Quando um bebê está a caminho, muitas coisas se tornam mil vezes mais difíceis. Uma delas é, inclusive, a decoração de quarto de bebê, que pode ser muito complicada para os futuros pais. Ainda mais se eles são pais de primeira viagem, porque o estresse e a ansiedade são maiores.
Diferente da organização da cozinha que, mesmo quando nova, ainda assim é mais fácil de se decorar, o quarto de bebê pode apresentar desafios se você ainda não decidiu nada. Portanto, é sempre bom ter algumas dicas preciosas na manga, para conseguir se organizar melhor.
Afinal, escolher os tons, os itens, os móveis e o espaço é realmente complicado. As escolhas variam de acordo com pais, pois às vezes o que é melhor para eles não é o ideal para um casal de amigos conhecido.
Por isso mesmo, não se desespere e fique tranquilo nessa organização, porque ainda que receba muitas opiniões, você sabe o que é melhor.
Dito isso, conheça agora algumas dicas muito interessantes sobre a decoração quarto de bebê.
Por que é tão complicado assim decidir essas coisas?
Bom, para início de conversa, é preciso entender um pouco sobre as dificuldades encontradas na decoração. Principalmente porque você deve levar em conta algumas coisas essenciais antes da organização oficial. Assim, primeiro você deve considerar aquele pequeno ser humano que está esperando.
Logo, não faz sentido colocar nesse quarto uma penteadeira camarim para maquiagem. Isto porque aquele bebê não irá se maquiar, obviamente – aliás, é até ilegal fazer esses tipos de mudança em bebês. Assim sendo, a decoração quarto de bebê precisa ser o ideal para ele.
A dificuldade não está, é claro, no pensar em outra pessoa. Não se trata de uma lição de empatia, porque muito provavelmente você já está se preparando para tal. Trata-se, no entanto, e entender o que é melhor para o outro sem que sua visão interfira tanto nesse processo.
Assim, você precisa saber como o outro irá se sentir confortável naquele quarto e pensar menos em como você gostaria que o espaço fosse.
No entanto, decoração quarto de bebê precisa ser bem pensada
Claro que o bebê é o que melhor precisa se instalar no quarto. Mas a decoração quarto de bebê não precisa ser algo completamente desconfortável para os pais. É justamente essa junção do prático com o confortável, que demonstra todo o cuidado com a organização daquele ambiente.
Então, é preciso pensar nos elementos que mais agradam o bebê e não naquilo que é o ideal para você. No entanto, você pode juntar com aquilo que seja prático no dia a dia para os cuidados do pequeno. A decoração quarto de bebê não precisa ser mais um parto para você e pode ser extremamente simples de se lidar.
Pense naquilo que é mais fácil e prático, aquilo que você sabe que realmente precisa. Porque é dessa maneira apenas que você saberá que está fazendo um bom trabalho. Dessa forma você fornece, também, um ambiente saudável para essa criança que está a caminho.
Como saber o que eu preciso na decoração quarto de bebê?
Não é da noite para o dia que iremos aprender o que realmente é necessário para o ambiente do bebê. Claro que, de algumas coisas, nós já temos uma noção básica. Por exemplo, é necessário ter um berço e uma poltrona, bem como uma pequena cômoda e mini fraldário. Todos esses elementos são importantes para o bebê e são referentes a todas as necessidades básicas que ele possui.
Mas e você? Como reunir em um só projeto aquilo que você acha bonito e aquilo que o bebê precisa sem pecar pelo exagero?
É muito simples ter a resposta para essas questões, basta primeiro parar para respirar um pouco e esfriar a cabeça antes de decidir. Desse modo, pense primeiro naquilo que é prático.
Abajures são muito bem-vindos e estantes suspensas também, porque são práticos e fáceis. Não é preciso, por exemplo, uma decoração com pendentes. Pode ficar muito grande e atrapalhar a sua rotina. No entanto, se bem pensado e planejado, pode ser uma parte estética muito legal e diferenciada. É preciso apenas ter calma e não decidir nada com aquela animação momentânea que sempre temos ao trabalhar com coisas novas.
Dicas de decoração quarto de bebê
Agora que você já compreendeu essas questões principais, veja algumas dicas de como fazer essa decoração quarto de bebê da melhor forma possível. Essas dicas também estão na moda e podem ser práticas, deixando sua rotina mais simplificada.
Uma suíte
Muitos pais são contra essa ideia, mas considerando que você passará mais tempo no quarto do bebê que no seu, pode ser uma pedida interessante. Assim, você pode ir ao banheiro sem que precise deixar o bebê sozinho por muito tempo, principalmente se ele estiver precisando de você no momento.
O lado mais positivo ainda é que esse banheiro pode ser adaptado para o bebê também, o que torna tudo mais versátil. Por exemplo, você pode introduzir no espaço um gabinete para banheiro, que une essas duas ideias.
Tons terrosos
Está na moda pintar os cômodos da casa com tons terrosos. Afinal, são tons mais simples e escuros e que não deixam uma aparência suja no local. Isto pode ser uma mão na roda em um quarto de bebê, que tende a ficar mais bagunçado e sujo mesmo, não tem como querer que isso não aconteça.
Contudo, é preciso trabalhar bem com as luzes, para que o quarto não fique muito escuro. É preciso de um lugar bem iluminado para fornecer as necessidades da criança de forma saudável.
Quadros minimalistas
Já se foi a época em que a decoração quarto de bebê era repleta de apetrechos. Muitas pessoas consideram que isso seja um exagero. Principalmente porque pode irritar o bebê ou ser perigoso quando ele crescer e começar a mexer em peças pequenas.
Portanto, para que não fique uma decoração pouco trabalhada ou exagerada, os quadros minimalistas são uma ótima opção porque exprimem um sentimento único que existe na família e não poluem o ambiente, deixando o bebê mais confortável, proporcionando um ambiente saudável.
Deixe seu comentário!