Saber fazer uma decoração com estantes é de grande ajuda para encontrar soluções em determinados ambientes. Não são raras as vezes que as estantes são a chave para aplicar soluções funcionais e estéticas.
As vantagens da decoração com estantes.
Organização
Estante ajuda muito a organizar um ambiente ao se tornar local de depósito de todo tipo de objeto, malas, revistas, brinquedos, porcelanas etc.
Quando há muito material espalhado pelo ambiente, dando aquela sensação de poluição visual, claustrofobia, ajuntar as informações em um canto só naturalmente ajuda a esvaziar outros cantos aumentando a sensação de arejamento, amplitude.
O interessante da estante em termos de otimização de espaço é que com ela é possível utilizar área que normalmente é considerada “inútil”, a parte superior das paredes.
Dessa forma, retira-se objetos se espremendo em área apertada no chão para colocá-los em espaço mais livre, aliviando a área do piso.
Tal funcionalidade é interessante principalmente em casas e apartamentos pequenos.
Versatilidade
Existem estantes de diferentes materiais e formatos. Por isso, podem se adequar perfeitamente em ambientes pequenos e grandes.
No caso de ambientes amplos, uma estante pode ser colocada ao lado da outra estabelecendo um senso de continuidade e se adaptando ao espaço que decora.
Personalidade
Outra vantagem da decoração com estantes é que ela não fica restrita apenas a função prática.
Também proporciona acréscimo em termo de estética, pois as estantes servem para se depositar objetos que colaboram para reforçar aspectos da personalidade do frequentador do ambiente.
Por exemplo, se o dono do espaço for fã de cultura geek, as estantes podem ser os locais perfeitos para expor suas coleções de funkos e action figures.
O mesmo para quem tem no DNA música, cinema e outros assuntos.
Mas claro que não basta simplesmente espalhar estantes pelos lugares e depositar todo tipo de quinquilharia sem qualquer tipo de critério.
Isso além de prejudicar o fator estético também pode sair pela culatra em se tratando de organização.
Abaixo listamos algumas dicas de decoração com estantes.
Confira!
Decoração com estantes: cores
Se a sua maior preocupação com decoração com estantes é o estilo, a estética, saiba que é importante considerar as cores do ambiente em que ficarão.
Por exemplo, se o espaço tiver como cores predominantes tons neutros, o mais indicando é usar a estante, ou os objetos a se depositar nelas, como forma de estabelecer um contraste.
Nesse caso, tonalidades mais vibrantes, quentes, como o amarelo, vermelho, azul, são ótimas apostas para se gerar um contraste agradável. Além de proporcionar mais vida ao ambiente.
O mesmo vale para a situação inversa. Cores vibrantes preenchendo a maior parte do espaço em contraste com móveis e pequenos objetos em tom mais sóbrio, neutro.
Decoração com estantes: não exagere na quantidade
Geralmente os objetos depositados na estante acabam se tornando o centro das atenções, pois são colocados em espaço dedicado especialmente para eles, muitas vezes em locais privilegiados ou de destaque no cômodo.
Colocar muitos objetos, em cores variadas e em formatos diferentes certamente provoca sensação de desordenamento, acúmulo de objetos, cansaço visual.
Decoração com estantes: livros
Se precisa de uma estante principalmente para depositar os seus livros, o recomendado é utilizar modelos resistentes e que tenha espaço suficiente para comportar todos os formatos que detêm.
Para a decoração não ficar muito monótona, a dica é fazer mescla com outros itens decorativos, preferencialmente relacionados ao universo literário, como miniatura de personagens, artes, frases, retratos etc.
Decoração com estantes: na cozinha
A cozinha também é um bom local para se planejar uma decoração com estantes. Não é só a sala e quartos que sofrem com problema de excesso de material.
A cozinha é depósito de vários objetos que muitas vezes são numerosos demais para serem depositados adequadamente nos armários.
Estantes vazadas nas paredes são boas opções que alia senso prático com decoração,, pois podem ser ótimos locais para expor as melhores louças, como xícaras e pratos.
Servem também para guardar livros, contudo, nesse caso, os de culinária.
Divisão de cômodos
Quando se mora ou trabalha em um espaço que é integrado com vários ambientes, não conta com divisões naturais que delimite um setor do outro, a decoração com estantes aparece como uma boa solução.
Isto porque abre a possibilidade de se dividir os ambientes usando como redere^ncia as estantes. Nesses casos elas teriam uma função tripla:
- Setorizar o ambiente;
- Ajudar a organizá-lo;
- Acrescenta mais detalhes na decoração.
Os locais ideais
Os melhores locais para se colocar uma estante quando não constituem o elemento central de um ambiente (por exemplo, em uma biblioteca, naturalmente terá destaque, mas em outros casos ocupa posição secundária) são os considerados inúteis.
Exemplo é o espaço debaixo de uma escada, normalmente desocupado, corredores pouco frequentados, áreas próximas de pilastras ou áreas superiores de paredes.
Valorizando obras de arte
Caso esteja pensando em decoração com estantes para guardar e expor objetos de muito valor, tangível, simbólico, pessoal etc, uma sugestão é utilizar estantes com iluminação embutida.
Sabe aquela iluminação interna, na extremidade inferior ou superior, jogando luz sobre os objetos para destacá-los? É exatamente esse o modelo sugerido.
Modelos com LEDs ou de spots embutidos já são bem comuns, no entanto, distribuir pequenas luminárias sobre o móvel também cumpre com o papel de deixar sempre em evidência o material depositado.
Usando plantas
Outro elemento decorativo que forma uma combinação apreciável com estantes são as plantas.
Plantas nos nichos de estantes ficam ótimas, em varandas, junto com um espaço para organizar objetos de jardinagem, por exemplo.
As estantes ainda podem ser um ótimo recurso para distribuir plantas pelos cômodos da casa. Além de deixar o ambiente mais leve, as plantas cumprem função de purificar o ar.
Caixas organizadoras
Mas se o problema for a enorme quantidade de material, que mesmo o separando por tamanho e cores é por demais numeroso para ser posto em estantes, uma solução é apelar para as caixas organizadoras.
Essas caixas são encontradas em diversos formatos e ajudam na organização das estantes.
Gostou deste conteúdo sobre decoração com estantes? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio e sua opinião são muito importantes para nós. Leia mais conteúdo relacionado no Amo Decorar.
Deixe seu comentário!