Decoração

As melhores dicas para fazer uma incrível decoração com cortina de crochê

Decoração com cortina de crochê

Esqueça aquela noção ultrapassada de que decoração com cortina de crochê é para casa da vovó. Não importa seu estilo de décor, você sem dúvida encontrará um padrão de crochê perfeito para as cortinas da sua casa.

Afinal, as cortinas podem ser muito mais do que um item de utilidade: elas podem ser uma peça com valor decorativo para o ambiente. Esse é o caso da decoração com cortina de crochê, que vem ganhando espaço no universo das tendências – graças à sua versatilidade e estilização.

De fato, dependendo do padrão, elas podem compor tanto cômodos com visual contemporâneo quanto cômodos rústicos e tradicionais. Em ambos os casos, uma coisa é certa: com elas, o ambiente ganhará charme e um toque convidativo de aconchego.

Onde usar a decoração com cortina de crochê?

Como dito, a decoração com cortina de crochê é muito versátil e adaptável. Isto é, ela pode ser incorporada em qualquer cômodo da casa, incluindo banheiro, cozinha, quarto ou sala. Se você dispor de talentos manuais, ainda poderá confeccionar uma cortina de crochê ao sabor do seu gosto!

De fato, a customização é uma das maiores vantagens da decoração com cortina de crochê. Afinal, por se tratar uma composição que usa de técnicas manuais, é possível estilizar seu próprio modelo. Assim, variando cor, tamanho e ponto, criando uma peça original e única.

Além disso, barbante e linha são selecionados de acordo com o estilo e acabamento desejados. No que diz respeito à agulha, sua espessura varia conforme o fio que se pretende manipular, ou de acordo com as preferências do artesão.

Uma coisa é certa: independe de comprimento, agulha e linha, de pontos estreitos ou mais largos, a decoração com cortina de crochê confere um charme sem igual ao ambiente. Afinal, a peça une personalidade e graça.

O importante, desse modo, é decidir pelo modelo que lhe agrada mais e que melhor combinado com o estilo do cômodo. A seguir, você conhece algumas dicas e ideias pra empregar na decoração da sua casa, seja sala, cozinha, quarto ou banheiro! Confira!

Decoração com cortina de crochê

Decoração com cortina de crochê para a casa

Cortina de crochê na cozinha

Para trazer graciosidade à cozinha, a cortina pode ser utilizada nas janelas ou na pia do cômodo. A peça pode ganhar alguns detalhes, tais como bicos e babados, além de ser acompanhada por um conjunto de tapete de crochê.

Para não perder a luminosidade natural, mas não abrir mão do enfeite pra janela, o ideal é optar por um modelo de cortina de crochê curta. Se a intenção é incorporar aconchego e leveza ao cômodo, prefira uma composição com ponto aberto.

Se a cozinha contiver muitas adornos e utensílios coloridos, procure adotar um modelo clean, romântico e delicado. Assim, a cortina de crochê não disputa atenção ou cria um visual kitsch à decoração.

Mas, se sua cozinha for monocromática e a intenção for dar vida ao cômodo, você pode detalhar o crochê com algumas algumas frutas. Afinal, elas rementem à cozinha e levam um toque lúdico consigo. De fato, esse trabalho exige um conhecimento um pouco maior de pontos de crochê.

Contudo, vale a pena aprender! A composição de barbantes coloridos e pontos altos certamente valorizarão os desenhos das frutas. Por sua vez, estas tendem a variar entre maçã, abacaxi, cacho de uvas, entre outras.

Cortina de crochê na sala

A decoração com cortina de crochê é perfeita para a sala da casa, pois além de ser uma peça convidativa, ela bloqueia a entrada de luz total. Assim, tornando o ambiente mais aconchegante para assistir TV e relaxar.

Uma imensa gama de pontos rendem lindos modelos que podem ser dispostos na sua sala multimídia. Você pode optar pela união de tipos distintos de pontos, variando entre técnica de correntinha aberta, por exemplo, com a técnica de formar desenhos por meio de pontos baixos fechados.

Além das janelas, as cortinas de crochê podem ser penduradas no hall de entrada das salas. Isso confere à decoração um toque artesanal e um bocado hippie, quando combinado com plantas e outros elementos característicos. Nesse caso, a cortina de crochê pode receber um acabamento em franja super charmoso!

Para quem prefere apenas dar um charme adicional à janela, o modelo de mandalas é uma pedida romântica e sonhadora. Porém, o modelo com mandalas é bastante trabalhado, e pode exigir um pouco de habilidade. Se você ainda é iniciante, prefira composições mais curtas, com formas geométricas. Elas têm o mesmo efeito aconchegante, mas são consideravelmente mais simples e práticas de trabalhar.

Para um visual descolado para sua sala, aposte em bandôs de crochê franjado! Eles criam um efeito de cascata pra lá de despojado. Contudo, se sua sala fizer o estilo requintado, o modelo pode ganhar linhas metálicas, que emprestam elegância à composição.

Decoração com cortina de crochê

Cortina de crochê no quarto

A cortina de crochê no quarto cria um clima intimista, bloqueando a entrada de luz e provocando uma sensação acolhedora. Por isso, ela é uma opção acertada para esse cômodo. Dependendo do seu estilo pessoal, você pode suavizar o aspecto pesado dos modelos de crochê combinando-o com um tecido mais fino, delicado e ligeiramente transparente.

Além disso, cortinas de crochê com desenhos geométricos podem ganhar um destaque especial ao serem posicionados contra a luz. Ou seja, além de impedir que a luminosidade excessiva atravesse a janela,  cortinas podem formar painéis artísticos. Para isso, você pode adicionar flores de crochê e demais padrões singulares.

No entanto, lembre-se: para bloquear a iluminação em excesso, é necessário manter os padrões em um ponto mais fechado de crochê. Porém, está liberado todo tipo de justaposição com outros objetos, como, por exemplo, bolinhas e luzes coloridas!

Cortina de crochê no banheiro

O crochê é clássico nesse ambiente,  aparecendo em tapetes e jogos de banheiro completos. Contudo, se a janela estiver na altura do box, em uma posição mais baixa, a decoração com cortina de crochê pode não ser uma boa ideia. Afinal de contas, o barbante absorve a água que tende a espirrar na hora do banho. Em um ambiente úmido, crochê pode embolorar. Portanto, utilize longe da água ou proteja o crochê com uma cortina de plástico na frente.

Deixe seu comentário!