Muitas culturas diferentes inspiram a moda dentro e fora de casa, e o estilo de vida do Vietnã não é uma exceção. Um dos maiores exportadores de móveis do mundo e um importante destino turístico, a economia desse país do Sudeste Asiático está crescendo, mas foi preciso uma longa e difícil jornada para chegar lá. Com mobiliário de influência francesa, sotaques náuticos e um carinho por misturar o antigo com o novo, a decoração inspirada no Vietnã reflete a história do passado dinâmico de um país muito rico culturalmente.
Vasos vietnamitas do período da dominação chinesa
Em sua obra “Uma visão histórica da cerâmica vietnamita”, Phan CamThuong escreveu: “Durante os dez séculos de dominação chinesa e contínuas lutas pela independência, os vietnamitas continuaram produzindo cerâmicas de acordo com seus métodos tradicionais, tentando aprender e adaptar técnicas da versão chinesa do ofício”.
Cerâmicas escavadas de tumbas chinesas evidenciam a declaração acima. Elas incluem objetos trazidos por Han da China, aqueles produzidos pelos vietnamitas, e aqueles feitos por estes segundo as especificações de seus patronos chineses. Cerâmicas encontradas em tumbas chinesas das áreas que se estendem de QuangNinh, Hai Duong a BacNinh têm formas comuns da época: taças em forma de barco, taças altas com bocas grandes, vasos altos chamados barragem xoe com pescoços delgados, grandes seções centrais e bases em forma de sino e modelos de casas em terracota.
Veja também – Aposte na decoração com lustres para deixar o seu ambiente incrível!
É óbvio que os objetos de bronze influenciaram esteticamente a maioria dessas cerâmicas; a decoração geométrica e os detalhes de relevo dos produtos cerâmicos do período se assemelham aos de objetos de bronze. Graças ao alto nível de sofisticação técnica e ao uso da roda de oleiro, os produtos eram de paredes espessas (0,5 cm), com corpos sólidos com uma elevada proporção de silicato e cobertos com um fino esmalte amarelo ou branco.
Artefatos de cerâmica dos séculos VIII, IX e X também foram escavados; muitos destes foram feitos no estilo das cerâmicas TamThai (três cores), que floresceram sob a dinastia Tang. Eles são cobertos com um esmalte verde transparente que se acumula em lugares em pequenos pedaços formando padrões diferentes, uma técnica conhecida como “espectro gotejante”, um nome deselegante ligado a um produto considerado tão precioso.
Vasos vietnamitas no início da era imperial
Depois de mais de dez séculos de dominação chinesa, as dinastias Ly e Tran viram o restabelecimento da independência nacional. Durante este período, a cerâmica experimentou conquistas esplêndidas em qualidade e diversidade através da produção em grande escala. Elementos básicos, incluindo a forma, decorações e esmalte colorido, foram empregados para criar produtos bonitos. As decorações pintadas eram simples, mas incrivelmente atraentes. Características exclusivas de escultura desenvolvidas e vários tipos de esmalte foram aplicados.
Em “Uma visão histórica da cerâmica vietnamita”, Phan CamThuong escreveu: “a cerâmica vietnamita passou por um período extraordinariamente criativo durante a dinastia Ly (1010-1225). Artesãos deste período, sem dúvida, inspiraram-se na antiga tradição da cerâmica vietnamita, bem como das cerâmicas TamThai da Dinastia Tang e da porcelana celadon da Song da China.
As cerâmicas vitrificadas com jade da dinastia Ly eram famosas em toda a região Sudeste e Leste Asiático e eram valorizadas pela sua beleza tão distantes como o Meio A leste, muitos dos produtos cerâmicos deste período eram delgados e cobertos com esmalte esmeralda. O esmalte era produzido em diferentes tonalidades: verde-acinzentado claro, verde-amarelo, verde-claro, verde-violeta, etc. Detalhes decorativos cobertos pelo esmalte permaneceram distintos e ainda podiam ser claramente vistos.
