Você olha para a sua casa, para as paredes e sente que está faltando alguma coisa, um toque pessoal? Mesmo apelando para o que há de mais moderno, tendência, tem a sensação que apesar de apostar no novo está na verdade se igualando a todos que também estão investindo no novo e com isso, sem querer, pelo contrário, pretendendo fugir completamente disso, entrou no processo de pasteurização, de uniformização dos ambientes? É preciso um toque pessoal não só para se diferenciar, mas para refletir a sua personalidade, vê de fato um pouco de você onde mora. Decoração com colagens, já ouviu falar?
Colagens? Como assim? Aquela que se fazia na escolinha nas aulas de arte?
Isso mesmo, decoração com colagens. Claro que você deve considerar que depois de adulta seus gostos e suas habilidades estão mais refinadas do que na época que você era “apenas uma garotinha”, como já cantava Cássia Eller, e que com criatividade e disposição é possível formar colagens bem elaboradas e visualmente marcantes, de impacto. Para você ter uma ideia, basta conferir a nossa galeria de imagens após o texto e as nossas sugestões abaixo de decoração com colagens.
Os tipos de decoração com colagens
Existem pelo menos dois tipos de decoração com colagens. Aquela que forma um mosaico reunindo no mesmo local fragmentos de materiais, temáticas diversas, mas que juntas estabelecem um visual diferenciado, e outra que concentrando pequenos pedaços forma o desenho de uma imagem maior.
A que mais se utiliza em decoração com colagens é a primeira porque é menos complexa de se fazer e consegue reunir mais facilmente todas as informações, recordações de valor afetivo especial para quem decora.
As vantagens da decoração com colagens
E porque aderir a esse tipo de decoração, o que ela tem de especial, quais são as suas vantagens?
O interessante da decoração com colagens é que é uma ótima oportunidade de colocar o seu toque pessoal nos arranjos de casa, porque você poderá escolher que tipo de colagem pretende fazer, qual material irá utilizar, que tipo de imagem desenvolverá. É um trabalho Dot it Yourself (Faça você mesmo), estará envolvida pessoalmente no projeto, necessitará de sues esforços, habilidades, criatividade.
Claro que você também pode solicitar que terceiros façam o trabalho seguindo as suas instruções prévias, no entanto, se procura algo que precise de tua mão na massa a decoração com colagens é uma das melhores opções.
A decoração com colagens se inspira no conceito de que o indivíduo é formado por suas experiências, sentimentos, emoções e a junção desses pequenos núcleos constituem o ser, proporcionando uma expressividade única, por revelar a essência de uma pessoa a partir de pequenos detalhes que se somam para a instauração de um quadro mais completo.
Ideal para quem se sente atraído em explorar grandes temas a partir de pequenos detalhes.
Outra vantagem da decoração com colagens é quanto aos aspectos de saúde mental. Ela vem sendo muito usada como arterapia, trabalhar aspectos psicológicos por meio de trabalhos artísticos que requerem principalmente concentração e habilidades manuais. O trabalho de colagem é útil para manter a mente tranquila, longe de pensamentos preocupantes, desanimadores, por forçar a mente se concentrar em um trabalho que pede atenção para ser bem feito. É ótimo contra o estresse.
Ideias de decoração com colagens
Vamos passar algumas sugestões que você pode utilizar não só em casa, mas no estabelecimento comercial, por exemplo, no escritório etc.
Começando por:
Fotos
É o tipo de decoração com colagens mais clássica, porque é mais simples de fazer, de conseguir o material fonte, porque quem não gosta de guardar boas recordações? É verdade que atualmente as pessoas mais armazenam digitalmente os bons momentos do que revelam em fotografias impressas, analógicas, contudo é bem provável que aquelas recordações da infância e de começo da adolescência estejam em boa parte guardadas em algum álbum de fotografias em um cantinho do guarda-roupa.
E se juntar uma graninha, que com certeza acarretará em menos investimento do que uma decoração tradicional, pode selecionar as imagens que mais se destacam no seu gosto e convertê-las para papel fotográfico. Nada impede que use fotos que considere interessantes de revistas.
Com o material selecionado, o que precisará para colar na parede é fita dupla face, régua ou fita métrica.
Os objetos de medidas são fundamentais para elaborar como as fotos serão dispostas na parede, se em forma de blocos, quadrados, que juntos formam um mosaico amplo, triângulos, retângulos etc.
Outra decoração com colagens com fotos típicas, mas que sempre contará com o diferencial de refletir o seu gosto em cada partícula do todo formado, é simplesmente forrar a parede com as fotos sem seguir um padrão, um critério definido. Esse estilo confere uma atmosfera bem casual, aconchegante, familiar e jovem.
Tecido
E não é obrigatório usar apenas fotos para fazer uma decoração com colagens, é possível usar outros materiais como os tecidos. Recortar pedaços de tecidos para fazer uma colagem na parede e dessa forma elaborar uma arte abstrata.
Para esse fim, é recomendável que utilize diferentes tipos de retalhos, não necessariamente quanto ao material, mas de estilo, cores, desenhos. Estabelecer alguns padrões de tamanho evita vários contratempos. Tente fazer recortes quadrados de 30,5 cm e de 20 cm.
Para evitar que manchas não identificáveis figurem na decoração, antes de colar cada pedaço higienize as peças com um pano umedecido.
Jornal
Para um ambiente descolado, vintage, que evoque uma atmosfera alternativa, underground, a decoração com colagens com jornal é a opção a ser escolhida. O jornal passa algo de antiguidade, mesmo se mantendo presente, porque é uma das formas de comunicação mais antigas e por isso responsável por registrar os atos que fizeram história e moldaram a sociedade da qual fazemos parte hoje, mas uma boa antiguidade, já que logicamente é preferível destacar momentos importantes e positivos que marcaram época e causam uma boa saudade.
E passa a sensação de alternativo porque sem dúvida não é o meio de comunicação mais popular atualmente, virou algo de nicho e não mais um produto massificado, tudo a ver com o que é considerado underground não é mesmo?
Para fazer decoração com colagens com jornal é preciso usar cola branca diluída em água, sendo a proporção de duas medidas de cola para uma de água.
Depois, certifique-se que a parede esteja lixada e limpa, passe a cola na parede com a utilização de um rolo, cole o jornal alisando com as mãos, use uma escova para retirar pequenas bolhas e conte com um estilete para cortar sobras.
Gostou do conteúdo sobre decoração com colagens?
Então curta, compartilhe, avalie.
Deixe seu comentário!