Escolher uma chaise longue é uma excelente opção para transformar um ambiente. Confortável e elegante, esta cadeira longa é considerada uma evolução dos puffs e poltronas. Nunca viu esse tipo de móvel? Não se preocupe, nesse artigo você vai conhecer como ele é e porque escolher esse modelo.
Foi na antiga Grécia e antigo Egito que os primeiros registros de móveis nesse estilo foram encontrados.
As características desse tipo de poltrona são bem marcantes. Você as encontra com um ou dois braços nas suas extremidades. Tudo foi desenhado para garantir o conforto aos seus usuários. Além disso, ela possui um encosto muito confortável também.
Você que está pensando em comprar um modelo desse móvel, deve saber as diferenças dele com outros tipos de estofados que existem.
Ter uma chaise longue na sua casa é garantia de sucesso e elegância. Por isso, confira as dicas que temos para você.
Diferenças entre a chaise longue, recamier e divã
Quem não sabe diferenciar uma chaise longue de uma recamier e de um divã, certamente vai adquirir o móvel errado. Olhando rapidamente, a impressão que dá é que eles são a mesma coisa.
Mas, na verdade não são! Se você olhar atentamente, existem diferenças gritantes entre eles.
O recamier possui os braços mais baixos nas extremidades, assim como o banco também. Geralmente, são usados na beirada da cama como decoração.
O divã com certeza, é o mais conhecido, principalmente nos consultórios de Psicanálise e Psicologia. Aliás, foi Sigmound Freud o responsável pela popularização desses divãs. Sua estrutura é mais curvada, a cabeça se mantém mais alta em relação aos pés.
Como escolher a sua chaise longue?
Antes de você sair comprando a sua chaise longue, o ideal é você analisar alguns aspectos importantes sobre ela e o ambiente que pretende coloca-la.
Analise a circulação do ambiente
Essa é uma das regras mais importantes antes de você colocar uma chaise longue na sua casa. Analisar os espaços de circulação que existe no ambiente é importante, pois se você colocar um móvel em lugar errado, ele poderá impedir a circulação.
A chaise costuma ser um móvel que necessita de uma folga de centímetros no espaço onde está. Isso garante a harmonia do ambiente e do cômodo. O ideal são uns 60 centímetros de distância de outros móveis.
Essa medida é uma garantia de que o espaço para a circulação não fique apertado.
Sofá que contenha uma chaise
Antes de adquirir um sofá que já tenha uma chaise, certifique-se do espaço. Para as pessoas que gostam de ficar deitadas no sofá, uma chaise dessas é excelente. Além disso, elas podem ser retráteis ou até mesmo, fixas.
Escolha se você quer colocar em área externa ou interna
Quando você for escolher uma área externa, preste bastante atenção ao material que ela foi confeccionada, pois dependendo da matéria prima, ela se deteriora mais facilmente.
Quais as vantagens de se ter uma chaise longue?
1 – Totalmente confortável
A chaise longue é um móvel que propicia muito conforto. Você consegue perceber essa sensação quando senta nela.
Mesmo sem deitar, você consegue relaxar tranquilamente. Ela é um meio termo entre o conforto todo comportado de uma poltrona e o relaxamento de uma cama convencional.
Ela é perfeita para você assistir uma televisão, ler um livro ou até mesmo ficar parado apreciando uma bela vista.
2 – Design totalmente diferente
A função de uma peça dessas em um ambiente, é quebrar totalmente aquele visual tradicional das decorações mais conservadoras. Geralmente, os móveis principalmente da sala de jantar estão disponibilizados da seguinte forma, a mesa de centro e os sofás.
Quando você coloca uma chaise longue a decoração fica com uma visão maior de modernidade e um design arrojado. Ela desconstrói o ambiente, tirando a sensação de formalidade excessiva que ele possa ter tido um dia.
3 – Acima de tudo, versatilidade
O ambiente fica mais descolado e flexível, pois ela pode ser usada tanto como banco como poltrona.
Diferente dos sofás, as chaises não possuem encostos, ou seja, você pode colocar perfeitamente entre um cômodo e outro ou até mesmo encostado na parede.
Onde usar a chaise longue na decoração?
Por ser muito linda e elegante, a chaise longue combina com qualquer tipo de decoração e ambientes de uma casa. Isso acontece por conta de sua flexibilidade em assumir diferentes funções. Abaixo, você confere algumas sugestões de decoração para a sua casa.
Usar a chaise longue na sua sala
A sala de estar é um dos ambientes que mais recebem e combinam com a chaise longue. Isso acontece por conta da sua flexibilidade em assumir diferentes funções. Além, de trazer um charme e uma elegância toda especial ao ambiente.
Caso, a sua sala for pequena, você pode apostar na colocação da chaise longue ao invés de um sofá tradicional. Mas, se a sala for grande, ela acaba sendo usada como uma opção extra de assento, substituindo alguns móveis.
Existe ainda a opção de utilizar esse móvel como um demarcador dos ambientes que queira dividir. Um exemplo, são as salas integradas, como a de estar e a de jantar. Colocar esse tipo de móvel para dividir o ambiente traz esteticamente uma funcionalidade a mais.
Usar a chaise longue no seu quarto
Colocar uma chaise longue no quarto é garantia de ter um ambiente elegante, arrasador e com design moderno.
Se colocada perto de uma janela melhor ainda, pois se transforma em um cantinho de descanso perfeito e leitura.
Além de ser um móvel ótimo para o ambiente, ele também pode te ajudar na troca de roupa. Já que ela serve como apoio de sapatos e roupas. Se você tiver um espaço maior no quarto melhor ainda, pois você pode colocá-la no closet.
Usar a chaise longue nas áreas externas e varandas
A chaise longue pode ser usada sem problemas nas áreas externas da sua casa como as varandas, áreas próximas a piscina. O importante é que você escolha corretamente, o material desse móvel. Pois, caso escolha um material muito frágil, o risco de deterioração é grande. Utilizar nesses locais um móvel desses é perfeito para os momentos de descanso e relaxamento principalmente.
Deixe seu comentário!