A kusudama japonesa (薬 玉) é um modelo de papel que geralmente é (embora não obrigatoriamente) criado pela costura de várias unidades piramidais idênticas (geralmente flores estilizadas dobradas a partir de um papel quadrado formando um origami) em conjunto através de seus pontos para formar uma forma esférica. Alternativamente, componentes individuais podem ser colados uns aos outros para que o mesmo efeito seja conseguido sem que seja necessário todo o trabalho por trás da kusudama. Quando necessário e se for do gosto de quem está fazendo a kusudama, uma pequena borrachinha pode ser adicionada a seu centro para ser usada como decoração.
Os Kusudama são originários da antiga cultura japonesa, onde foram utilizados para colocar incenso e potpourri; possivelmente sendo originais de cachos de flores ou ervas originais, e que então começaram a ser feitos de papel e no formato de origami. A própria palavra é uma combinação de duas palavras japonesas kusuri (medicina), e tama (bola), ou seja, eles guardavam incensos e pot-pourris usados medicinalmente, e hoje em dia são normalmente utilizados como decoração, ou como presente.
O kusudama é importante no origami, particularmente como um precursor do gênero de origami modular. Muitas vezes, é confundido com origami modular, mas ele não é um origami, principalmente porque suas unidades são amarradas ou coladas juntas, em vez de ficarem juntas enquanto sua construção mais modular é feita.
No entanto, ainda assim o kusudama é considerado um origami, embora alguns especialistas em origami tradicionais não o considerem dessa forma uma vez que o origami seria apenas aquele construído em um só pedaço de papel, de forma modular. Por outro lado, outros especialistas em origami consideram o kusudama como um origami porque reconhecem que o origami japonês tradicional antigo costumava tanto cortar, como colar pedaços de papel para fazer origamis, então o kusudama seria considerado como um engenhoso origami antigo e tradicional.
Mestres de origami modernos, como o Tomoko Fuse, criaram novos projetos de kusudama totalmente montados sem corte, cola ou rosca, que eram realmente surpreendentes.
O Kusudama pode ter sido originado no período Heaian (794 – 1192). Onde na primavera flores e ervas eram colocadas em uma pequena bolsa de pano, que era decorada com flores de sobu ou íris, por exemplo. A essa bolsa, teriam sido anexados segmentos de seda longa de cinco cores diferentes, e esse arranjo ficada suspenso em todas as casas no dia 5 de maio com o objetivo de proteger os moradores de espíritos e doenças malignas.
Lendas a parte, quando você aprende a dobrar flores de origami, você provavelmente vai querer aprender a fazer uma flor kusudama, que é uma das mais conhecidas. Essa linda flor é relativamente simples de se dobrar, mas com certeza ela irá impressionar todos os seus amigos e parentes quando ficar pronta, deixando sua casa super decorada.
Em uma flor kusudama, cada folha de papel é dobrada para formar uma pétala. Então todas as pétalas são coladas juntas.
Você pode fazer esse projeto inclusive com crianças com idade a partir de seis anos que devem ser capazes de dobrar a pétala de kusudama com um pouco de prática, mas provavelmente irão precisar de alguma assistência de adultos para fazer a flor completa.
Primeiro passo: Selecione seu papel
A flor kusudama é feita com seis folhas separadas de papel quadrado. Você pode usar papel de origami, papel de caderno ou qualquer outro tipo de papel cortado no tamanho desejado. O papel quando maior resulta em pétalas maiores, o que lhe dará uma flor mais dramática. Misture e combine padrões para um efeito artístico ou faça com que todas as pétalas tenham a mesma cor sólida se você quiser que a sua flor pareça tão realista quanto possível.
Se você está dobrando este modelo com uma criança, use quadrados grandes de 15cm por 15cm para tornar o projeto mais fácil já que as crianças têm mãos menores.
Segundo passo: Forme um triângulo de papel
Coloque o papel na sua frente com a parte de trás voltada para cima. Dobre-o diagonalmente para fazer um triângulo. No origami, isso às vezes é chamado de dobra do xale, dobra da fralda ou dobra do triângulo. É uma base simples que é usada para desenvolver muitos tipos diferentes de projetos.
Terceiro passo: Faça um quadrado
Dobre os cantos esquerdo e direito até o meio para fazer um quadrado. Lembre-se de fazer dobras bem-feitas para garantir a mais bonita flor de kusudama origami. Quando você terminar, seu projeto deve parecer com a foto acima. No origami, esta forma é chamada de base de capacete.
Quarto passo: Dobre os cantos para baixo
Dobre os cantos esquerdo e direito de forma a encontrar a borda do papel para que seu papel pareça com a imagem acima.
Quinto passo: Dobre as abas
Dobra as abas que você criou na etapa anterior. No origami, isso é chamado de abóbora. Dobrar sem enrugar o papel leva um pouco de prática, mas a dobra da abóbora é uma das dobras de origami mais importantes que você precisa conhecer, uma vez que é utilizada em tudo, desde flores de origami até cartões de origami.
Dobre os triângulos superiores para que seu projeto pareça com a foto acima.
Sexto passo: Crie suas pétalas de flores Kusudama
Dobre o canto esquerdo para que ele alcance o primeiro vinco lateral, repita esse passo com o canto direito. Coloque cuidadosamente suas pétalas de flor juntas, repetindo o processo até ter um total de seis pétalas de flores. Compare as pétalas de flores quando terminar para se certificar de que elas são exatamente do mesmo tamanho e que tem a mesma forma.
Sétimo passo: Complete seu origami de flor Kusudama
Cole as pétalas juntas para formar sua flor de origami kusudama. Para obter melhores resultados, use uma cola líquida de artesanato e deixe cada pétala secar antes de colocar a outra. Se você está tendo problemas, use clipes de papel no meio das pétalas para manter a flor junta até que toda a cola esteja seca.
Se você quiser adicionar alguns detalhes extras à sua flor kusudama, considere anexar um botão ou um strass ao seu centro. Se você adicionar uma linha ou fio ao seu botão ou strass, você então poderá utilizar o excesso de fio para prender sua flor a um arco, por exemplo, deixando ela pendurada onde quiser.
Se desejar, você pode dobrar 12 das flores acima e juntá-las para fazer um grande origami de kusudama.
Deixe seu comentário!