Decoração

Boiserie no teto: dicas para sua decoração

Boiserie no teto

Tendência criada na França entre os séculos 17 e 18,o Boiserie era muito utilizado para agradar à realeza francesa que era muito exigente com a decoração, combinando elementos de muito requinte e elegância, além de proporcionar um ótimo isolamento térmico do cômodo. Hoje, o Boiserie continua forte e surge em uma tendência maior, se apresentando como Boiserie no teto.

O que é Boiserie?

Para quem nunca ouviu falar, ou já viu, mas não sabe o nome, o Boiserie é uma espécie de moldura delicada criada para enfeitar as paredes em um lugar. Elas geralmente se apresentam no formato quadrado ou retângulo, deixando o lugar refinado e muito clássico. Antigamente, essas molduras eram feitas de carpintaria, porém, hoje em dia acabaram sendo substituídos por gesso, cimento ou isopor.

O charme do Boiserie é que ele pode ser utilizado por pessoas dos mais variados estilos, ele se adapta a qualquer um deles, seja um palácio ou um apartamento minimalista. Apesar de a sua estética ser mais clássica, o Boiserie consegue combinar com diversos tipos de decoração. O único cuidado para utilizar o Boiserie, é para que ele não deixe o ambiente sobrecarregado.

Boiserie no teto

A maior tendência do momento, no que diz respeito ao Boiserie, é utilizá-lo no teto. O ambiente fica extremamente criativo e passa um ar muito grande de modernidade e inovação. Assim como o Boiserie utilizado em outras paredes da casa, quando ele é aplicado no teto, combina também com todos os tipos de decorações e cores, tomando cuidado apenas para que elas conversem entre si.

Com o Boiserie no teto, é possível combiná-lo com itens decorativos como uma composição de quadros ou deixando com que ele se destaque isoladamente. Caso o ambiente já possua uma cor de destaque, é bacana pintar o Boiserie da mesma tonalidade. Isso ressalta o efeito de relevo e evita que o visual fique pesado e desagradável.

Além disso, o Boiserie tem a grande vantagem de poder ser feito em diversos tamanhos e, assim, harmonizar melhor com o ambiente.

Como instalar

Para a instalar o Boiserie, a ótima notícia é que ele vem pronto e pode ser utilizado para criar painéis decorativos, até mesmo no teto. É muito simples de instalar, porém, precisa de bastante atenção na hora do posicionamento.

Como nesse caso ele será instalado no teto, vale a pena contar com a ajuda de alguém próximo ou algum profissional para a instalação.

Dicas de utilização

Algumas dicas podem colaborar para tonar o Boiserie muito mais belo e deixar o ambiente clássico e moderno ao mesmo tempo.

Sempre aplique a tinta acrílica sobre todos os Boiseries que forem feitos de gesso ou isopor. Isso faz com que o material fique muito mais resistente e durável, ainda mais quando ele será colocado em um lugar alto como o teto

Os Boiseries são totalmente diferentes do Rodameio e do Lambri. Então, pesquise muito bem antes de fazer a aquisição ou conversar com o vendedor e solicitar o produto errado

Nos dias de hoje, é indicado sair um pouco da seriedade e formalidade do Boiserie. Na mesma parede em que ele foi instalado, é possível pintá-la de alguma cor mais chamativa e incluir quadros, pôsteres ou uma iluminação diferenciada para dar mais destaque e tendência.

Não é muito indicado usar o Boiserie em mais de uma parede da casa, da mesma forma que o teto. Se essa for a intenção, tudo bem. Mas é preciso lembrar que esse excesso pode deixar o ambiente pesado e formal demais. Caso a intenção seja utilizá-lo no teto de mais de um cômodo, converse antes com um profissional para receber orientações.

É muito recomendado que as molduras do Boiserie sejam pintadas da mesma cor que já possuía no teto ou nas paredes. Dessa forma, é mais fácil de evitar um excesso de informações, fora que a uniformidade também pode valorizar os relevos. Caso a intenção seja realmente pintar de uma cor diferente, então opte por uma coloração que não tenha tanto contraste.

Boiserie no teto

Cuidados

Engana-se quem pensa que para aplicar o Boiserie basta simplesmente comprar e colocar. É preciso tirar as medidas, calcular e planejar tudo com muita minuciosidade e atenção. É preciso verificar se as molduras estarão colocadas de forma harmoniosa no teto. Logo, todo cuidado é pouco.

Para o acabamento beirar a perfeição, lembre-se de que existe uma regra simples: a emenda dos cantos da molda deve ser feita em um ângulo perfeito de 45º.

Se a intenção for manter um estilo clássico, opte por cores claras e neutras, como o branco, cinza claro, nude, creme, etc. Caso a intenção seja fugir do que é clássico, tons de roxo, amarelo e vermelho trazem bastante atitude.

Mesmo que o Boiserie tenha sido criado para enfeitar os palácios da nobreza francesa, é válido evitar excessos e optar por algo mais moderno.

A colocação de boiserie no teto vale a pena?

As residências e demais estabelecimentos hoje em dia estão passando por uma mudança muito significativa no conceito de decoração, cores e formas. Isso é ótimo para as pessoas que gostam de expressar as suas personalidades através da decoração, que é uma das formas mais conhecidas de arte.

Porém, é sempre indicado contar com a ajuda de um profissional qualificado para essa função. Afinal, qualquer erro pode resultar em prejuízos e deixar o ambiente parecendo tudo, menos aquilo que você gostaria. Além disso, um profissional já possui o estudo certo para realizar esse tipo de consultoria e ajudar a decidir qual Boiserie ficará melhor para cada caso, ambiente e personalidade.

É importante que ele seja harmônico com as cores, tamanhos e formato de móveis da casa. Todas essas características podem trazer uma grande diferença na hora de decorar. De qualquer forma, o boiserie no teto, é uma ótima forma de inovação e de renovar uma tendência que já existe há muito tempo. Além disso, desde que feito de forma profissional, cuidadosa e experiente, pode dar um charme muito grande no cômodo e trazer mais originalidade para o mesmo.

Deixe seu comentário!