Decoração

Quer apostar em uma adega de parede? Confira essas dicas!

Adega de parede

A adega de parede é uma alternativa barata, prática e adaptável a qualquer canto da sua casa. Além disso, o adereço conta com uma vantagem e tanto: ele pode ser feito de maneira artesanal, no estilo econômico e customizado do “faça você mesmo”.

A adega de parede pode ganhar um formato mais complexo, com uma série de suportes apropriados para copos, garrafas e taças. Ou, se preferir, o modelo pode ser mais simples, contendo somente prateleiras para abrigar as garrafas.

O mais importante é que a adega possa atender às suas necessidades e demandas, sem para tanto perder o visual harmonioso com a decoração como um todo. Em suma, é possível dizer que há muita versatilidade nas adegas de parede, afinal de contas, são variados os modelos. Sem dúvidas, um deles caberá como uma luva ao seu estilo de décor.

Atualmente, existe uma variedade de adegas de parede, das mais simples e acessíveis às mais ostensivas. Isto é, de adegas rústicas a adegas espalhadas, protegidas por vidro e interior climatizado. Depois de comprada – ou de pronta, se decidir se arriscar no “faça você mesmo” – a adega de parede pode ser disposta na cozinha, na sala de jantar, na sala de estar ou naquele canto especial que você nunca soube muito bem como ocupar.

Adega de parede

A adega de parede não é somente um item decorativo, como também um facilitador na hora de selecionar o vinho para a ocasião. Afinal, ela permite o armazenamento e a organização de garrafas e taças de modo prático.

Porém, além de funcionar e prático, não é possível negar o potencial decorativo desse adereço tão versátil. Como já mencionado, a adega pode ser adquirida pronta, ou trabalhada e customizada de modo artesanal.

No último caso, é preciso um pouco de imaginação e materiais de madeira para construí-la. Algumas são tão criativas que fazem uso de matéria prima alternativa, como canos em desuso!

Tipos de adega de parede

De fato, existem diversos modos distintos de compor sua própria adega artesanal. Enquanto algumas são menores e discretas, outras adegas são confeccionadas para armazenar mais garrafas e taças e ocupar um espaço maior.

Além da variedade de tamanhos, as adegas são também personalizáveis, variando conforme a pedida do visual de cada ambiente. Desse modo, o adereço pode assumir uma função tanto utilitária quanto estética em um espaço decorativo.

Adega de parede

Pequena

De modo geral, a adega pequena tem capacidade para comportar uma média de seis garrafas de vinho. Elas são ideais para ocupar aquele espaço vazio, ou para compor uma decoração minimalista e clean.

O design discreto das adegas menores se concentram em oferecer utilidade, extraindo o máximo de funcionalidade por espaço disponível.

De fato, esses modelos costumam comportar apenas as garrafas de garrafa. Contudo, é possível encontrar adegas de parede com uma prateleira com entrada para sustentar taças. Nesse caso, é necessário dispor de um espaço maior na parede.

Dica: para dar a ilusão de expansão, integre a adega à parede pintando-as da mesma cor. Esse truque é excelente e muito estiloso!

Grande

A adega de parede maior, por sua vez, armazena uma quantidade maior de taças e garrafas. Assim, sendo perfeita para quem tem uma coleção maior ou consome a bebida com mais frequência.

Além disso, ao optar por um item maior, abre-se um leque de modelos com mais ousadia estética. Afinal, o espaço maior permite também espaço para imaginação,  dando maior liberdade para variar nas formas do adereço.

Todavia, é importante ressaltar que a preferir uma adega maior, é preciso se certificar de há um espaço adequado. Uma adega grande em um espaço reduzido, por exemplo, pode conflitar com a décor, sobrecarregando o ambiente. Portanto, encontre um local com espaço suficiente para instalar sua adega.

Criativa

A adega de parede pode ser uma aquisição e tanto para quem está em busca de um móvel multifacetado pra decoração. Afinal de contas, existem modelos autênticos feitos com os mais variados materiais, saindo do lugar comum da madeira. Muitos dessas matérias prima são reaproveitadas de objetos já sem utilidade, por exemplo, se tornando uma alternativa econômica e customizável.

Sem dúvida, optar por uma adega alternativa levará irreverência e identidade ao cômodo agraciada. Com uma pitada de ousadia, você pode inovar e alcançar um resultado incrível. Um modelo criativo, por exemplo, é o que usa ferraduras. Essa idéia é o adereço ideal para compor ambientes rústicos, com presença de mobiliário em madeira. Afinal, ela reaproveita as ferraduras velhas como um suporte para sustentar as garrafas. Super original e autêntica!

Adega de parede

Como fazer uma adega de parede simples

Etapa 1

Apesar das inovações, o material mais tradicional para se aventurar a construir sua adega continua sendo a madeira.  Para essa função, você pode adquirir pallets de madeira, que são encontrados facilmente e possuem um baixo preço no mercado.

Etapa 2

Quando tiver os devidos pallets à disposição, saque a fita métrica e posicione a serra horizontalmente para cortar a madeira. O ideal é que a distância entre as duas extremidades seja de, em média, dezesseis centímetros.

Etapa 3

Agora você irá reutilizar a ripa que foi serrada da madeira. Ou seja, ela será pregada à extremidade superior do pallet.

Etapa 4

Meça o tamanho do vão na extremidade inferior e serre o pallet em uma medida correspondente. Em seguida, pregue a ripa retirada na parte inferior e a forma inicial da adega poderá ser vislumbrada.

Etapa 5

Na etapa 5, você irá confeccionar um suporte para sustentar as taças. Para isso, precisará de dois pequenos pedaços de madeira com cerca de cinco centímetros de altura. Com as duas madeiras em mãos, você vai pregá-las às extremidades inferiores da peça.

Nas bases que inseriu à adega, você fará a adição de outra ripa. A espessura deve ser igual ou inferior à da peça, para que seja pregada em ambas as bases.

Etapa 6

A cada cinco centímetros da madeira, trace uma linha. Nessas posições estarão as entradas de sustento para as taças. Abra um furo com a furadeira em cada linha. Para inserir as taças, comece uma abertura que alcance o furo. Pronto! Agora é só customizá-la e pregar a adega de parede!

Deixe seu comentário!