Decorar ambientes com plantas tem sido uma das grandes tendências para ambientes internos e já não é deste ano, mas há algumas temporadas. Talvez a novidade mais recente é que essa reconexão com o verde não ocorra mais somente, ou com ampla dianteira, com as plantas naturais, a decoração com plantas artificiais vem em uma crescente e tem se tornado bastante comum.
O que pode pegar muita gente de surpresa, principalmente os mais tradicionalistas, que cresceram com a ideia de que decoração com plantas artificiais é cafona, deprimente. Esse conceito vem sofrendo alterações drásticas e não se deve somente a postura das pessoas que passou por modificações nos últimos tempos, mas também devido a mudanças nos próprios objetos artificiais.
Para entender esse fenômeno vale esmiuçarmos sobre o que motiva a geração atual, tão urbana e antenada a tecnologia, preferir o verde no ambiente interno, o uso de plantas para compor a decoração independente se naturais ou artificiais.
Para saber mais a respeito de decoração com plantas artificiais continue na leitura.
O verde na decoração
O que explica essa preferência, esse resgate do ser citadino, urbano e tecnológico com aspectos da natureza em seu ambiente de descanso, de refúgio do agitado lado externo atulhado de pessoas e informações a todo instante é o desejo, mais do que isso, a necessidade de estabelecer um contraponto a rotina massacrante, desgastante tanto no aspecto físico, por exigir capacidade de resistência para suportar longas distâncias, trânsito e superlotação de veículos, como no mental por ter sempre algo chamando nossa atenção, nos ordenando a consumir alguma coisa e preenchendo nossa cabeça com expectativas e aflições, nos bombardeando com informações importantes junto a tantas outras fúteis.
Essa exposição contínua, esses desgastes que só as grandes metrópoles com seu aspecto austero, poluído e monocromático podem passar é realmente muito desgastante e imagine como a qualidade de vida, o impacto na saúde que as pessoas teriam ao chegar em casa e se deparar com um ambiente parecido com o mundo externo? Os casos de crise nervosa, depressão, surtos provavelmente piorariam.
É para evitar tal desconforto que a busca por elementos da natureza na decoração veem aumentando para estabelecer um contraste e gerar um ambiente mais sereno, calmo, relaxante, reconfortador dentro de casa, como uma forma de se refugiar do estresse diário do mundo externo e reabastecer as energias para o dia seguinte. E qual elemento é um verdadeiro contraponto ao caos urbano? A natureza. Acresce que as cores vívidas das plantas não só ajudam a relaxar como a melhorar o astral.
Essa busca por um ambiente sereno dentro de casa resulta não só em decoração com plantas artificiais, mas de estilos que ajudem a reforçar esse aspecto, como o clean e minimalista, que privilegiem a iluminação natural no ambiente e a boa ventilação.
Quando a decoração com plantas artificiais deixou de ser cafona?
Claro que gosto não se discute e pode haver pessoas que achem decoração com plantas artificiais cafona até no momento atual, mas o fato é que muitas pessoas têm revisto seus conceitos sobre o tema ao notar os avanços proporcionados pela tecnologia e por mudanças de filosofia no trabalho de produção de plantas artificiais que está incrível e cada vez mais realista.
Esse realismo se dá depois de ter se chegado ao entendimento que o que fazia os produtos artificiais distantes da versão natural, uma versão ao mesmo tempo similar e diferente do original é o grau de perfeição das plantas artificiais. Curiosamente a perfeição fazia com que perdessem a naturalidade, já que as plantas naturais não são perfeitas, muitas apresentam manchas, folhas retorcidas, se desfiando e é exatamente o que se busca reproduzir atualmente: as imperfeições para tentar transmitir naturalidade. Percepção que fez com que as vendas dessas plantas dessem um salto tamanho o êxito da verossimilhança.
As vantagens das plantas artificiais
E um aspecto interessante da decoração com plantas artificiais é as vantagens em relação as naturais no dia a dia corrido dos centros urbanos. A manutenção dessas plantas é praticamente zero já que não dependem de alimentação e reparos para se manter saudável e livre de pragas, é um organismo sintético que se mantém estável independente do clima.
Também não é necessário se preocupar com a iluminação, avaliar se deve ficar em ambiente externo, sujeito a sol e chuva, ou interno, longe da luz natural. As plantas artificiais podem ficar em qualquer lugar da casa.
Dicas de decoração com plantas artificiais
Para que a decoração com plantas artificiais se aproxime o máximo possível de uma feita com organismos naturais a dica é escolher bem os vasos em que irá depositar o plantio artificial. Dê preferência a aqueles que contenham elementos naturais, como cascalhos e pedrinhas, pois ajudarão a criar a aparência de realismo.
Outra dica de decoração com plantas artificiais para imprimir dose de realismo para deixar em dúvida qualquer pessoa que vá visitar a sua casa ou escritório é misturar junto as plantas artificiais, algumas de suas plantas naturais, aquelas que não necessitam de tantos cuidados, ou cuidados diários.
Avalie bem o material
A decoração com plantas artificiais traz muitos ganhos em praticidade, pois escusa de assistência frequente para preservar o bom estado do produto, no entanto traz como contrapartida o acúmulo de poeira, pois é um objeto inanimado como outro qualquer, um vaso, uma estante, uma mesa etc.
O tipo de material desse tipo de planta pode favorecer o acúmulo de poeira e exigir limpeza constante. A dica é optar por plantas de silicone, é fácil de limpar e não desbota com facilidade.
Versões monocromáticas
Um estilo de decoração com plantas artificiais bem moderno, contemporâneo e que acrescenta muita personalidade ao ambiente são as plantas monocromáticas, feitas de papel feltro. É um estilo que beira ao surrealismo, que exploram cores fora do padrão e que são úteis para criar camadas de cores e texturas no espaço.
Gostou desse conteúdo sobre decoração com plantas artificiais?
Então curta, compartilhe, avalie, comente.
Seu apoio e sua opinião são muito importantes para nós.
Leia mais de nosso conteúdo.
Deixe seu comentário!