Tem sido cada vez mais desafiante fazer a decoração de quarto de casal pequeno, porque eles estão… cada vez… mais… pequenos?
Sim, exatamente.
Cada vez menores. Sério, você já foi visitar os novos apês que estão saindo em grandes metrópoles como São Paulo? Claro que não estamos falando dos apartamentos de luxo, porque isso é outro nível, como diria certo jogador de futebol: “outro patamar”.
Mas se você visitou um apê para reles mortais ou visitou um amigo ou familiar que more nessas novas construções é bem provável que tenha se perguntado se não estava entrando em uma casa de bonecas ou na casa de um hobbit.
Preço do metro quadrado cada vez mais caro, achar espaço em grandes cidades mais e mais lotadas um grade desafio.
O jeito é apostar em construções verticais e bem modestas em termos de dimensões para oferecer o maior número possível de moradias, pois a demanda não para.
Para os que não podem contar com outra possibilidade o jeito é se acostumar com a casa bem aconchegante.
Mas será que não há nada que possa ser feito para atenuar esse problema de espaço? Não há dicas de decoração de quarto de casal pequeno que faça com que instalar cama, TV e armário não se torne um verdadeiro martírio?
Há sim, há formas de potencializar os espaços de seu quarto e deixá-lo com aspecto mais arejado, amplo, mesmo não alterando nada de sua estrutura física. Basta seguir algumas dicas e segredinhos sobre decoração de quarto de casal pequeno.
É o que pretendemos passar para você neste post.
Prossiga na leitura para sair do sufoco!
Decoração de quarto de casal pequeno
A palavra de ordem quando o assunto é decoração de quarto de casal pequeno é planejamento.
Antes de sair comprando a cama, a TV, o armário ou o que mais queira colocar no quarto, quanto menos, melhor, você precisa, primeiro, ter noção exata das medidas do quarto e, segundo, tirar as medidas dos móveis.
Antes de mesmo de trazer os móveis para dentro do quarto, faça um mapa mental, imaginário da disposição das peças de acordo com as medidas que deverá trabalhar. Faça um desenho, uma esquematização dos elementos a serem inseridos no espaço para evitar dor de cabeça com a locomoção interna, calor excessivo e limpeza.
Veja abaixo algumas medidas dos principais modelos de cama para já começar avaliar a que melhor se encaixa no seu quarto.
Medidas da cama
São diversas as opções de cama de casal disponíveis no mercado. É natural darmos preferências as maiores por questão de conforto, mas essas podem acabar gerando mais transtorno do que conforto se forem grandes demais para o espaço que tem a disposição.
Abaixo, medidas dos principais modelos de cama de casal.
Uma cama de casal padrão costuma ter dimensões de 1,38m x 1,88m.
A conhecida como King Size tem as seguintes medidas: 1,85m x 1,98m.
Já a cama Queen Size geralmente apresenta essas medidas: 1,58m x 1,98m.
Avalie bem se o seu desejo for a Super King Size: 1,93m x 2,03m.
Espaços para circulação
Trabalhe na disposição dos móveis de modo a garantir circulações mínimas de 65cm. Essas circulações são os pequenos corredores para se movimentar pelo quarto, se dirigir até a cama, cabide, janela etc.
O ideal, o melhor dos mundos, é conseguir circulações de 70cm a 80cm, sem dúvida mais confortáveis, e sem encostar a cama na parede.
Distanciamento entre cama e TV
Ao fazer a decoração de quarto de casal pequeno, se a distância entre a cama e a TV for de 2,60m a partir da cabeceira, seu planejamento deu certo, pois é a distância ideal para garantir imagem com nitidez e evitar cansaço visual.
Mas não é só com a distância que tem que ser preocupar, a altura da TV também conta bastante.
A distância mínima em relação ao chão deve ser de 1,20m. Outra forma de medida é verificar se o começo do aparelho televisivo está 50 a 70 cm acima do nível da cama.
Contudo, mesmo alcançando essas medidas, é possível que não se sinta confortável com elas. Por isso, faça testes e promova ajustes quando concluir necessários.
Guarda-roupa
Na decoração de quarto de casal pequeno, o melhor tipo de guarda-roupa é o modelo com porta de correr, portas que podem ser empurradas para o lado ao invés de puxadas para trás.
O segundo modelo, com portas a serem puxadas, complica porque além de reservar espaço para o móvel também tem que garantir espaço para que as portas possam ser abertas de todo. Problema que já não existe com os guarda-roupas de abertura lateral.
Mas o modelo de guarda-roupa tradicional não é só desvantagem.
Geralmente esse modelo é maior que o de porta de correr, por isso tem mais espaço para guardar roupas e objetos.
Com um guarda-roupa menor, pode faltar espaço para colocar as suas coisas e dessa forma precisar distribuir por outros cantos do quarto ou de outros cômodos, contribuindo para o excesso de informações.
Espelhos no quarto
Essa dica é para quem quer diminuir a sensação claustrofóbica. É um recurso antigo até. Usar espelhos para aumentar a sensação de amplitude.
Os espelhos causam esse efeito por duplicar naturalmente espaços do quarto em razão de sua capacidade de reflexo.
O ideal é mantê-lo em uma parede oposta a uma colorida que ostente papel de parede. Em tal posição, acaba refletindo um trecho decorado do quarto, gerando efeito bem bacana.
Iluminação e cores
Mais uma dica de decoração de quarto de casal pequeno para aumentar a sensação de amplitude.
Invista em cores claras, preferencialmente branco, na hora de pintar as paredes do quarto. Esse tipo de cor ajuda a propagar a iluminação natural pelo ambiente, iluminando, dessa forma, todos os espaços.
A iluminação artificial é outra aliada.
Geralmente se mantém apenas um foco de luz no teto. Um jeito para deixar o ambiente mais claro à noite é distribuir pontos de luz em vários trechos do cômodo.
Um exemplo é colocar uma lâmpada perto da cabeceira uma fita de led ou uma lâmpada.
Gostou deste conteúdo sobre decoração de quarto de casal pequeno? Então curta, compartilhe, avalie. Seu apoio faz a diferença.
Deixe seu comentário!