Presente em uma infinidade de projetos modernos, a cozinha com ilha se torna cada vez mais popular e ganha destaque entre aqueles que procuram por um elemento prático neste ambiente que é um dos mais queridos de uma casa.
Assim como o conceito aberto, que aproveita e integra os espaços de uma casa, a cozinha com ilha também tem origens norte-americanas. Foi nos Estados Unidos que o estilo surgiu e, em pouco tempo, ganhou força no mundo todo.
Especialmente ideal para cozinhas de menor porte, a ilha central traz uma série de benefícios ao ambiente. Porém, antes de pensar em um projeto desse tipo, é necessário atentar-se a alguns cuidados.
O que é preciso saber antes de investir em uma cozinha com ilha?
Alguns pontos são essenciais para que seu projeto de cozinha com ilha se torne um sucesso. Eles são:
- O tamanho da sua cozinha;
- Os atributos e a altura da ilha;
- A iluminação;
- O estilo e os materiais;
- O aproveitamento do espaço.
O tamanho da sua cozinha
De nada adianta você querer ter uma cozinha com ilha se o seu espaço for extremamente reduzido. Afinal, é preciso pensar na circulação das pessoas. Se, ao inserir uma ilha no centro do ambiente, a circulação for prejudicada, é melhor desistir da ideia.
Diante disso, não recomendamos ter uma cozinha com ilha quando o apartamento – ou mesmo a casa – for pequeno demais. Em média, o tamanho mínimo recomendado para que todos possam circular sem grandes problemas é de 0,70cm ao redor da ilha.
Os atributos e a altura da ilha
Aqui entra uma série de variedades. A ilha pode contar apenas com uma bancada para preparo de alimentos, um cooktop – com ou sem coifa – e até mesmo uma pia. Tudo vai depender do seu orçamento e do seu projeto.
Os padrões indicam as seguintes medidas:
- Altura: de 90 centímetros a 1,10m
- Largura: você escolhe
É claro que, quanto maior for a ilha, mais conforto você terá nas atividades realizadas.
A iluminação
Cozinha pede uma boa iluminação. Não seria diferente na ilha, principalmente se ela for utilizada para o preparo de alimentos.
Caso a sua cozinha não contenha uma boa iluminação central, é bom cuidar desse ponto antes de apostar na ilha. No melhor dos mundos, toda ilha precisa ter uma luz direta sobre ela. Isso pode ser resolvido tanto com luzes normais no teto quanto com pendentes, que ajudam a dar um charme extra para a decoração.
O estilo e os materiais
Misturar estilos é algo ousado e que, muitas vezes, não dá bons resultados. Assim, sua cozinha com ilha precisa “conversar” com o restante do ambiente. Se a decoração geral tem tons mais escuros, por exemplo, a ilha deve seguir a mesma linha.
Além disso, os materiais também devem combinar. Pedra e aço inoxidável são os ideais para ilhas de cozinha. A madeira, naturalmente, deve ser evitada. Não é apropriada para esse tipo de uso, uma vez que pode acumular bactérias e ter sua vida útil diminuída pelo constante contato com a água.
O aproveitamento do espaço
Alguns tipos de ilhas também podem ter gavetas ou armários embutidos. Essa é uma boa pedida para aproveitar ainda melhor o seu espaço.
Tais compartimentos podem ser utilizados para guardar itens que você usa com frequência como, por exemplo, pratos, copos, talheres ou panelas melhores.
Se quiser colocar banquetas em sua ilha, a sugestão é deixar os armários de um lado e as banquetas do outro. Nada como funcionalidade, não é mesmo?
Indo mais além, em projetos mais robustos, a ilha pode ter equipamentos embutidos. Além do mais comum cooktop, adegas e mini fornos podem marcar presença, elevando o nível de praticidade e dando um upgrade no design.
Como decorar sua cozinha com ilha?
Uma vez que o projeto da sua cozinha com ilha está bem desenhado e planejado, é hora de começar a pensar na decoração. Além da própria bancada combinar com o restante do ambiente, como apontamos anteriormente, há ainda outras dicas que você pode seguir para que seu espaço fique ainda mais interessante.
Menos é mais
Para os adeptos do design minimalista, a cozinha com ilha pode receber toques sutis de decoração. A bancada, principalmente se for pequena, pode ser decorada apenas com uma fruteira, um vaso de flores ou uma escultura pequena.
Nem sempre precisamos exagerar nos itens e nas cores na hora de decorar uma cozinha. Assim, se você prefere ambientes mais clean, sua cozinha com ilha pode ser predominantemente branca, com poucos detalhes em cores ou, ainda, um revestimento prateado ou bronze em pontos estratégicos para criar o contraponto ideal.
Cores também são bem-vindas
Decoração é questão de estilo. Portanto, enquanto alguns preferem ambientes mais minimalistas e claros, há outros que gostam de cores alegres e vivas para fugir do tradicional.
Em uma cozinha com ilha, dá para usar muitas cores também. Se o espaço tiver revestimentos de pastilha branca, por exemplo, você brincar com as cores na bancada, nos acessórios e nas banquetas.
Estilo industrial
Se tem um estilo que está cada vez mais em alta, esse estilo é o industrial. Engana-se que essa tendência de decoração funciona apenas em salas, galpões ou lofts. É claro que na cozinha ela também entra.
Para tirar o melhor proveito do estilo industrial, você deve abusar de elementos de cores mais neutras como marrom, bege, preto, ocre, nude, cinza e branco. Algumas combinações que também criam ótimas decorações industriais são o preto com o amarelo e o cinza com laranja.
Também fazem parte do estilo de decoração industrial os tijolos aparentes, os revestimentos que imitam madeira, as luminárias mais rústicas e o piso de cimento queimado.
Unindo todas essas ideias, você terá uma cozinha industrial com ilha que arrancará suspiros dos convidados!
Galeria de fotos
O que você achou dessas dicas? Você tem um projeto de cozinha com ilha? Quais são suas maiores inspirações? Para que você coloque sua imaginação para trabalhar, selecionamos algumas imagens de vários estilos de decoração. Confira em seguida. Ah, não esqueça de compartilhar o artigo nas suas redes sociais para que mais pessoas se inspirem também!
Deixe seu comentário!