Jeans, jeans, jeans, a calça jeans é a calça mágica de qualquer pessoa e todas nós sabemos o quanto um par de calça jeans pode ser uma peça de roupa realmente versátil em nosso guarda roupa.
Porém, o que fazer quando suas calças jeans já estão velhas demais até mesmo para serem doadas e você tem um pouco de pena de jogar um item que foi tão seu companheiro no lixo, assim, sem dó? Que tal transformar sua calça jeans velha em algo totalmente novo e repaginado? Que tal fazer uma bolsa de calça jeans com seu jeans velho?
Veja também – Almofada de calça jeans: saiba como fazer!
Fazer uma bolsa de calça jeans não é nada extremamente complicado, mas você irá precisar de uma máquina de costura para que o trabalho realmente seja completo. Se você tem uma máquina de costura disponível para uso, esse projeto é perfeito para você
Para fazer uma bolsa de calça jeans você vai precisar dos seguintes materiais:
- Jeans usados
- Cintos usados (dois para fazer a alça da sua bolsa)
- Rebites
- Tesoura de tecido
- Tesouras menores
- Máquina de costura
- Furador de tecido
- Martelo
- Fita métrica
- Alfinetes
- Linha e agulhas próprias para o jeans (que é um tecido mais grosso)
Um detalhe importante antes de começar a fazer sua bolsa de calça jeans é se certificar de que seu jeans é feito de algodão e que não contém (ou contém muito pouca) lycra, uma vez que uma bolsa enrugada de lycra não é exatamente o que estamos procurando nesse projeto.
Bolsa de calça jeans: Como fazer
Esta bolsa de calça jeans é robusta, elegante e super fácil de fazer. Tudo o que você precisa são algumas habilidades básicas de costura e você poderá sair por aí com sua nova bolsa, presentear uma pessoa querida, ou mesmo vender suas bolsas de calça jeans aos seus clientes.
Para começar o seu projeto, o primeiro passo é colocar a sua calça jeans em algodão em cima de uma mesa e começar a fazer os recortes. Comece cortando as pernas, e faça um corte de cerca de 50 centímetros.
Veja também – Artesanato com EVA: dicas e ideias para te inspirar!
Feito isso, solte a costura lateral da sua calça jeans e desdobre o pedaço de tecido que você acabou de cortar, deixando-o em uma só camada e agora ampliado. Faça a mesma coisa com a outra perna da calça e depois coloque-os um em cima do outro.
Ao longo da parte inferior do tecido, meça uma seção de 25 centímetros diretamente no centro, e então faça um corte em direção aos cantos superiores em um ângulo. Você vai acabar com o formato de um trapézio, como na foto abaixo.
Em seguida, é hora de fazer o corte dos lados e do fundo da bolsa. Meça e corte a parte superior de uma das pernas da calça, cortando a costura e desdobrando a perna exatamente como você fez da primeira vez.
Em seguida, meça e corte dois retângulos longos como na foto abaixo que farão o fundo e as laterais da bolsa, deixando espaço para que você possa costurar. Marque tudo com alfinetes e prepare-se para a costura.
Feitos os cortes, agora é hora de juntar tudo e costurar a sua bolsa de calça jeans. Você pode utilizar a parte que achar melhor como exterior da bolsa, ou seja, a parte que você considerar mais bonita.
Lembre-se de que você irá costurar sua bolsa do lado de dentro para que a costura não fique aparente. Depois de costurar, você irá virar a bolsa de dentro para fora, para ver o resultado final. Feito isso, é hora de adicionar as alças da sua nova bolsa de calça jeans.
Pegue os seus cintos, alfinetes, martelos e rebites. Coloque seu cinto em um lado da bolsa e faça um buraco exatamente onde você deseja que sua alça seja colocada. Adicione o primeiro lado do rebite, empurrando-o através do cinto e do tecido.
Veja também – Porta panetone: saiba como fazer passo a passo
Em seguida, adicione o segundo lado na parte de trás. Para fixar sua alça com o rebite, utilize o martelo e então ela ficará fixada. Adicione mais rebites para proteger melhor sua alça e para que ela seja mais resistente.
Faça o mesmo processo com o outro cinto do outro lado da bolsa e certifique-se que as alças estão sendo colocadas com a mesma altura. Sua bolsa de calça jeans está pronta!
Deixe seu comentário!