A decoração com pastilhas vem sendo cada vez mais utilizada por designers e arquitetos. Além de serem altamente resistentes, as peças são extremamente versáteis e possuem um brilho incrível. Sendo assim, é possível obter efeitos monocromáticos ou abusar de ambientes coloridos.
Devido à infinidade de texturas, tamanhos e formatos, como a cerâmica, o vidro, a porcelana e materiais orgânicos reciclados, tais como madeira, coco e bambu, as pastilhas podem ser diretamente aplicadas em superfícies, garantindo belos visuais aos mais distintos ambientes.
Características específicas das pastilhas
Há diferentes linhas de pastilhas, cada qual explorando materiais com sutilezas e texturas próprias. Se você deseja mudar o estilo de sua residência, apostar nas pastilhas é, seguramente, uma ótima ideia.
Além de ganhar em termos de praticidade, você poderá escolher entre várias cores e modelos disponíveis no mercado, aumentando as suas possibilidades criativas. Os materiais, por sua vez, também são diversos.
Além das pastilhas de madeira, bambu, cerâmica, porcelana e vidro, é possível encontrar facilmente materiais como aço inox, espelhos, granito e mármore: basta selecionar os modelos que melhor combinam com a sua personalidade.
Vidro
As peças de vidro são muito resistentes e não se desgastam facilmente. Apresentam transparência e brilho, devendo ser aplicadas preferencialmente em ambientes como cozinhas e banheiros. Porém, não funcionam no piso, por serem bastante escorregadias.
Cerâmica
Essas peças são especialmente indicadas para as áreas externas, tais como piscinas e jardins uma vez que são resistentes tanto ao cloro quanto às intempéries.
Porcelana
As peças de porcelana não necessitam de grandes esforços de manutenção, pois, elas podem ficar plenamente expostas ao tempo.
Decoração com pastilhas na parede
No momento da escolha, é imprescindível ficar atento para identificar as características adequadas para o seu projeto. A colocação deve ser realizada por profissionais especializados, por conta das dificuldades da aplicação. Outro elemento importante é a qualidade dos rejuntes: se eles tiverem falhas, eventuais manchas poderão surgir.
Decoração com pastilhas no banheiro
No banheiro, as pastilhas podem ser posicionadas junta à parte interna do box, tanto na parede inteira quanto em somente uma de suas partes.
Decoração com pastilhas no chão
Quando são aplicadas no chão, as pastilhas geralmente são posicionadas em áreas externas. Para essa região, os modelos mais recomendáveis são os de cerâmica, por serem menos escorregadios e mais resistentes.
Decoração com pastilhas na cozinha
As pastilhas de vidro e inox são as mais utilizadas em cozinhas planejadas, pois sua limpeza e manutenção são mais práticas e simples. Todavia, elas tendem a ser mais caras e a requerer cuidados especiais durante a aplicação. Caso os rejuntes não sejam bem aplicados, pode aparecer mofo.
Por esse motivo, devem ser evitadas como piso e a aplicação deve ser feita com cuidado, a fim de assegurar maior durabilidade.
As pastilhas feitas com inox, por sua vez, são ainda mais delicadas e precisam de mais atenção durante o processo de assentamento e, posteriormente, em sua manutenção. Lembre-se de verificar detalhadamente as instruções de fábrica antes de se decidir pela compra de um determinado rejunte.
É altamente recomendável que a mão de obra encarregada pela aplicação tenha experiência em trabalhar com pastilhas para cozinha.
Uma boa forma de garantir a qualidade dos serviços é buscar indicações junto aos revendedores ou fabricantes, pois, eles geralmente possuem catálogos de profissionais e recebem indicações e críticas constantes de seus clientes.
O custo de instalação aproximado atinge cerca de 40% do valor total do produto. Embora a aplicação seja trabalhosa, quando feita de modo correto, pode fazer toda a diferença na decoração de sua cozinha, sejam quais forem suas dimensões.
Priorize argamassas especificamente destinadas ao assentamento de pastilhas em cozinhas, pois elas são consideravelmente mais aderentes e colantes. Quando você realizar a compra, notará que as pastilhas já vêm coladas em papel, perfazendo uma placa.
O segredo para o sucesso de sua aplicação consiste na perfeita junção dessas placas, de modo que a divisa existente entre elas não seja aparente. Nas pastilhas com irregularidades propositais e diferentes texturas, a aplicação pode ser um pouco mais difícil.
Apesar da praticidade, a manutenção das pastilhas para cozinha precisa ser constante. O ideal é que as pastilhas sejam limpas com o auxílio de uma solução de ácido muriático e água (proporção de 1:1). Dessa forma, o rejunte e o brilho do material permanecerão indefinidamente conservados e limpos.
Decoração com pastilhas no quarto
Que tal deixar o seu quarto com um aspecto mais romântico, brincando com as cores e desenhando flores em tons alegres ou formando padrões em tons suaves? Se decidir fazer desenhos, a decoração deve trazer um estilo que combine com as suas preferências estéticas.
Há, também, diversas opções para quartos de crianças, com incríveis temas infantis. Caso prefira algo mais neutro, aposte nas cores favoritas do seu filho, deixando o ambiente ainda mais lúdico e inspirador!
Decoração com pastilhas na área externa
Para deixar as áreas externas de sua casa mais elegantes e únicas, coloque algumas pastilhas ao redor da porta principal ou em algum cantinho do seu jardim. Por serem de alta durabilidade e resistentes, as pastilhas podem ficar expostas ao sol e à chuva. Para mesinhas externas, aposte em criações próprias, como um mosaico.
Decoração com pastilhas na piscina
As pastilhas podem ser usadas tanto no interior de sua piscina, investindo em desenhos abstratos ou temáticas marítimas, como em seu entorno. Mas, fique atento: é imprescindível escolher os materiais certos para evitar escorregões.
Quando bem empregadas, a decoração com pastilhas pode conferir um toque de classe a essa área, deixando-a mais propícia ao relaxamento e aconchegante.
Cuidados gerais
Um dos pontos que, devido à sua importância para o êxito de sua decoração, não deve ser negligenciado, é a definição correta dos ambientes nos quais serão instaladas as pastilhas.
Não se esqueça de que as peças menores proporcionam uma agradável sensação de amplitude ao ambiente. Caso essa seja a sua ideia, então, o mais indicado é optar por tamanhos menores.
Nas áreas externas, contrariamente, as pastilhas de parede (ou os pisos tipo pastilha) devem ser comparativamente maiores. Nesse caso, os especialistas recomendam a utilização de sabão neutro e água para a manutenção.
Deixe seu comentário!