Decoração

Decoração com claraboias: 10 ótimas dicas

Decoração com claraboias

A claraboia é uma ótima uma forma de utilizar a luz natural do ambiente externo para iluminar o ambiente interno. Além dessa utilização, também pode ser alinhada com a decoração e formar um ambiente refinado e moderno. Confira tudo sobre decoração com claraboias!

O que é a claraboia?

Muito utilizada para dar um toque especial no ambiente, a claraboia permite a entrada de iluminação natural em um ambiente interno. Além disso, também dá um toque moderno e requintado, sendo uma ótima opção para quem busca uma decoração funcional e otimizada.

Assim, além de ser uma decoração belíssima, a claraboia também ajuda a reduzir significativamente os gatos com energia elétrica, já que é possível usufruir de iluminação natural. A sua valorização de ambiente interno, também é algo que chama muito a atenção.

Modelos de claraboia

A claraboia não se limita a um modelo, o que a torna muito mais procurada e versátil para utilização. Os modelos mais comuns, são:

  • Tradicional;
  • Tubular;
  • Fixa;

A forma tradicional, é a claraboia que consiste na instalação no teto. Além disso, é feito de um material semitransparente. A tubular se refere a um sistema que, quando visto de fora, é arredondado. Porém, também é composta por um túnel que faz com que a iluminação viaje por até 50 metros de onde entrou.

Além disso, o modelo fixo se trata do mais simples, aquele que não possui nenhum tipo de ventilação, apenas fornece iluminação. Para decoração, a claraboia fixa é uma ótima opção, desde que seja um local onde as pessoas não permaneçam por muito tempo.

Por último, a domo é conhecida por ter formato de cúpula e ser feita de um material que, assim como a fixa, permite somente a entrada da luz. Porém, o seu apelo estético é imenso e muitas pessoas preferem optar por ela.

1. Decoração com claraboias

Quando mais quiser iluminar e decorar o ambiente, maior deve ser a claraboia. Quando maior ela for, todos os ambientes da casa tem a possibilidade de ficarem mais iluminados. Assim, também é uma probabilidade muito maior de poupar gastos desnecessários com luz.

2. Opte por ambientes cleans

É óbvio que tudo vai do gosto de cada pessoa, mas a decoração com claraboias tem um destaque muito especial quando utilizada em ambientes cleans. Afinal, a decoração minimalista está muito em alta, já que as pessoas estão interessadas em viver mais, com menos.

Portanto, é perfeitamente possível ter um ambiente diferenciado, refinado e sem uma grande poluição visual. Ainda de quebra, lembre-se que ela traz muita luminosidade, fator que dará a impressão de o ambiente ser maior e muito mais organizado.

3. Na cozinha também pode ter decoração com claraboias

Quando utilizada na cozinha, a claraboia transforma o ambiente em um local aconchegante, agradável e com uma bela iluminação. Além disso, nesses casos é melhor optar pela claraboia que possui a possibilidade de ventilação, já que o cheiro impregnado de comida pode ser algo desagradável.

Em cozinhas de madeira, por exemplo, essa decoração ganha um espaço muito especial, sendo possível aliar o rústico e o moderno.

Decoração com claraboias

4. Recortes no gesso

Nos ambientes integrados, a claraboia dá um ar diferenciado quando enquadrada posta entre os recortes do gesso. Além de ficar um ambiente lindo, ainda se torna funcional, agradável e moderno. Como se trata de um ambiente integrado, a claraboia garante iluminação em ambas as partes.

5. Brises

Os brises são uma espécie de claraboia diferenciada para decoração. Eles têm como objetivo contornar o teto e descer pela parede, enquanto é mesclado com uma espécie de grade de madeira. Além de garantir um ambiente muito mais bonito, ainda enche de personalidade.

Além disso, se a janela do quarto for de frente para um jardim, a visão fica mais bonita ainda, já que, ao nascer do sol, será possível enxergar todas as flores, plantas, animais, etc.

6. Madeira e vidro

Poucas coisas combinam tão bem quanto a madeira e o vidro juntos. Portanto, se a intenção é iniciar a decoração com claraboias e o local for de madeira, a combinação é exata e perfeita, principalmente quando colocada no teto, de forma a iluminar a sala, por exemplo.

7. Escritório e a decoração com claraboias

No escritório, a decoração com claraboias pode ser colocada exatamente de frente para a mesa, como sendo uma janela, ou então no teto, acima da mesa. Dessa forma, é possível trabalhar com a luz natural da área externa.

Além disso, mesmo quando for necessário trabalhar à noite no local, ainda assim é possível realizar as funções possuindo uma bela visão do céu.

8. Piscina

A utilização da claraboia na piscina, pode ser projetada de diversas formas. A mesma pode aparecer em forma de uma janela grande, de frente para a água. Ou então, na diagonal da mesma. De qualquer forma, é uma ótima ideia para trazer relaxamento e luz natural.

Caso seja necessário, é possível optar pela claraboia fixa, já que é um local em que há água e o vento pode ocasionar em resfriado.

9. No banheiro

Uma ideia muito ousada, é utilizar a decoração com claraboias no teto do banheiro. Para isso, é preciso se certificar que o local é isolado e sem a possibilidade de possíveis curiosos. Porém, é uma ótima forma de tornar o banho mais agradável, aconchegante e, até mesmo, natural.

Além disso, dependendo da posição da lua, a decoração com claraboias no banheiro, faz com que, mesmo à noite, a luz não seja necessária. Afinal, a mesma pode iluminar o cômodo quando a claraboia é instalada de maneira estratégica.

10. No teto do quarto é uma opção para ter decoração com claraboias

No quarto, a decoração com claraboias é extremamente marcante. Comumente colocada no teto, a mesma possibilita uma bela visão do céu, à noite, ou do amanhecer. Além disso, traz uma visão interessante durante períodos de chuva e vento, já que é possível ver a natureza trabalhando com naturalidade.

Considerações finais

Utilizar esse tipo de decoração é ótimo para agregar requinte, modernidade, naturalidade e demais características positivas. Além disso, a decoração com claraboias também é uma grande auxiliadora do meio ambiente, já que possibilita um menor gasto energético. Portanto, se torna uma decoração bela e funcional, que serve perfeitamente para otimizar funções e embelezar ambientes.

Deixe seu comentário!