A decoração com origami vem sendo muito utilizada em diferentes estilos de casa, isso graças a sua versatilidade na hora de decorar. As dobraduras podem ser feitas com praticamente qualquer papel, pois é a criatividade que vai dominar essa técnica. Essa arte milenar japonesa possui flores, pássaros e centenas de outros motivos comuns. Imagina, a sua mesinha de centro, decorada com uma arte dessas? Fica lindíssimo, sem dúvidas.
A escolha certa das cores dos papéis é fundamental para um excelente resultado. São essas cores inclusive que vão dar um destaque maior a cada peça elaborada. E se você está preocupada com a maneira de fazer essas dobraduras, não se preocupe!
Existe na internet, dezenas de vídeos tutoriais explicando detalhadamente como produzir essas dobraduras, os níveis vão dos mais difíceis até os mais fáceis.
Você que está interessado em fazer uma decoração com origami deve ficar atento a finalização das dobraduras, pois ele deverá se manter montado por um período bem grande de tempo. Afinal de contas, ele vai fazer parte da decoração da casa. Os papéis mais grossos possuem uma estrutura mais firme por um tempo mais longo.
Mas em contrapartida, podem dar um pouco mais de trabalho para que a dobradura seja feita.
Portas de entrada ou corredores ficam lindos com balõezinhos pendurados no teto, pois dão um ar mais positivo e alegre ao ambiente. O mesmo pode ser feito em bandejas decorativas, basta colocar um pouco de cola embaixo de cada flor e colar. Isso é necessário para que elas não voem.
Um dos origamis mais conhecidos é o famoso tsuru, esse pássaro japonês pode ser utilizado pendurado no teto ou fixado em alguma mesa, por exemplo.
Existem algumas crenças orientais que afirmam que os tsurus japoneses só atraem boa sorte, serenidade e leveza para os ambientes. No Japão é comum famílias inteiras confeccionarem 1000 tsurus, é a famosa “Lenda dos Mil Tsurus”. Eles acreditam que quem fizer os mil origamis terá os pedidos atendidos.
O que é um origami?
A arte do origami consiste em fazer molduras através da dobradura de papéis. A origem da palavra origami é japonesa. Ori significa o ato de dobrar e gami, papel. Ou seja, a arte de dobrar papel.
As criações com as dobraduras são diversas e vai desde a réplica de objetos até a cópia de formas variadas. Tudo começa a partir de um papel em formato quadrado, não existe recortes para a criação dos moldes.
É muito comum a prática do origami no Japão, inclusive existem crenças em relação a confecção de 1000 tsurus. Acredita-se que os pedidos são atendidos pelos deuses para quem fizer essa quantidade.
A popularização dessa prática se deu depois do barateamento do papel. Novas técnicas foram desenvolvidas e métodos muito mais simples foram praticados.
Foi em 1845, depois do lançamento do livro de Kan Nomado que o origami se tornou uma atividade recreativa até hoje. Nesse livro, existiam cerca de 150 modelos diferentes de origami.
Alguns pesquisadores acreditam que essa arte é milenar e que surgiu junto com o papel, ou seja, 105 d.C.
Em meados dos anos 50 houve a divisão entre a maneira antiga de dobradura e a maneira nova. O artista Yoshizaka foi quem criou a dobradura criativa e todo o método de criação de dobraduras de pássaros e animais, muito diferente das dobraduras do passado.
A decoração com origami é uma excelente ideia de deixar o ambiente colorido e descolado. E o melhor de tudo, é mais barato se comparado com outros estilos.
Quais são os melhores papéis para fazer um origami?
Normalmente, para treino as folhas de sulfite sempre são as mais recomendadas. Isso porque são as mais baratas e mais fáceis de serem dobradas diversas vezes.
Agora se você já tem um pouco mais de experiência, então poderá arriscar as dobraduras com outros tipos de papéis como o espelho, por exemplo. Esse papel é colorido de um lado e branco de outro, além de ser mais grosso. Sua indicação se dá pela capacidade também de suportar as dobraduras, mas não muitas vezes no mesmo lugar. Por isso, que é importante saber exatamente como desempenhar as dobraduras.
Existem alguns papéis especiais e próprios para origami. Geralmente possuem um desenho especial com motivos orientais. O único empecilho são os altos preços que esses papéis possuem. Mas, se você tem interesse em fazer uma decoração com origami esses papéis são muito indicados.
Dicas para fazer o seu origami
Você que está interessada em fazer uma decoração com origami precisa conferir essas dicas que vamos te dar a seguir. Sem dúvidas a sua arte ficará linda, confira:
Escolha de superfície
Antes de começar a fazer os seus origamis, escolha uma superfície mais lisa e reta para que o papel possa ser apoiado e fazer as dobras com perfeição.
Escolha o papel mais adequado
Se você não tem muita experiência, dê preferência na escolha de papéis menos grossos, pois existem muitas dobras e com isso, mais difícil de ser manuseado.
Escolha um tamanho adequado de papel
O tamanho do papel é fundamental para começar a sua dobradura. Siga corretamente as medidas necessárias.
Preste atenção em todas as dobras
É fundamental que você preste atenção em todas as dobras. Elas precisam estar bem marcadas e principalmente bem-feitas.
Limpe bem as suas mãos
Para fazer o seu origami com perfeição, é fundamental que as suas mãos estejam limpas. Para dar início ao seu trabalho, higienize bem as suas mãos e seque-as para não sujar a sua arte.
5 ideias de decoração com origami para casamento
1 – Decoração com origami suspenso
Que tal fazer uma cortina cheia de tsurus, além dessa decoração com origami ser linda, ela se torna muito funcional, pois separa outros ambientes.
Você pode usar diferentes tamanhos de tsurus nessa cortina. Isso é excelente, pois combina com qualquer tipo de decoração. Existem outros tipos de formatos como estrelas, flores e borboletas, por exemplo.
2 – No buquê da noiva
O buquê de noiva fica lindo com uma decoração com origami. Esse detalhe feito inteiramente de papel que o diferencial e acaba ganhando um destaque maior.
3 – Na decoração das mesas
Marcadores feitos de origami são lindíssimos e muito charmosos. É possível fazer diferentes símbolos e prendê-los com suportes de madeira.
Além disso, é possível também fazer pequenos arranjos florais, porta guardanapos, entre outros modelos.
A decoração com origami oferece muito mais originalidade e personalidade ao ambiente. Coloque a sua criatividade para fora e aproveite para deixar o ambiente lindo.
Deixe seu comentário!