Para os italianos, o panetone é uma tradição dos feriados de fim de ano. O pão de levedura doce cheio de frutas que é tão doce quanto um bolo comum é assado em moldes em forma de cilindro e feito de papel, e por lá é uma tradição dar panetones de presente.
Durante a temporada de férias, esse delicioso pão é muito consumido no café da manhã, servido como um lanche da tarde juntamente com um vinho ou ainda cai muito bem tarde da noite antes de ir para a cama. Porque o panetone é tão leve e arejado, ele consegue se adequar a qualquer hora do dia, sendo um prato além de delicioso, versátil.
Ao fazer seu próprio porta panetone, você está adicionando um toque pessoal ao presentear uma pessoa e mostrando que se importa. Se você deseja fazer um porta panetone para deixar sua ceia mais bonita, vale também, e mesmo se você estiver pensando em vender porta panetones, trouxemos algumas inspirações muito interessantes para você.
Veja também – Caixa em mdf decorada
Os italianos consideram o panetone como um alimento básico do Natal e os supermercados pelo mundo todo o acumulam em exposições enormes durante a temporada de Natal, mas qual é a história por trás desse pão de frutas e nozes italianos sazonais?
A palavra panetone é originária da palavra italiana panetto, ou um pequeno bolo de pão. Os primeiros registros escritos o chamam de pane di tono, ou “bolo de luxo”, que é apropriado para este rico pão de brioche feito com manteiga, ovos, leite, frutas cristalizadas e nozes.
O panetone geralmente passa por horas de preparação e descanso para dar ao pão sua forma distinta alta, redonda e sua textura esponjosa e leve.
Originado em Milão, Itália, acredita-se que esse “bolo de pão” remonta aos tempos romanos, e as provas escritas que ligam o pão ao Natal remontam ao século XVIII. Não foi até o século 20 que os padeiros comerciais decidiram fazer o panetone em lotes em grande escala, diminuindo assim os preços e aumentando a popularidade da iguaria como um presente de Natal.
Veja também – Carretel de madeira decorado: saiba como fazer!
Como muitos dos italianos presenteiam um amigo ou seus entes queridos durante o Natal e Ano Novo, o panetone se torna um símbolo tão grande da cultura italiana que o país está passando por esforços para fazer e exportar autênticos panetones italianos com uma marca de designação de origem controlada, pois o panetone fabricado em outros países acaba não seguindo rigidamente a receita do panetone original.
Não é incomum que uma família italiana média termine com mais panetones na mesa do que gostaria, então por isso quando convidados visitam suas casas durante a temporada de férias, será muito comum perceber o panetone sendo servido junto de vinho doce ou café.
Alguns italianos servem as fatias com um pouco de queijo mascarpone. Se o panetone ainda sobra, ele pode durar muito tempo dentro de sua própria caixa, ou pode ainda ser congelado para mais tarde (ou mesmo para o próximo ano!), já que a qualidade esponjosa e seca do pão faz dele um “resto ideal” para fazer torradas ou um pudim de pão, por exemplo.
Agora que você já conhece a história do panetone, é hora de aprender como fazer seu porta panetone. São muitos modelos possíveis, e trazemos aqui algumas inspirações em todos os níveis de dificuldade para você mesma fazer o seu porta panetone!
Para fazer um porta panetone você vai precisar de
- Caixa redonda ou hexagonal em madeira ou papelão
- Tesouras
- Fita métrica
- Papel de pergaminho ou papel manteiga
- Tinta, canetas, fitas, desenhos, adesivos e o que mais você tiver para decoração
- Cola
- Saco para embrulhar (opcional)
Para fazer seu porta panetone siga as seguintes instruções:
Primeiro passo
Escolha qual tipo de caixa porta panetone será perfeita para o seu projeto.
Você pode escolher caixas redondas ou hexagonais em madeira ou papelão (opção mais em conta), ou ainda em sacos como o da foto cima, mais baratos e também eficientes. Fique atenta ao tamanho de cada um deles, lembre-se que o seu panetone deve caber no porta panetone com folga.
Segundo passo
Agora que você já escolheu o material que irá trabalhar, é hora de decidir qual decoração irá fazer no seu porta panetone. Se você escolheu caixas em mdp ou mdf, uma boa ideia é utilizar tinta para artesanato para pintar, e adicionar detalhes como fitas, laços, ou mesmo imagens natalinas como renas, papai noel, ou estrelas.
Você pode fazer tudo isso com a ajuda de cola para artesanato ou cola quente, e pode encontrar imagens natalinas mesmo na internet.
Decore seu porta panetone da maneira que mais lhe agradar, e lembre-se de antes fazer um planejamento em relação a como gostaria que o design final ficasse. Organize suas ideias e coloque a mão na massa.
Terceiro passo
Não se esqueça de decorar também a tampa do seu porta panetone, e se o seu panetone é caseiro, compre ainda um saco plástico para embrulhar o panetone e colocá-lo no seu porta panetone personalizado. Espere secar e está pronto!
Abaixo confira mais algumas inspirações de decoração de porta panetone que você pode fazer com tinta, imagens impressas, fitas, entre outros.
Essa inspiração de porta panetone é uma graça e é super simples de se fazer.
Veja também – Decoração de natal em EVA: saiba como fazer
Adquira uma caixa de madeira ou papelão no tamanho adequado, pinte o interior e exterior em cores natalinas como vermelho e verde, e adicione papel de presente natalino no exterior primeiro com cola, e depois passe uma mistura de cola branca e água, por cima de todo o papel de presente para que ele fique bem fixo e mais rígido. Deixe secar e está pronto!
Essa outra inspiração é linda, mas você vai precisar encontrar uma caixa para panetone cortada exatamente como essa, com pequenas árvores de natal. Decore as árvores de natal com cola colorida branca e vermelha, coloque seu panetone em um saco plástico grosso e cintilante e está pronto!
Você pode escolher o tipo de caixa que desejar e trabalhar com os materiais que tiver em casa, ou mesmo fazer a festa em uma loja de artesanato para criar lindos porta panetone. Inspire-se e faça o seu hoje mesmo!
Deixe seu comentário!