frequência em quartos de bebês e ambientes femininos. Mas não existem regras que restrinjam o uso em determinados ambientes, inclusive masculinos.
O equilíbrio da cor também foi notado no Feng Shui que considera o tom a representação do equilíbrio único entre os elementos da terra e do fogo.
Outra simbologia associada à cor salmão é o da felicidade, afinal, pessoas em perfeito equilíbrio físico, mental e emocional estão mais propensas a desfrutar dos melhores momentos da vida.
Para não ter erro de identificação da cor salmão, basta conferir a carne interna do peixe de mesmo nome, pois é o mesmo tom.
Na decoração, a cor salmão é indicada para as pessoas que não desejam decorar o ambiente com cores muito fortes ou então desejam equilibrar o espaço com tom mais neutro.
Encontrar móveis e artigos decorativos com esse tom é mais difícil. Por isso, recomenda-se pintar as paredes na cor salmão e compor o ambiente com pequenos objetos na mesma escala de cor, cuidando em combinar com cores neutras.
A seguir vamos passar mais dicas e informações a respeito da cor salmão para que possa se inspirar e acertar na decoração do espaço que deseja. Prossiga na leitura!
Os tons da cor salmão
Assim como o azul, a cor salmão tem variações de tons, cada uma indicada para espaços específicos.
Veja abaixo cada tonalidade de cor salmão e como são utilizadas mais usualmente.
Cor salmão: tom bebê
O nome já dá a senha, não é mesmo? É muito utilizado em quartos de recém-nascidos porque é o tom mais claro entre as opções disponíveis. É uma ótima opção para quem deseja escapar das escolhas óbvias como rosa e até mesmo o azul.
É sempre indicado usar cores leves para quartos infantis, porque entretons carregados podem agitar muito os pequenos, interferir na concentração deles.
Além da questão da tonalidade clara, a cor salmão é empregada nesse tipo de ambiente devido a uma das simbologias que carrega.
Lembra-se de ser a cor associada à felicidade? Poucos símbolos são tão representativos desse estado de espírito em uma casa como uma criança. Outro ponto é o desejo natural dos pais de que os filhos cresçam em um ambiente feliz.
Tom pêssego
É o tom da cor salmão mais suave depois do tom bebê. Por isso, também adequada para quartos de criança, mas pode ser aplicado em ambientes em geral, tanto internos como externos. É de um tom muito agradável, suave e que se harmoniza com facilidade em diferentes espaços e estilos.
É também uma alternativa interessante para substituir ou complementar outras cores neutras como branco, cinza e bege.
Tom pastel
Esse tom fica no meio do caminho entre o tom bebê e o pêssego. É propício para espaços que buscam equilíbrios de cores sem fazer uso de tonalidades fortes.
É indicado para combinar com cores mais escuras, pois fornece “pontos de claridade”, com os elementos nessa vibração. Excelente opção para tirar ambientes da monotonia.
Por ser uma cor difícil de encontrar em móveis, a melhor solução é optar por pequenos objetos, como tapetes e almofadas.
Tom coral
Cor salmão que é uma das mais abertas, a que mais se aproxima do laranja. Por isso, é associada à modernidade, sendo uma ótima escolha para espaços que desejam portar tal característica, ao menos esteticamente.
Harmoniza bem com tons neutros como branco e é mais indicada para ambientes externos devido à luminosidade natural variar a tonalidade ao longo do dia.
Em ambientes internos, não é proibido, contudo, aumenta as chances de causar cansaço visual. Uma forma de contornar esse problema é recorrer às cores neutras e frias na decoração para equilibrar o ambiente.
Tom escuro
Como o nome já entrega, a tonalidade mais forte, vívida, da cor salmão. Tal característica a faz ser muito empregada em pinturas. É um tom que confere personalidade ao ambiente, contudo, não o sobrecarrega em demasia.
Mas é sempre bom tentar atenuar o tom mais aberto com elementos em outra “vibração”, outra família de cores, de preferência oposta.
Tom Living Coral
É o tom da linhagem salmão considerado a tendência de momento quando o assunto são cores na decoração. Não chega a ser tão escuro, pesado como o tom anterior, mas consegue destacar bem os ambientes onde é empregado.
Por esse motivo é visto como uma cor alegre, talvez a que melhor represente o símbolo de felicidade que a matiz carrega.
Mais dicas de decoração na cor salmão
A cor salmão pode ser empregada tanto em ambientes externos como internos. No lado interno, é boa para quartos, salas de estar e até no banheiro, pois deixa o ambiente mais aconchegante. No lado externo, fica excelente em fachadas de casas.
Os tons mais suaves da cor salmão se harmonizam bem e geram ótimos efeitos visuais com tons mais fortes como azul, branco e amarelo.
Como já relatado, é uma cor difícil de ser encontrada em móveis e outros itens de decoração. Certamente terá maior economia de tempo investindo em tecidos nesse tom, pois são mais fáceis de encontrar em cortinas, por exemplo, e também podem servir para revestir assentos. Contudo, lembre-se de comprar tecido indicado para essa finalidade.
Evite colocar muitos objetos na cor salmão, pois pode gerar saturação visual. Se a necessidade for realçar o ambiente, sem dúvida a cor salmão é uma das melhores para alcançar tal fim. Porém, o ideal é que eleja quais serão os elementos a serem “atacados” com essa cor.
Uma combinação que sempre garante bons resultados é pintar as paredes na cor salmão e adquirir almofadas do mesmo tom das paredes. As almofadas nessa matiz fazem uma ótima tabelinha com sofás brancos, porque injetam mais cor, mais “vida”, mas sem exagerar na dose.
Gostou deste conteúdo sobre cor salmão? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio e sua opinião são muito importantes para nós e fazem toda a diferença.
Deixe seu comentário!