Houve também trabalhos em preto, e cerâmicas de bronze marrom, tudo muito agradável ao olho.Todas as cerâmicas estavam imbuídas de a mesma estética, que sublinhava outras áreas artísticas, como a arquitetura e a escultura, sob a dinastia Ly.
Vasos vietnamitas no final da era imperial
Desde o século 15, a cerâmica começou a ter esmalte branco com desenhos azuis e técnicas de fabricação melhoradas. Atualmente, algumas localidades ainda são especializadas na produção de cerâmica, incluindo a província de BacNinh, a província de Thanh Hoa, a província de Nam Dinh e Hanói.
Phan CamThuong escreveu: “” Baseado nas técnicas tradicionais de fabricação de cerâmica azul-esbranquiçada e marrom-avermelhada, DangHuyenThong, um colecionador de cerâmica e famoso artesão do período Mac (1527-1598), criou um novo tipo de cerâmica decorado com desenhos geométricos e detalhes em relevo.
O poder e a solenidade evocados pelos desenhos da nova cerâmica de DangHuyenThong expressaram o tumulto dos séculos XVII e XVIII: a arte cerâmica juntamente com outros artesanatos desenvolvidos juntamente com a vila e os centros urbanos em mudança no contexto de um país dividido por uma guerra interna que durou duzentos anos.
“Depois de transferir sua capital para Hue, a Dinastia Nguyen (1802-1945) também prestou atenção ao artesanato de cerâmica para o serviço da corte e da vida cotidiana. Novos centros de produção de cerâmica e porcelana como Mong Cai e DongNai começaram a surgir ao lado de antigos centros e fornos estabelecidos há muito tempo, o comércio de porcelanas sob a dinastia Qing na China e os Nguyen no Vietnã prosperaram.Muitos cortesãos da Ásia Menor e da Ásia Central importaram cerâmicas vietnamitas.”
Hoje em dia, as cerâmicas modernas são baseadas em técnicas tradicionais de fabricação de cerâmica que operam há centenas de anos. O que no passado era uma embarcação gloriosa que requer grande habilidade é hoje outro ramo da indústria. Ao lado dos centros antigos, que ainda estão operando e continuam utilizando métodos tradicionais, muitas comunidades novas e antigas começaram a usar técnicas importadas, como fundição, uso de esmaltes químicos e queima em fornos a gás ou elétricos. As formas e decorações de muitos produtos agora seguem o gosto estético internacional. , embora o estilo antigo tenha seu próprio valor, como uma árvore antiga em meio a uma floresta industrial.
A influência francesa nos vasos vietnamitas
No final do século 19, o Vietnã se tornou uma colônia francesa, e o domínio do país europeu durou quase 100 anos. Arquitetura, arte e, claro, design de interiores, foram alterados por essa colonização. Para tornar o seu espaço mais elegante, certifique-se de infundir elementos da decoração francesa no seu estilo.
Procure móveis que se encaixem nas categorias provinciais francesas, que é a interpretação mais relaxada e rústica do estilo francês mais formal. Pense em pernas de cabriolé, entalhe de mão, ou acabamentos de pátina envelhecidos.
Misture o Velho com o Novo
Da cidade neoclássica de Ho Chi Minh às montanhas agrícolas de Sapa, a civilização do Vietnã é diversificada e multifacetada. Para recriar a vibração progressiva em sua própria casa, combine itens modernizados com antiguidades. Não tenha medo de aceitar acabamentos polidos com outros mais coloridos.
Peças mistas se encaixam perfeitamente com este estilo, criando uma estética de design industrial rústico. Seja criativo (a), incorporando variados tons de madeira e acabamentos de metal sortidos. Lembre-se, a variedade é o tempero da vida, e não há lugar melhor para se sentir energizado (a) do que em uma sala inspirada no Vietnã!
Deixe seu comentário!