O processo de fazer um mosaico pode parecer difícil, mas na verdade é muito fácil, relaxante e divertido. Os mosaicos são um complemento perfeito para qualquer porta retrato, projeto ou decoração que você tenha em mente, por exemplo.
Depois de terminar de fazer um projeto de mosaico, sempre há uma sensação de realização e orgulho. Abaixo você encontra uma descrição detalhada sobre cada etapa no processo de fazer um mosaico do início ao fim.
É realmente incrível que algo tão bonito possa ser tão simples, e por isso vamos dar a você os passos principais para saber fazer seu primeiro mosaico. Use sua imaginação e crie uma obra-prima!
Passo número um
O primeiro passo no processo de se fazer um mosaico é encontrar uma superfície rígida o suficiente para fazê-lo. Escolhemos um quadro base de porta retrato básico, e você deve saber que materiais como vidro, metal, madeira, cerâmica e outras superfícies rígidas são ideais para este projeto.
Uma boa dica é se certificar de usar o tipo correto de cola para cada superfície. Mastique de azulejos, disponível em qualquer loja de ferragens de sua preferência, é um tipo de cola que funciona em todas essas superfícies. No entanto, um produto como o silicone E6000 ou cola universal serão mais eficazes em superfícies não porosas. A cola branca também é muito eficaz em superfícies não porosas e pode ser escolhida.
Passo número dois
Depois de escolher em qual tipo de superfície você irá trabalhar, é hora de projetar sua peça de mosaico. Sua única limitação de design é a sua própria imaginação. Você pode desenhá-lo em um papel primeiro ou simplesmente já ir colocando cada pedra do mosaico em sua superfície.
Em nosso projeto decidimos utilizar pedras metálicas e esmaltadas. Você pode procurar as cores e modelos que mais se adequam a o que você procura fazer em seu projeto de mosaico, e se divertir bastante criando com isso.
Passo número três
Se você quiser ou precisar cortas as pedras que serão utilizadas em seu projeto, isso pode parecer um pouco complicado, mas na verdade pode ser bem simples. Para isso, você pode usar um alicate de telha ou uma pinça para vidro com rodas, como na foto mostrada aqui.
No caso da pinça, você simplesmente irá colocar sua pedra entre as rodinhas e cortá-la. Já com um alicate de telha, seu corte é capaz de permitir que você corte peças em tamanhos específicos para seus projetos.
Passo número quatro
Agora que você já tem sua base e suas pedras para o mosaico devidamente cortadas do jeito que você deseja, é hora de aplica-las de acordo com o que você planejou para o seu projeto.
Coloque cada peça no topo da sua base, conforme desejado. Você precisa deixar um mínimo de aproximadamente 3 milimetros entre cada azulejo para deixar espaço para argamassa. Você pode espaçar suas peças ainda mais, se você quiser. Uma boa regra é um mínimo de 0,3mm e um máximo de 1 centímetro de espaço entre as peças, vá colando as peças com a cola de sua escolha.
Passo número cinco
Continue colocando suas pedras coladas, e lembre-se sempre de trabalhar em pequenas áreas por vez, isso evita que a cola seque se você estiver trabalhando lentamente. Essa também é uma boa dica caso você queira fazer uma pausa vez ou outra, afinal, você não precisa fazer todo seu projeto de uma só vez, e muitas pessoas normalmente não fazem isso.
Passo número seis
Comece a aplicar o resto das suas pedras à sua peça. Você poderá tornar mais fácil o processo de passar a argamassa, por exemplo, se você deixar as peças perto da borda um pouco mais alinhadas à superfície. Trabalhe seção por seção até que sua peça seja completamente coberta como ilustrado no passo sete abaixo.
Passo número sete
Aqui mostramos a peça completamente coberta com as pedras escolhidas. Você também pode escolher completar o mosaico nas laterais do seu quadro, espelho ou placa, se preferir e se gostar do efeito desse detalhe.
Quando tudo estiver pronto, é hora de deixar seu mosaico descansar entre 24 a 48 horas antes de passar a argamassa. Depois que essa quantidade de tempo estiver passado, você estará pronta para passar a argamassa em sua peça.
Você pode escolher qual cor de argamassa irá utilizar, onde se as pedras principais de seu mosaico forem mais escuros, então você pode querer usar uma argamassa mais clara para criar um contraste e fazer com que cada pedra se destaque. O contrário é verdadeiro, ou seja, se você usou pedras mais claras, pode utilizar uma argamassa mais escura para o mesmo efeito.
Passo número oito
Na maioria dos nossos projetos, usamos uma argamassa pré-colorido, e essa argamassa já vem com suas instruções de mistura que devem ser seguidas, então sempre siga as instruções que vieram na embalagem do produto que você comprou.
É importante que você coloque sua mistura de argamassa em um recipiente descartável, e em seguida, adicione uma colher de sopa de água para que sua argamassa fique com uma consistência parecida com a de aveia.
Passo número nove
Aqui está a consistência de aveia que sua argamassa deve ser. Se você adicionar acidentalmente muita água, simplesmente deixe sua argamassa descansar por alguns minutos e ela irá engrossar novamente, ou você pode ainda adicionar mais argamassa. Mexa até ficar homogêneo.
Passo número dez
Sugerimos que use luvas ao trabalhar com argamassa, ela não é tóxica, mas pode secar as mãos. Você pode facilmente precisar de 2 ou 3 pares de luvas durante essa etapa, então esteja preparada. Aplique a argamassa com os dedos como na imagem, e vá pressionando a argamassa para baixo, deixando que ela entre nos espaços entre cada uma das peças. Você pode ainda esculpir argamassa nas bordas. Cubra generosamente toda a sua peça com a argamassa.
Passo número onze
Depois de ter coberto toda a sua peça e preenchido todos os espaços, limpe todo o excesso possível com suas luvas ou mãos. Depois de fazer isso, você vai deixá-la descansar entre 20 a 30 minutos ou até que a argamassa fique visivelmente aparente em toda a sua peça.
Passo número doze
Agora, utilize uma esponja ou um pano ligeiramente umedecido e comece a limpar a argamassa aparente. Você pode então usar um pano seco ou suas mãos para remover a argamassa residual. Tente remover o máximo de argamassa possível. Se você não conseguir isso agora, será muito mais difícil fazê-lo mais tarde. Limpe cada azulejo se desejar. Não use toalhas de papel, elas irão grudar na sua argamassa.
Passo número treze
Você terminou com a argamassa, agora lembre-se de nunca lavar seu objeto com água, mas se necessário, pegue um pano ou uma esponja para polir sua peça. Tudo pronto!
Deixe seu comentário!