A Galinha Pintadinha é um fenômeno infantil que conquistou as crianças de um jeito que poucas pessoas conseguem explicar. É por isso que é tão comum ver a personagem e seus amigos em festas infantis e comemorações envolvendo os pequenos. Diante desse grande apelo, resolvemos criar este artigo com algumas dicas para quem está planejando uma festa da Galinha Pintadinha.
Como toda festa infantil, é preciso muita organização e zelo para que saia conforme o planejado. Se bem executado, uma festa da Galinha Pintadinha pode representar um verdadeiro marco de felicidade na vida das crianças. Entretanto, sem o devido cuidado, a decoração pode não ficar caprichada, o que pode acarretar muita frustração para o público infantil que estará na festa.
A decoração da festa da Galinha Pintadinha
Uma festa da Galinha Pintadinha não pode ficar completa sem a presença da personagem principal do desenho. A galinha azul com pontinhos brancos, a própria Galinha Pintadinha, deve ser o centro das atenções. Ela é o maior identificador desse desenho. Sem ela, a festa perde sua identidade. Portanto, é recomendável abusar bastante no uso de sua imagem.
No bolo da festa, por exemplo, a Galinha Pintadinha pode ser a personagem representada. Outra ideia interessante é incluí-la junto com os demais personagens da turma. Contudo, jamais deixe de incluir a protagonista da história. Afinal, é ela quem vai criar a identificação com o público e permitir a associação por parte das crianças da festa com a história da Galinha Pintadinha.
Ao garantir que a personagem principal está bem representada, outra dica interessante é incluir os demais personagens na decoração. Embora não tão populares e sem a forte imagem da Galinha Pintadinha, eles vão ajudar a criar a atmosfera necessária para que as crianças se sintam no universo do desenho. A Dona Aranha, o Pintinho Amarelinho, o Galo Carijó, a Borboletinha, o Sapo Cururu, o Coelhinho, a Formiguinha são apenas alguns que podem ser incluídos nessa festa infantil.
Porém, a festa da Galinha Pintadinha não precisa focar apenas nos personagens. A ambientação também pode ser construída por das cores. Como o desenho possui traços e tons fortes, eles podem ser replicados no ambiente por meio da decoração. Cartazes, toalhas de mesa, as lembrancinhas de aniversário e até os utensílios da festa, como garfos, colheres e guardanapos podem remeter ao colorido do desenho. Tudo isso certamente contribuirá para criar uma grande festa da Galinha Pintadinha.
Fantasias para a festa da Galinha Pintadinha
Como se trata de um desenho baseado nos personagens e suas histórias, apostar em fantasias também pode ser uma excelente ideia. Como estamos falando de crianças de 0 a 6 anos, trata-se de um público que se surpreende com facilidade. Trazer alguém vestido de Galinha Pintadinha pode fazer toda a diferença para a sua festa. Os outros personagens do desenho também podem ser representados.
Contudo, talvez seja necessário fazer um investimento para a confecção ou aluguel da fantasia. Se a festa tiver um público perto de 50 crianças, já começa a valer a pena. Afinal, entreter essa quantidade de pequenos é bastante desafiadora e um personagem em tamanho família certamente será de grande ajuda. Se os outros vierem para festa, melhor ainda.
Mas não basta apenas se fantasiar. É preciso incorporar o personagem. É por isso que, além da recomendação da fantasia, uma apresentação também é necessária. Nesse caso, nada muito complexo é exigido. Isso porque as músicas da Galinha Pintadinha são aquelas que praticamente todos conhecem, pois são canções de domínio público. Estamos falando de músicas como a Dona Aranha, Pintinho Amarelinho e Borboletinha. São as canções que trouxeram os personagens para a história do desenho.
Para ajudar ainda mais na imersão da criançada, a distribuição de pequenos adereços para se fantasias também é uma boa ideia. Uma máscara da Galinha Pintadinha e dos outros personagens (que podem ser feitas de EVA), bem como outros adereços, como tiaras, broches e bottons podem ajudar a criar a identificação para essa festa infantil e torná-la inesquecível para as crianças.
Dicas gerais para a festa infantil
Uma festa da Galinha Pintadinha precisa conter muito mais do que uma boa decoração e fantasias para entreter as crianças. Ainda há outros aspectos que precisam ser observados. O primeiro deles que gostaríamos de chamar atenção é a recepção dos convidados. Se houver alguém fantasiado com a personagem principal, essa pessoa deve permanecer na entrada recepcionando quem chega. Isso vai revelar logo de cara a identidade da festa, facilitando a assimilação dos outros elementos da decoração.
Além disso, é preciso pensar cuidadosamente na comida. Os pratos salgados não precisam ser a estrela do evento, embora precisem sustentar bem os convidados. Entretanto, os doces necessitam de atenção especial. Se houver condições, aposte em doces prontos e que já venham decorados com a temática da festa. Como a Galinha Pintadinha é um desenho famoso, muitas confeitarias já trabalham com esse tema.
O bolo também merece destaque. Além da dica de vir decorado com a personagem principal, ele precisa ser colorido e despertar a atenção da criançada. Quanto mais ele lembrar a Galinha Pintadinha e a sua turma, melhor. Na hora de cantar os parabéns, a presença da fantasia (se houver) participando da festa também é essencial. Na hora da foto, isso pode ajudar bastante também, já que prende bastante a atenção das crianças.
Curiosidade: uma breve história da Galinha Pintadinha
O projeto da Galinha Infantil surgiu como algo despretensioso em 2006. Os produtores Juliano Prado e Marcos Luporini precisavam mostrar alguns resultados para uns clientes e resolveram publicar o vídeo no YouTube. Embora a parceria em questão não tivesse avançado, os dois produtores perceberam que o vídeo publicado estava acumulando cada vez mais visualizações.
Foi nesse momento que eles perceberam a mina de ouro sobre a qual estavam seus pés. Em pouco tempo, eles lançaram novos vídeos de suas animações com a Galinha Pintadinha cantando algumas canções de domínio público. A familiaridade com as letras, bem como o carisma do público com a personagem fizeram com que o projeto logo deslanchasse. Em pouco tempo o desenho se tornou um dos mais assistidos do Brasil e no mundo.
Ao todo, já foram lançados mais de 5 DVDs/CDs e álbuns. Todos eles possuem as músicas mais conhecidas do público infantil e funcionam como ótima ferramenta de desenvolvimento e distração para as crianças. O projeto, hoje, está bem mais maduro e em breve deve lançar um desenho própria para a televisão.
Deixe seu comentário!