Decoração

O que faz um decorador? Saiba mais sobre a profissão

O que faz um decorador?

Antes de investir numa reforma ou construção de um imóvel, é comum ficar na dúvida sobre qual profissional contratar primeiro. Afinal, primeiro você precisa saber o que faz um decorador de ambientes, um designer de interiores e um arquiteto.

Parece fácil escolher, mas apesar de várias diferenças entre as áreas, muitas questões podem surgir no meio do seu projeto. Para ajudar na missão, temos este artigo que vai abordar as funções e qualificações de um profissional de decoração.

Mesmo que ainda valha a pena esclarecer algumas diferenças básicas entre eles, também temos várias informações essenciais para você aprender tudo sobre o que faz um decorador. Sem falar que todo profissional precisa seguir contratos e determinações da carreira.

Saiba o que faz um decorador

Todo decorador de ambientes é o profissional que pode ou não ter formação específica na área, apesar de muitos serem autodidatas ou optarem por cursos técnicos de curta duração. Isso quer dizer que suas atribuições são restritas, visto que seu conhecimento sobre projetos de engenharia e arquitetura é insuficiente para as reformas estruturais.

Indo direto ao ponto, sempre que você pensar sobre o que faz um decorador, note que a função está ligada estritamente à escolha de móveis, cores ou acessórios para ambientes. Dessa forma, você não poderá criar nem indicar soluções físicas ao projeto. Aliás, quem pode interferir nesse detalhamento de mobiliários é o profissional chamado de designer de interiores.

Enfim, se você tem interesse na profissão, vai poder projetar soluções para espaços interiores comerciais, institucionais e residenciais. Tudo para que haja uma harmoniza entre objetos, móveis e acessórios. Para isso, é preciso estudar materiais e produtos, planejar acabamentos, iluminação e cores de acordo com o estilo do seu cliente.

Saiba a diferença entre decorador, design de interiores e arquiteto

Apesar de nosso assunto aqui ser sobre o que faz um decorador, temos a oportunidade de tirar dúvidas entre essa profissão e um arquiteto ou designer de interiores. Até porque são comuns as confusões que levam a sérios problemas relacionados à responsabilidade civil e às atribuições legais de cada carreira.

Primeiro, é comum ver designers de interiores e decoradores propondo alterações e mudanças em estruturas como aberturas, paredes, demolições e até ampliações. Claro que tudo isso é ilegal, já que esses profissionais não têm certificado legal para atuar sobre a obra física.

Sendo assim, para você trabalhar no ramo ou aprender a contratar a pessoa correta para cada função, analisamos a seguir as diferenças os três profissionais. Por isso, além de saber o que faz um decorador, conheça as delimitações importantes de cada profissional e fique por dentro de suas responsabilidades técnicas e atribuições legais.

A função do arquiteto

Para esta área de formação, um curso permite que você atue em vários segmentos, como a execução de desenhos técnicos, planejamento de projetos, padronização, elaboração de orçamentos e até controle de qualidade.

Enfim, um arquiteto precisa de formação através de cursos de arquitetura e urbanismo, com duração média de cinco anos. Além do mais, é preciso passar por aulas com temas como:

  • História da arquitetura e do urbanismo;
  • Arquitetura de interiores;
  • História da arte;
  • Informática;
  • Representação gráfica;
  • Construção;
  • Resistência dos materiais;
  • Projeto de edificações;
  • Planejamento urbano;
  • Paisagismo;
  • Conforto ambiental.

O que faz um decorador?

A função do designer de interiores

Um profissional conhecido como designer de interiores é a pessoa qualificada para captar as reais necessidades dos clientes e concretizá-las por meio de projetos sob medida. Para isso, é preciso a elaboração de espaços harmônicos seguindo normas técnicas em relação a aspectos como itens de acústica, térmica, luz e até ergonomia.

A profissão de decorador de ambientes

Em linhas gerais, antes de pensar o que faz um decorador de ambientes, você precisa ter qualificação para atingir expectativas dos clientes. Assim, você vai poder avaliar melhor quais os tipos de acessórios são os ideais para cada cômodo de um imóvel.

Ou seja, é preciso saber conhecimento para estudar cada estilo e personalidade, harmonizar corretamente as cores e tendências atuais. Como resultado, fica mais fácil indicar objetos que vão combinar melhor com cada necessidade e problema apresentado.

Além do mais, todo profissional pode propor alterações em relação aos móveis, cabendo a ele escolher opções que sejam mais adequados a cada tipo de decoração. Contudo, vale lembrar que ao analisar o que faz um decorador, você precisa estar ciente dos seus limites técnicos.

Enfim, um decorador é a profissão ideal para quem precisa e gosta de fazer pequenas alterações numa casa, agregando novos visuais com a simples mudança de objetos. Além do mais, é preciso ter um bom gosto refinado e ter, de preferência alguma formação específica.

Partindo desses princípios, sabendo o que faz um decorador também vai ajudar você a acertar na contratação de profissionais mais qualificados. Para melhor segurança, indicamos decoradores que possuam ao menos um curso técnico para dar mais e melhores opções de projeto.

Sendo assim, tenha em mente que a função desse profissional tem que ser vista como restrita. Ou seja, sempre desconfie se algum profissional pedir para criar ou até mesmo remover paredes ou pilares já existentes. Isso porque um decorador não tem qualificações técnicas para avaliar tais impactos em obras com projetos arquitetônicos já finalizadas.

Como ser um decorador de ambientes?

Embora existam restrições, conforme já citamos, o mercado de decoradores de ambientes cresce a cada dia. Por isso que vários profissionais andam especializando-se em nichos específicos, como a decoração de festas e aniversários, cerimônias de casamentos e até de escritórios.

Em contrapartida, também há os segmentos voltados para profissionais que gostam de colocar a criatividade e imaginação à prova. De qualquer forma, você pode ser um decorador que pode acompanhar projetos desde o início das obras de um imóvel.

Com isso, é possível conferir com o arquiteto responsável como será feita a planta e já indicar ao contratante como melhorar a decoração dos ambientes já na planta. Enfim, tudo depende do valor a ser contratado e qual sua área de atuação frente às mudanças desse projeto. Assim, sabendo o que faz um decorador, fica mais fácil analisar projetos, tempo de duração e cobrar um valor justo.

Deixe seu comentário!