Artesanato

Sapatinhos de bebê: como fazer passo a passo

Sapatinho de feltro

Sapatinhos de bebê são com certeza uma graça, e qual de nós não acha a coisa mais linda ver sapatos tão pequenos?

Uma das melhores coisas em relação a sapatinhos de bebê é que eles podem ser feitos de quase todo tipo de material mais molinho, principalmente porque bebês com poucos meses de vida precisam utilizar materiais maleáveis, que não machuquem sua pele fininha e que se encaixem perfeitamente em seus pequenos pés.

Veja também – Artesanato com feltro: dicas e fotos para te inspirar

Pensando nisso, é interessante lembrar que os sapatinhos de bebê podem ser feitos de diversos materiais como tecidos um pouco mais grossos, entre eles o feltro, e é esse modelo de sapatinho de bebê que separamos para ensinar você a fazer aqui.

Esse lindo modelo de sapatinho de bebê feito em feltro é perfeito para crianças de até cinco meses.

Às vezes, quando você encontra um projeto divertido e fácil assim, é difícil parar de fazê-lo, principalmente se você pretende presentear ou vender esses sapatinhos. Mesmo que você seja a mamãe do bebê que vai usá-lo, ter um sapatinho de cada cor será realmente lindo para o seu pequeno.

Veja também – Puxa saco de coruja: passo a passo descomplicado!

Esse lindo pacote de feltro em cores de outono cobre um lindo espectro de tons de terra quente, e pode ser utilizado tanto para meninos quanto para meninas. Com a costura em vermelho, as cores ganham um tom ainda mais especial, ao mesmo tempo que adiciona um doce charme rústico artesanal a essa linda peça.

Fazer esse sapatinho de bebê em feltro consiste em apenas fazer alguns recortes no tecido, um pouco de costura simples e adicionar um pequeno elástico, e voilá, está pronto!

Para fazer esses sapatinhos de bebê você vai precisar dos seguintes materiais:

Para fazer oito pares de sapatinhos de bebê de até cinco meses:

  • Um pacote de feltro nas cores em que desejar
  • Linha da cor que desejar (utilizamos vermelho)
  • Agulha
  • Elástico
  • Um marcador de tecido apagável

Observação: Você deve procurar por moldes na internet para saber o tamanho exato do pezinho de cada bebê em determinada idade. Esses sapatinhos de bebê são ótimas opções até os cinco meses de idade, mas você deve fazer um tamanho para cada mês de idade, por isso, tenha cuidado com seus moldes O modelo padrão para o tamanho de 3 meses de idade, é de 10 centímetros de comprimento.

Etapa número 1: Corte

Corte os modelos em uma das peças de feltro usando o marcador de tecido apagável para fazer as marcações correspondentes aos traços no modelo acima. Você não precisa fazer as marcas completas, basta marcar um ponto correspondente ao centro.

Corte dois comprimentos de 2,5 centímetros do elástico.

Coloque uma única peça e uma peça superior juntos no centro da sola, marcando traços.

Veja também – Flores de tecido: saiba como fazer

Agora, organize a sola do sapatinho de bebê corretamente e vá enrolando o lado direito da peça superior até a frente do sapatinho, para que as curvas da frente de ambos os lados se encontrem.

Em seguida, envolva o lado esquerdo através da sola e combine a curva com a curva frontal da sola. Coloque as três camadas (a sola, o lado esquerdo e o lado esquerdo) juntas na frente da sola, feche com um alfinete.

Para o calçado oposto o processo é quase o mesmo, envolva o lado esquerdo primeiro, e depois o direita e aperte-os da mesma maneira.

Coloque a parte superior ao redor do perímetro da sola, mantendo a sola plana, em ambos os sapatos.

Etapa número 2: Costura

Organize o primeiro par do sapatinho para que esteja voltado para a frente e comece a fazer a costura pela sola e pela parte traseira. Não amarre um nó no fio. Puxe a agulha da seção da sola até a seção superior no traço de marcação posterior, a 5 milímetros da borda, deixando o espaço correto para o pezinho do bebê.

Continue a costura puxando a agulha para fora através da sola, mantendo a agulha na parte superior da linha que vem do ponto anterior, como mostrado acima.

Bem no meio onde os três tecidos se encontram (sola, lado direito e lado esquerdo) lembre-se de caprichar na costura, passando por todo o perímetro do sapato, certificando-se de costurar as três camadas.

Quando você terminar e chegar ao local onde começou a costurar, é hora de amarrar um pequeno nó e terminar o trabalho.

Agora, puxe o fio através da costura por alguns centímetros.

Corte o fio diretamente no seu ponto de saída para dar um bom acabamento.

Aqui está o primeiro sapatinho de bebê, todo costurado.

Repita todas essas etapas para o segundo sapato. Quase pronto!

Etapa número 3: Adicionando o elástico

No primeiro sapato, costure o lado esquerdo de uma das peças elásticas por dentro do sapato. Faça uma marcação na parte superior com um ponto cruzado duplo para saber exatamente onde colocá-lo e facilitar o trabalho, prenda o elástico com um ponto de costura.

Tire o lado direito do elástico dentro do sapato e costure-o no ponto marcado da mão direita com um ponto de cruzamento duplo. Você pode ter que separar os lados esquerdo e direito um pouco para fazer isso. Isso ajudará o sapato a ficar mais firme.

Anexe o elástico ao segundo sapato da mesma maneira, mas dessa vez, coloque o lado direito primeiro e depois coloque o lado esquerdo.

Prontinho! Faça quantos sapatinhos quiser e nas cores que desejar, seja para vender, para presentear ou para o seu próprio filho.

Deixe seu comentário!